SóProvas


ID
3855733
Banca
IPEFAE
Órgão
IPSJBV - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"O presidente Michel Temer (MDB) cedeu às demandas dos caminhoneiros em greve e, nesta sexta-feira (01/06), as autoridades finalmente comemoraram não haver mais pontos de protesto ligados à paralisação que deixou o país e o Governo à beira do colapso. Atender aos grevistas custará aos cofres públicos aproximadamente 13,5 bilhões de reais. Para isso, o mandatário anunciou uma série de medidas que preveem uma maior arrecadação de impostos de determinados setores e cortes que somam 3,4 bilhões de reais. Na pasta da Educação, o corte será de 55,1 milhões de reais. Também haverá um corte de 135 milhões de um programa destinado para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além das políticas e programas sociais, o Governo prevê um corte de 368,9 milhões em programas de transporte terrestre que envolvem 40 obras. O policiamento ostensivo em rodovias federais também perdeu 1,5 milhão, apesar de que umas das queixas dos caminhoneiros, segundo os relatos ouvidos pelo EL PAÍS, era que falta segurança nas estradas."

Fonte: Adaptado de El País. Disponível em < http://goo.gl/JXPXwo>.

Entre os resultados do acordo obtido pelos caminhoneiros e pelos donos das transportadoras com o governo federal após a paralisação das vias e do transporte de mercadorias realizados no mês de maio de 2018 não podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • (B)

    Tal fato deve-se à política de preços de combustíveis praticada pela Petrobras, que acompanhou a variação das cotações internacionais do petróleo. E tal reinvindicação foi com objetivo de :diminuição do preço do álcool e da gasolina nas bombas dos postos de gasolina.