SóProvas


ID
3853336
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Caro leitor, de início, é preciso esclarecer o seguinte: a expressão “o ano de 1968” encerra muito mais coisas, fatos e transformações do que podemos imaginar à primeira vista. Ela tornou-se uma espécie de referência (algo emblemático mesmo) para acontecimentos realmente revolucionários, que ocorreram a partir da segunda metade dos anos 60 até o início dos anos 70 [século XX]. No plano político, por exemplo, a chamada “guerra fria” acirrava ainda mais a luta político-ideológica entre a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e os Estados Unidos. Mais do que uma disputa bélica, que para o bem da humanidade não chegou a se concretizar, estava por trás desse conflito o jogo político de supremacia do capitalismo sobre o comunismo ou vice-versa. (CARO LEITOR... 2018).

A década de 60 ficou conhecida como Os Anos Rebeldes e, especialmente o ano de 1968, como A Grande Recusa, período que foi caracterizado

Alternativas
Comentários
  • Justificando alternativas:

    A) pelo estabelecimento do Ato Institucional No 5, no Brasil, que eliminou a ameaça comunista, consolidou o regime autoritário e possibilitou o início do processo de abertura política e democrática. => O AI-5 legitimou o regime de perseguições políticas durante o período militar, no entanto jamais extinguiu totalmente os opositores, que agiam na clandestinidade e formaram grupos revolucionários (a própria ex-PR Dilma fez parte da guerrilha). E certamente não deu início a uma abertura política, essa ideia só deu seus primeiros passos no governo Geisel.

    B) pela adoção da política de Coexistência Pacífica entre os Estados Unidos e a União Soviética, eliminando os conflitos bélicos diretos relacionados à Guerra Fria durante esse período. => Não houve conflito direto, mas severas intervenções em embates nos países de "3º mundo", como foi o caso das Guerras da Coreia, Vietnã, Afeganistão, Israel e outras mais.

    C) pela Primavera de Praga, movimento duramente reprimido pelo Pacto de Varsóvia, com o objetivo de impedir a restauração do capitalismo no Leste Europeu, patrocinado pelos Estados Unidos. => Esse movimento da Tchecoslováquia (1968) iniciou com próprias reformas do governo, no sentido à liberdade de expressão e contrárias à censura, o que desencadeou uma onda de manifestações pacíficas (foram reprimidar pelo PV da mesma forma). A insatisfação era tanta que só foi concluída com a Revolução de Veludo de 1989, com a deposição do governo comunismo no país. Mas, de qualquer forma, não era uma tentativa de implantação capitalista, muito menos financiada pelos EUA.

    D) pela revolta estudantil de maio de 1968, na França, na qual estudantes pequenos burgueses, alienados politicamente, adotam uma postura conhecida como os rebeldes sem causa. => O movimento de 1968 da França remete às medidas inflingidas no governo de Charles de Gaulle, algumas das quais propunham reestruturação no sistema de ensino, com a exclusão de disciplinas mais "pensantes", como se para tornar aluno uma simples "alienada mão de obra". Assim, eclodiram movimentos estudantis, seguidos mais tarde pelo levante contra outras inquietações da população.

    Força, guerreiros! Brasil!