SóProvas


ID
3845323
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    A reação diante da alteridade1 faz parte da própria natureza das sociedades. Em diferentes épocas, sociedades particulares reagiram de formas específicas diante do contato com uma cultura diversa à sua. Um fenômeno, porém, caracteriza todas as sociedades humanas: o estranhamento, que chamamos etnocentrismo, diante de costumes de outros povos, e a avaliação de formas de vida distintas a partir dos elementos da sua própria cultura. Assim, percebemos como o etnocentrismo se relaciona com o conceito de estereótipo2. Os estereótipos são uma maneira de “biologizar” as características de um grupo, isto é, considerá-las como fruto exclusivo da biologia, da anatomia. No interior de nossa sociedade, encontramos uma série de atitudes etnocêntricas e biologicistas.

(https://gdeufabc.wordpress.com)


1 alteridade: característica, estado ou qualidade de ser distinto e diferente, de ser outro.

2 estereótipo: ideia ou convicção classificatória preconcebida sobre alguém ou algo.



Um exemplo de etnocentrismo incorporado a uma política estatal foi

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda a forma como as sociedades historicamente lidam com diferenças e modelos de comportamento enquanto o enunciado busca a alternativa correta sobre o etnocentrismo e políticas de Estado. 
    A) O movimento sionista buscava uma migração religiosa de judeus de diversas partes do mundo para uma parte do mundo considerada como historicamente relacionada as suas crenças.

    B) O regime sul-africano segregava seres humanos com base em distinções raciais sendo a materialização de políticas racistas por parte de um Estado. Estas políticas remontam à fundação do estado por colonos europeus, que se consideravam racialmente superiores aos africanos nativos o que caracteriza o etnocentrismo, que é uma visão de mundo baseada em racismo e na crença de superioridade cultural e social. Alternativa correta. 
    C) Curdos tem negado sua reivindicação de Estado próprio com base na alegação de que iria dividir o território nacional turco. Não há registro explícitos de políticas de segregação e negação de direitos dos curdos por conta de sua etnia.
    D) Onda de revoltas não relacionada a diferenças étnicas e políticas segregacionistas por parte do estado sírio.

    E) Foi a divisão de um território nacional em várias áreas menores com base em divisões étnicas que causaram conflitos, mas não foram provenientes de políticas públicas aplicadas por Estados nacionais da região. 


     
    Gabarito do professor: B.