SóProvas


ID
3854179
Banca
FEPESE
Órgão
VISAN - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É correto afirmar sobre o controle da administração pública:

Alternativas
Comentários
  • Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular (...).

    Letra B

  • Gabarito Letra B

    Controle Externo: É exercido por um ente que não integra a mesma estrutura organizacional do órgão fiscalizado. (Na CF, somente é exercido pelo Legislativo).

                                                                         Controle parlamentar direto

    Dentre as atribuições do controle parlamentar, o art. 49 da CF enumera que é da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa; GABARITO.

    IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;

    X – fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta.

     

  • Letra A - ERRADA: a alternativa trouxe o conceito de controle interno da Administração Pública (controle hierárquico).

    Letra B - CORRETA: a alternativa trouxe um caso de controle externo, pois o órgão controlador (Congresso Nacional) não integra a mesma estrutura organizacional do órgão fiscalizado (Poder Executivo). Outro exemplo de controle externo: juiz que anula um ato do Poder Executivo.

    Letra C - ERRADA: o correto seria Ação Popular, não ACP.

    Letra D - ERRADA: a fiscalização exercida pelo Tribunal de Contas é modalidade de controle externo.

    Letra E - ERRADA (?): essa alternativa me levantou uma dúvida. A referida "atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público" é o conceito de Poder de Polícia. Assim, em outras palavras, a alternativa questiona se o controle interno da Adm. Pública deve abranger o poder de polícia. Penso que sim, pois o controle administrativo abrange o poder de fiscalização que a Administração exerce sobre a sua própria atuação, sob os aspectos de legalidade e mérito, - o que abrange o Poder de Polícia.

    Alguém poderia me corrigir?

  • Conforme ART. 5 da lei da AÇÃO CIVIL PÚBLICA "QUALQUER PESSOA OU CIDADÃO" não é legitimado para propor ACP.

  • Avalie comigo ..

    A trata-se de controle interno.

    B ) está correto, embora algumas doutrinas também classifiquem como parlamentar ou político.

    C ) ação popular.

    D ) É o conceito de controle externo.

    E ) descreve-se uma atividade que não tem caráter interno, mas o poder de polícia.

  • Eu juro que li ação popular na letra "c".

  • (B)

    CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO:Faculdade de vigilância,orientação e correção que um poder,órgão ou autoridade exerce sobre a conduta funcional de outro.

    CONTROLE JUDICIAL:Exercido pelos órgãos do Poder Judiciário sobre os atos administrativos do Poder Executivo, do Legislativo e do próprio Judiciário, quando realiza atividades administrativas. Necessariamente provocado. Controle a posteriori (regra). Restrito ao controle de legalidade, adentrando no mérito do ato administrativo apenas em caso de ilegalidade ou ilegitimidade. Pode anular, mas não revogar o ato.

    CONTROLE LEGISLATIVO: Exercido pelos órgãos do Poder Legislativo com o auxílio do Tribunal de Contas. 

    -Congresso: julgar as contas do PR; sustar atos normativos que exorbitem do poder regulamentar; sustar contratos ilegais.

    -Senado Federal: aprovar as indicações de nomes indicados pelo PR; julgar autoridades nos crimes de responsabilidade; aprovar operações de crédito externas.

     -Câmara dos Deputados: tomar as contas do Presidente da República, caso não apresentadas no prazo. 

  • Vejamos cada opção:

    a) Errado:

    Na realidade, o controle aqui referido, exercido pelos superiores hierárquicos sobre os atos de seus subordinados, dentro de um mesmo órgão ou entidade, deve ser tido como um controle hierárquico, interno e administrativo, em nada podendo ser equiparado ao exercício do poder de polícia administrativa, que tem por destinatários, essencialmente, os particulares em geral.

    b) Certo:

    Partindo-se da premissa de que o controle externo é aquele efetivado por um Poder da República sobre atos de outro Poder da República, está correto dizer que o controle efetuado pelo Congresso Nacional, órgão do Legislativo, sobre os atos do Poder Executivo, constitui exemplo de controle externo.

    c) Errado:

    Na verdade, a ação referida neste item vem a ser a ação popular, e não a ação civil pública, para cuja propositura os cidadãos não têm legitimidade, conforme se depreende do teor do art. 5º da Lei 7.347/85, que elenca o Ministério Público, a Defensoria Pública, os entes federativos, autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações que cumpram os requisitos ali listados.

    d) Errado:

    Em rigor, o controle versado no presente item é um controle externo, como se depreende do teor do art. 70 da CRFB

    "Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder."

    e) Errado:

    A atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público, constitui o denominado poder de polícia, com definição legal no art. 78 do CTN. Trata-se de poder administrativo voltado para os particulares, que tem apoio na ideia de supremacia geral da Administração. Logo, não se cuida de atividade submetida a controle interno, visto que este opera-se na estrutura interior da Administração, de modo que o poder de polícia, que se direciona para os particulares, não se compatibiliza com os mecanismos de controle interno, que se efetivam no íntimo da Administração.


    Gabarito do professor: B