✅ Gabarito: B
a) Não diga-me tamanha mentira → INCORRETO. Advérbio de negação "não" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (=antes do verbo: não me diga).
b) Em se referindo a bebês, ela sabe muito → CORRETO. Colocação pronominal em próclise em verbos no gerúndio regido da preposição em.
c) Ela nunca dirigiu-lhe a palavra → INCORRETO. Advérbio de tempo/negação "nunca" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (=antes do verbo: nunca lhe dirigiu).
d) Ele encontrará-se com seu irmão → INCORRETO. Temos um verbo no futuro do presente do indicativo. Não há nenhuma palavra atrativa, dessa forma, a colocação pronominal correta é em mesóclise (meio do verbo → ele encontrar-se-á).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A posição do pronome oblíquo átono (me, te, se, lhe, vos, o[s], a[s], etc.) pode ser distintamente três: próclise (antes do verbo. p.ex. não se realiza trabalho voluntário), mesóclise (entre o radical e a desinência verbal, p.ex. realizar-se-á trabalho voluntário) e ênclise (após o verbo, p.ex. realiza-se trabalho voluntário).
a) Não diga-me tamanha mentira.
Incorreto. O advérbio "não" atrai para perto de si o pronome "me". Correção: "Não me diga tamanha mentira";
b) Em se referindo a bebês, ela sabe muito.
Correto. Verbos no gerúndio antecipados por preposição "em" reclamam pronome proclítico;
c) Ela nunca dirigiu-lhe a palavra.
Incorreto. O advérbio "nunca" atrai para perto de si o pronome "lhe". Correção: "Ela nunca lhe dirigiu a palavra";
d) Ele encontrará-se com seu irmão.
Incorreto. Há verbo no futuro do presente, de modo que existem duas possíveis colocações: próclise (ele se encontrará com seu irmão) ou mesóclise (ele encontrar-se-á com seu irmão).
Letra B