SóProvas


ID
3858040
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) e SIOP (Sistema Integrado de Orçamento e Planejamento) analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.

( ) Os documentos de entrada de dados no SIAFI dividem-se em de natureza orçamentária e financeira.

( ) O SIOP permite o controle da dívida interna e externa.

( ) Tanto o PLPPA (Projeto de Lei do Plano Plurianual), como o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias), e o PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual), são elaborados no SIAFI.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    [Verdadeiro] - O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.

    [Verdadeiro] - Os documentos de entrada de dados no SIAFI dividem-se em de natureza orçamentária e financeira.

    [Falso] - O SIOP permite o controle da dívida interna e externa.

    [Falso] - Tanto o PLPPA (Projeto de Lei do Plano Plurianual), como o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias), e o PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual), são elaborados no SIAFI. [Os projetos são feitos no SIDOR depois enviados para o SIAFI]

    Qualquer erro, por favor, informar!

  • SIA(FI) nanceiro.

    SI(O)rçamento (P)lanejamento (PPPLA, PLDO, PLOA).

    Bons estudos.

  • "O SIOP permite o controle da dívida interna e externa"

    Errado, pois, na verdade, é o SIAFI quem faz isso!!!

  • A questão trata do SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL (SIAFI) e, também, do SISTEMA INTEGRADO DE PLANAJEMANTO E ORÇAMENTO (SIOP).


    Seguem comentários de cada afirmativa:


    1) O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.


    VERDADEIRO. Conforme disposto no site do Tesouro Nacional: “O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Desde sua criação, o SIAFI tem alcançado satisfatoriamente seus principais objetivos: (...)". Portanto, a afirmativa está correta.



    2) Os documentos de entrada de dados no SIAFI dividem-se em de natureza orçamentária e financeira.


    VERDADEIRO. De acordo com o Capítulo 020000, Seção 020500 – Documentos Utilizados pelo Sistema, item 2 – Apresentação, do Manual do SIAFI:


    “2.1 - A entrada dos dados necessários à execução orçamentária, financeira e contábil é efetuada através dos seguintes documentos, cuja instrução de preenchimento está contida na transação correspondente:


    2.1.1 - DARF ELETRÔNICO - DF;

    2.1.2 - GRPS ELETRÔNICA - GP;

    2.1.3 - NOTA DE MOVIMENTAÇÃO DE CRÉDITO - NC;

    2.1.4 - NOTA DE DOTAÇÃO - ND;

    2.1.5 - NOTA DE EMPENHO - NE;

    2.1.6 - NOTA DE LANÇAMENTO POR EVENTO - NL;

    2.1.7 - NOTA DE LANÇAMENTO DE SISTEMA - NS;

    2.1.8 - ORDEM BANCÁRIA - OB; e

    2.1.9 – PRÉ-EMPENHO – PE".


    Portanto, a banca considerou somente as naturezas orçamentária e financeira, tornando a afirmativa correta. NÃO considerou a contábil.



    3) O SIOP permite o controle da dívida interna e externa.


    FALSO. Com o objetivo de integrar os atuais sistemas utilizados na elaboração e acompanhamento do Plano Plurianual e do Orçamento da União, a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), em parceria com a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) e o Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (DEST), desenvolveu e colocou em operação o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP.


    O SIOP (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento) é o sistema estruturante do Governo Federal que executa os processos orçamentários no âmbito da União. Exemplos de processos que são implementadas no SIOP é a elaboração, em conjunto com os órgãos da Administração Pública Federal, dos Projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e da Lei Orçamentária Anual (PLOA). O acesso ao sistema é limitado aos servidores que participam destes processos, contudo, há módulos que são acessíveis à sociedade em geral.


    Então, SIOP NÃO permite o controle da dívida interna e externa. Portanto, a afirmativa está incorreta.



    4) Tanto o PLPPA (Projeto de Lei do Plano Plurianual), como o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias), e o PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual), são elaborados no SIAFI.


    FALSO. Acrescentando as informações constantes na afirmativa 3, com o SIOP, os órgãos setoriais e as unidades orçamentárias do Governo Federal passam a ter um único sistema para alimentar o cadastro de programas e ações utilizados no Plano Plurianual (PPA) e no Orçamento Geral da União.


    Fundamento Legal do SIOP:


    Define a Constituição de 1988 na sua Seção II (Dos Orçamentos):


    “Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais".


    O texto citado trata diretamente dos principais documentos institucionais de Planejamento e Orçamento do país. Assim, alguns dos módulos do SIOP serão mecanismos de composição colaborativa destas leis que são previstas com periodicidade:


    - quadrienal para o caso I (Lei do Plano Plurianual);

    - anual para os casos II e III (Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei do Orçamento Anual).


    O Orçamento anual visa concretizar os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA), segundo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).


    Portanto, os projetos de lei dos instrumentos de planejamento são elaborados no SIOP. A afirmativa está incorreta.


    Em discordância com a resposta dada pela banca, a questão deveria ter sido anulada, tendo em vista que a afirmativa nº 2 NÃO considerou a natureza contábil, e só as naturezas orçamentária e financeira, não havendo assim gabarito para a sequência V, F, F e F.



    Gabarito da Banca: Letra A.

    Gabarito do Professor: Questão passível de anulação.