SóProvas


ID
3857029
Banca
GUALIMP
Órgão
Câmara de Nova Venécia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente são chamados de:

Alternativas
Comentários
  • Analisando.....

    ☆ Não é de uso corrente...então já pra eliminar a alternativa A

    ☆ Hum ainda tem interesse administrativo...então está no arquivo intermediário, Nosso Gabarito C

    ☆ Ainda está aguardando sua eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente...então não pode ser a alternativa B, arquivo permanente, já que não é permitido eliminar arquivos por seu valor histórico.

  • → Idade Intermediária

    → Segunda Idade Documental

    → Limbo

    → Semiativos

    → Purgatório

    → Pré-Arquivos

    → A principal característica de um arquivo de idade intermediária é a economia de dinheiro. Pois, um arquivo já não tão requisitado pode ser guardado longe do setor administrativo, poupando espaço em lugar onde o metro quadrado pode ser mais caro.

    → Pode-se dizer que os arquivos que se encontram na idade intermediária, na verdade, estão aguardando uma destinação final, seja ela a guarda permanente, seja a sua eliminação, essa destinação final será dada pela chamada Tabela de Temporalidade.

    → Na segunda idade documental, ainda temos o Valor Primário dos documentos, porém, pode-se dizer que é um Valor Primário Diminuído, pois já não se tem tanta necessidade de utiliza-lo como era quando ele ainda estava na idade corrente, entretanto ainda possuí valor administrativo e funcional.

    → Se, por um lado, na fase corrente, os arquivos encontram-se descentralizados, por outro, na fase intermediária, os arquivos encontram-se, em regra, CENTRALIZADOS. Ou seja, mais distantes do acumulador, centralizados em um setor que guarde os arquivos não tão utilizados na instituição.

    → Importa destacar que o Arquivo Intermediário não é obrigatório, devendo ser criado, assim, somente se ficar evidenciada a sua real necessidade.

    Alexandre Oliveira

    Professor de Arquivologia

  • Termo utilizado para arquivos correntes que se tornam arquivos intermediários= transferência

    Ou do intermediário para o arquivo permanente = recolhimento

    Ou do corrente para o arquivo perman. = recolhimento.