→ Idade Intermediária
→ Segunda Idade Documental
→ Limbo
→ Semiativos
→ Purgatório
→ Pré-Arquivos
→ A principal característica de um arquivo de idade intermediária é a economia de dinheiro. Pois, um arquivo já não tão requisitado pode ser guardado longe do setor administrativo, poupando espaço em lugar onde o metro quadrado pode ser mais caro.
→ Pode-se dizer que os arquivos que se encontram na idade intermediária, na verdade, estão aguardando uma destinação final, seja ela a guarda permanente, seja a sua eliminação, essa destinação final será dada pela chamada Tabela de Temporalidade.
→ Na segunda idade documental, ainda temos o Valor Primário dos documentos, porém, pode-se dizer que é um Valor Primário Diminuído, pois já não se tem tanta necessidade de utiliza-lo como era quando ele ainda estava na idade corrente, entretanto ainda possuí valor administrativo e funcional.
→ Se, por um lado, na fase corrente, os arquivos encontram-se descentralizados, por outro, na fase intermediária, os arquivos encontram-se, em regra, CENTRALIZADOS. Ou seja, mais distantes do acumulador, centralizados em um setor que guarde os arquivos não tão utilizados na instituição.
→ Importa destacar que o Arquivo Intermediário não é obrigatório, devendo ser criado, assim, somente se ficar evidenciada a sua real necessidade.
Alexandre Oliveira
Professor de Arquivologia