Disartria: distúrbio da articulação da fala (dificuldade na produção de fonemas) que resulta de uma lesão cortical ou de uma lesão periférica (paralisia dos órgãos de fonação); barilalia.
Ataxia: Equilíbrio ou coordenação motora prejudicados, possivelmente devido a danos no cérebro, nos nervos ou nos músculos.
Hemiplegia: Fraqueza muscular ou paralisia parcial de um lado do corpo que pode afetar os braços, as pernas e os músculos faciais.
Assim, o gabarito é letra C (diplopsia)
De acordo com o artigo Disfagia e acidente vascular cerebral: relação entre o grau de severidade e o nível de comprometimento neurológico.2011
As manifestações clínicas do AVC incluem dores de cabeça intensas acompanhadas de vômitos e vertigens; hemiplegia; hemianopsia; alterações na fala e na linguagem, como afasias, disartrias e fala escandida; apraxia; transtornos posturais e de marcha; distúrbio do sistema sensitivo e motor, ou comprometimento isolado de nervos cranianos. Como consequências do AVC, são citadas complicações como aspiração pulmonar e pneumonia, hemiparesia, depressão, labilidade emocional e disfagia.
Conceitos:
Hemiplegia - é a paralisia de metade sagital (esquerda ou direita) do corpo.
Disartria - Dificuldade na articulação (formar) palavras.
Disfagia - Dificuldade de deglutição.