Corrigindo as opções erradas:
B - O índice terapêutico é uma medida da margem de segurança de um fármaco, pois reflete diretamente a incidência de efeitos adversos no uso terapêutico.Corrigindo as opções erradas:
O erro está em dizer que reflete diretamente quando, na verdade, reflete INDIRETAMENTE, pois é possível presumir que fármacos com menor índice terapêutico (ou seja, faixa entre a dose eficaz e a dose tóxica) são mais propensos à ocorrência de EA
C - Os receptores metabotrópicos (ou receptores acoplados à proteína G) representam o principal alvo de ação para neurotransmissores rápidos e fármacos depressores do sistema nervoso central, como os fármacos ansiolíticos e anticonvulsivantes.
Os canais Iônicos são os mais rápidos, atuam na ordem dos milissegundos, e são exemplos de canais iônicos controlados por ligantes o receptor nicotínico da acetilcolina (alvo para a agonistas como nicotina, suxametônio e acetilcolina e para antagonistas como pancurônio, atracúrio, vecurônio), o GABA tipo A (alvo para agonistas como benzodiazepínicos – p. ex. diazepam) e da 5hidroxitriptamina tipo 3, ou 5-HT3 (alvo para ondansetrona, que tem ação antiemética).
D Os receptores inotrópicos ou canais operados por ligantes representam uma classe de macromoléculas acopladas a sistemas efetores para ação de fármacos antidepressivos e antipsicóticos.
Os receptores adrenérgicos e serotoninérgicos (com exceção do 5HT3), pelos quais muitos desses farmacos atuam, são predominantement3 acoplados à ptn G, logo são metabotrópicos.
E - Quando um fármaco promove uma ativação parcial do receptor, após formação do complexo fármaco-receptor, definimos tal propriedade como agonista inverso.
Essa é definição a definição de agonista parcial. Agonista inverso possui eficácia negativa.