O trecho trata da Odisseia, obra de Homero. Na entanto, ao que tudo indica Homero era um aedo ( contador de histórias) e cego. Não foi quem escreveu Ilíada e Odisseia mas quem as contou. A oralidade era parte importante da cultura grega na antiguidade. Quem escreveu as obras foi uma, ou mais pessoas, que ouviram as histórias de Homero.
Uma das alternativas apresenta uma afirmativa correta sobre a Odisseia
A) INCORRETA- Não há o questionamento mas louvor das atitudes dos heróis no passado da Grécia.
B) INCORRETA- Na Odisseia há a valorização dos mitos que faziam parte intrínseca da cultura e da vida dos gregos antigos. Entretanto, os mitos não são o fundamento das noções de tempo e História vigentes ou mesmo pouco posteriores à antiguidade .
C) INCORRETA- Ao contrário do que a alternativa apresenta, o texto expõe, de uma maneira bastante clara, que a escrita da Odisseia não se abre para o presente. Ele é passado e está acabado. Não há a questão da aprendizagem que traria o passado para o presente
D) CORRETA- Como diz o texto, o passado apresentado na Odisseia é acabado. Construído a partir da visão de adivinhos, ele é celebrado mas não tem continuidade. Não dialoga com outras temporalidades , que é o que a História faz.
E) INCORRETA- A escrita da Odisseia é mítica e não crítica.
RESPOSTA: Letra D.