SóProvas


ID
3857998
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cultura organizacional pode ser compreendida como o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros de uma organização. Segundo Charles Handy (2006), a cultura organizacional está dividida em subculturas. Acerca desse assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. Na cultura de pessoas os colaboradores são muito valorizados e existe uma integração maior entre equipes. O indivíduo é ponto principal e a influência é compartilhada.

II. Na cultura de tarefas os processos são engessados e pouco flexíveis. A cada colaborador é delegada uma função de acordo com sua especialização e qualificação. A estrutura é hierárquica (de cima para baixo).

III.Na cultura de poder não importa a especialização do indivíduo. O poder está concentrado nas mãos de uma pessoa e o processo de decisão é dominado por ela.

IV. A cultura de papéis é aquela em que as equipes da empresa são formadas para atingir as metas ou resolver problemas críticos.

Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Charles Handy, existem 04 tipos de cultura organizacional:

    Cultura do Poder: O poder e as decisões são centralizados em uma única pessoa. Existem poucas regras, poucos procedimentos, e as decisões são baseadas na influência do poder entre os membros da organização. É baseada no "costume". O foco está nos resultados obtidos (e não nos meios). Normalmente é encontrado em pequenas organizações e empresas familiares, onde quem detém o poder é o dono da empresa.

    Cultura de Papéis: Trata-se de uma cultura baseada na burocracia. As "funções especializadas" e os "papéis" desempenhados são mais importantes que os próprios indivíduos. Existem muitas regras e procedimentos. É baseada na padronização, rigidez e especialização do trabalho. Os funcionários tendem a ser "acomodados" e só fazem aquilo que as regras determinam para sua função. O foco está nos meios. São indicadas para ambientes estáveis e previsíveis, uma vez que é uma cultura pouco flexível e lenta em se adaptar às mudanças ambientais.

    Cultura de Tarefas: É orientada para a realização de projetos, tarefas ou trabalhos específicos. Aqui, a importância está voltada para o trabalho em equipe, no intuito de aumentar a eficiência em relação à solução dos problemas. O foco está no poder de perito dos funcionários (poder de "especialista" em tarefas específicas). As regras e os procedimentos são funcionais e flexíveis. Esse tipo de cultura torna a organização mais flexível para se adaptar às contingências ambientais. Por outro lado, existe uma dificuldade maior de controle nas organizações que adotam esse tipo de cultura, uma vez que o controle é mantido pela alta gerência através da distribuição de projetos, pessoas e recursos.

    Cultura de Pessoa: É orientada para o indivíduo. Esse tipo de cultura preocupa-se com a valorização dos funcionários. O foco está em atender aos interesses de cada indivíduo da organização. As regras e os procedimentos são individualizados ou grupais (por equipes). Hierarquia e controle só funcionam bem se houver consentimento por parte dos indivíduos. Trata-se de um tipo de cultura mais raro de ser encontrado nas organizações.

  • Gabarito Letra C

    I. Na cultura de pessoas os colaboradores são muito valorizados e existe uma integração maior entre equipes. O indivíduo é ponto principal e a influência é compartilhada. CERTO.

    --- > Cultura da pessoa: voltada para o individuo.

    > Ajudar os indivíduos/ atende os interesses individuais/ controle e hierárquica com consentimento de ambos.

    ----------------------------------------------------------

    II. Na cultura de tarefas os processos são engessados e pouco flexíveis. A cada colaborador é delegada uma função de acordo com sua especialização e qualificação. A estrutura é hierárquica (de cima para baixo).ERRADA

    --- > Cultura de tarefa: trabalhos específicos, tarefas e projetos.

    > trabalho em equipe /eficiência/ sensível e flexível ao ambiente.

    >Desvantagem: controle é feito pela alta gerencia.

     

    ----------------------------------------------------------

    III.Na cultura de poder não importa a especialização do indivíduo. O poder está concentrado nas mãos de uma pessoa e o processo de decisão é dominado por ela.CERTO

    --- > Cultura do Poder: aplicada em empresas pequenas.

    > poucas regras, procedimentos e burocracia.

    controle concentrado.

    ----------------------------------------------------------

    IV. A cultura de papéis é aquela em que as equipes da empresa são formadas para atingir as metas ou resolver problemas críticos. ERRADA.

    --- > Cultura de Papéis: aplicada em ambientes estáveis.

    > burocrática/ funções especializadas e fortesFoco no trabalho.

    > Vantagem: economia de escalas.

    >Desvantagens: frágeis em ambientes instável/ rígidas.

     

  • Os itens II e IV estão incorretos pq tiveram seus conceitos trocados:

    Na cultura de papéis os processos são engessados e pouco flexíveis. A cada colaborador é delegada uma função de acordo com sua especialização e qualificação. A estrutura é hierárquica (de cima para baixo).

    A cultura de tarefas é aquela em que as equipes da empresa são formadas para atingir as metas ou resolver problemas críticos.

  • C

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas