SóProvas


ID
3855637
Banca
IPEFAE
Órgão
IPSJBV - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

" 'Ele [o ex-presidente da Petrobrás] foi causador do segundo apagão energético do nosso País, que prejudicou imensamente a população brasileira, e agora sua política entreguista, de só olhar o mercado financeiro, causou uma crise de desabastecimento, além do desmonte de uma empresa que é patrimônio do povo brasileiro', afirmou José Maria Rangel, presidente da Federação Única dos Petroleiros em vídeo publicado nas redes sociais. Os petroleiros realizaram uma greve contra Parente e a política de preços da Petrobras na quarta-feira 30/05. (...). Em seu site oficial, a Central Única dos Trabalhadores afirmou que a demissão de Parente é 'uma vitória da categoria que denunciou à sociedade brasileira a absurda política de reajustes nos preços dos combustíveis e gás de cozinha alinhados ao mercado internacional'. A Força Sindical afirmou: 'ele vinha desenvolvendo uma política na empresa que prejudicava a classe trabalhadora. O ministro do 'apagão', como ficou conhecido no governo de FHC, dava clara demonstração de se curvar aos especuladores', diz a nota."

Fonte: Adaptado de Carta Capital em 01/06/2018. Disponível em
<http://goo.g/gl/w6Rn5J>

Qual o nome do ex-presidente da Petrobrás responsável pela mudança na política de preços e que, dias após o acordo entre o governo e os caminhoneiros, pediu demissão do cargo?

Alternativas
Comentários
  • O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (1º). Em carta enviada ao presidente Michel Temer, Parente diz que sua saída é "irrevogável" e que sua "permanência na presidência da Petrobras deixou de ser positiva e de contribuir para a construção das alternativas que o governo tem pela frente".... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/01/presidente-da-petrobras-pede-demissao-do-cargo.htm?cmpid=copiaecola