a) centralização - quando as decisões são tomadas pela cúpula da administração.
b) Descentralização: A descentralização significa que a autoridade*** para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos.
c) Departamentalização
Divisão do trabalho por especialização dentro de sua estrutura.
Departamentalizar é agrupar as atividades e correspondentes recursos (humanos, materiais e tecnológicos) em unidades, de acordo com um critério específico de homogeneidade. O conjunto de departamentos forma a estrutura organizacional e é representado graficamente por meio do organograma da empresa. Entende-se tbm como: Fracionar as funções ao agrupar responsabilidades em subdivisões da organização e, a partir da especialização, distribuir recursos de forma mais eficiente em grupos com características complementares e similares.
d) Amplitude de controle: refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia.
e) O conceito de especialização do trabalho, ou especialização de tarefas, parte do princípio de que uma tarefa geral ou global pode ser subdividida em várias tarefas menores, com um número específico de etapas que serão realizadas por várias pessoas.
fonte: qconcursos
gabarito: C
A questão exige o conhecimento de vários termos utilizados na administração. Vamos entender melhor cada um deles ao analisar as assertivas apresentadas e assinalar a alternativa correspondente ao enunciado da questão.
A - ❌ A centralização acontece quando a maioria das decisões é tomada pelos que ocupam os cargos mais elevados. Ou seja, os chefes concentram em si todo o poder decisório.
B - ❌ A descentralização ocorre quando a autoridade para tomar decisões é compartilhada com os integrantes de outros setores/departamentos da organização. O poder não está mais concentrado na alta cúpula.
C - ✔ Departamentalização é como se chama a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, buscando facilitar a coordenação da instituição.
D - ❌ Amplitude administrativa ou de controle se refere, basicamente, ao número de funcionários subordinados ao comando ou à supervisão de um administrador. A sua escolha depende de vários fatores, como por exemplo: ambiente, tecnologia, e nível de qualificação do corpo operário. A amplitude pode ser:
◼ Larga: neste tipo, a forma organizacional é baixa, achatada e horizontal, com poucos níveis hierárquicos em relação à estreita.
A amplitude será larga quando o supervisor comanda um número grande de subordinados, que são altamente capazes de desempenhar bem as suas tarefas, dispensando, assim, a supervisão intensa.
◼ Estreita: é caracterizada por possuir uma organização alta, vertical e com mais níveis hierárquicos do que a amplitude larga.
Na amplitude estreita o nível de qualificação (habilidades e competências) é baixo, tornado necessária a supervisão constante e intensa.
E - ❌ Especialização do trabalho, de acordo com Sobral, é o grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um indivíduo.
Após analisar as alternativas apresentadas, podemos concluir que;
GABARITO: C
Fontes:
RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.
ABREU, E. L. M. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador, Juspodivm, 2016.