SóProvas


ID
3857698
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Visando a proteção contra intempéries, a Norma Regulamentadora nº 8 (NR - 8) expressa que as partes externas de edificações, ou aquelas que separam unidades prediais independentes, devem obrigatoriamente respeitar 5 (cinco) propriedades de normas técnicas oficiais. Assinale a alternativa que contém incorretamente uma dessas propriedades:

Alternativas
Comentários
  • 8.4. Proteção contra intempéries.

    8.4.1. As partes externas, bem como todas as que separem unidades autônomas de uma edificação, ainda que não acompanhem sua estrutura, devem, obrigatoriamente, observar as normas técnicas oficiais relativas à:

    resistência ao fogo;

    isolamento térmico; 

    isolamento e condicionamento acústico; 

    resistência estrutural; e 

    impermeabilidade.

  • Muito estranho impermeabilidade...

  • A questão exigiu os requisitos a respeito da proteção contra intempéries segundo a NR 8.

    Os requisitos para as partes externas citados pela seção 8.4 - proteção contra intempéries da norma são:

    - Nas partes externas: requisitos quanto à resistência ao fogo, isolamento térmico, isolamento e condicionamento acústico, resistência estrutural e impermeabilidade.

    Note que não é necessário o requisito de estanqueidade nas partes externas. Dessa forma as partes externas devem ser impermeáveis, mas não necessariamente estanques. 

    Para entender a diferença!

    A estanqueidade é um conceito mais amplo e pode ser descrita como a capacidade de um elemento (por exemplo: área da edificação) de impedir a passagem de água. 

    Já a impermeabilidade deriva da estanqueidade sendo a capacidade de um produto (por exemplo: manta asfáltica) de impedir a passagem de água e fluídos.

    Gabarito do Professor: Letra D.




  • estanqueidade é um conceito mais amplo e pode ser descrita como a capacidade de um elemento (por exemplo: área da edificação) de impedir a passagem de água. 

    Já a impermeabilidade deriva da estanqueidade sendo a capacidade de um produto (por exemplo: manta asfáltica) de impedir a passagem de água e fluídos.

  • A impermeabilidade é fundamental em todo sistema de vedação, impossibilidade que a água possa entrar na parede e prejudicar a sua durabilidade, além de gerar patologias na sua edificação, em ensaios de tijolos de solo-cimento (meu tema de dissertação de mestrado), que é uma alvenaria de vedação, para se ter uma ideia, é muito recorrente o ensaios de durabilidade por ciclos de molhagem e secagem, para avaliar essa impermeabilidade e o quanto ela influência na perda de massa do material (perdendo assim suas propriedades fundamentais).

    A banca colocou estanqueidade justamente por ser o "elo" que pode gerar dúvidas quando não se conhece um pouco a fundo sobre o tema, só que estanqueidade não tem nada haver com uma propriedade de parede de vedação, e sim com um teste que é feito na laje após a impermeabilização da mesma, como o tempo de duração de 72 horas (3 dias), para comprovar que a laje está 100% estanque.

    Isolante térmico e acústico está relacionado com o conforto do usuário, e resistência ao fogo relacionado a sua segurança.