SóProvas


ID
3857881
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os déficts neurológicos motores que podem ser apresentados pelo paciente com quadro clínico de Acidente Vascular Cerebral, incluem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Provavelmente seria DIPLOPIA E NÃO DIPLOPSIA!

  • Disartria: distúrbio da articulação da fala (dificuldade na produção de fonemas) que resulta de uma lesão cortical ou de uma lesão periférica (paralisia dos órgãos de fonação); barilalia.

    Ataxia: Equilíbrio ou coordenação motora prejudicados, possivelmente devido a danos no cérebro, nos nervos ou nos músculos.

    Hemiplegia: Fraqueza muscular ou paralisia parcial de um lado do corpo que pode afetar os braços, as pernas e os músculos faciais.

    Assim, o gabarito é letra C (diplopsia)

  • De acordo com o artigo Disfagia e acidente vascular cerebral: relação entre o grau de severidade e o nível de comprometimento neurológico.2011

     

     

    As manifestações clínicas do AVC incluem dores de cabeça intensas acompanhadas de vômitos e vertigens; hemiplegia; hemianopsia; alterações na fala e na linguagem, como afasias, disartrias e fala escandida; apraxia; transtornos posturais e de marcha; distúrbio do sistema sensitivo e motor, ou comprometimento isolado de nervos cranianos. Como consequências do AVC, são citadas complicações como aspiração pulmonar e pneumonia, hemiparesia, depressão, labilidade emocional e disfagia.

     

     

    Conceitos:

     

    Hemiplegia - é a paralisia de metade sagital (esquerda ou direita) do corpo.

    Disartria - Dificuldade na articulação (formar) palavras.

    Disfagia - Dificuldade de deglutição.