- ID
- 7927
- Banca
- ESAF
- Órgão
- CGU
- Ano
- 2006
- Provas
- Disciplina
- Administração Financeira e Orçamentária
- Assuntos
O Sistema de Administração Financeira Federal de que trata o Decreto n. 3.590/2000 compreende as seguintes atividades, exceto:
O Sistema de Administração Financeira Federal de que trata o Decreto n. 3.590/2000 compreende as seguintes atividades, exceto:
A Portaria n. 42/99 atualizou a discriminação de despesas por funções e estabeleceu os conceitos de função, programa, projeto, atividade e operações especiais. Com base na referida lei, identifique a Função que corresponde à Subfunção.
O Sistema de Administração Financeira Federal de que trata o Decreto n. 3.590/2000 compreende as seguintes atividades, exceto:
Acerca do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), julgue os itens subseqüentes.
Entre os objetivos do SIAFI, está o de integrar e compatibilizar as informações disponíveis nos diversos órgãos participantes do sistema.
Acerca do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), julgue os itens subseqüentes.
A nota de dotação (ND) é o documento em que são registrados os eventos vinculados ao comprometimento de despesa, bem como os casos em que se faça necessário o reforço ou a anulação de despesa.
Acerca do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), julgue os itens subseqüentes.
Na consulta por unidade gestora no SIAFI, são apresentadas informações consolidadas, com o somatório de todas as unidades gestoras que pertençam a um órgão.
No Brasil, o processo de elaboração e execução orçamentária é demarcado por um conjunto de normas, técnicas, sistemas, princípios e institutos que estabelece a abrangência e a forma dos procedimentos a serem adotados. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
O SIDOR e o SIAFI utilizam o mesmo sistema de classificação, de modo que há consistência entre as informações financeiras e contábeis.
Assinale a opção falsa. a respeito do Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi, levando em conta seus objetivos, principais documentos, estrutura e funcionamento.
Assinale a opção verdadeira a respeito dos documentos e sua utilização no Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi.
O documento do SIAFI utilizado para registrar o comprometimento de despesa, bem como para reforçar ou anular tal compromisso, denomina-se:
A respeito da administração financeira e orçamentária, julgue os itens
que se seguem.
Com o advento do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), houve grande centralização da gestão de recursos, o que permitiu a padronização dos métodos e rotinas de trabalho e restringiu a gestão e o controle do ordenador de despesas, com a perda da individualização dos recursos para cada unidade gestora.
São consideradas etapas da execução orçamentária e fi nanceira, os ingressos de recursos na conta única do Tesouro e as descentralizações de créditos e recursos entre as unidades integrantes do Siafi . No que diz respeito ao assunto, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opção que corresponde à seqüência correta.
I. A unidade gestora que recebe créditos orçamentários por descentralização, sob a forma de destaque, receberá os recursos fi nanceiros sob a forma de repasse.
II. A unidade gestora que descentralizou créditos orçamentários por meio de provisão receberá os recursos fi nanceiros sob a forma de sub-repasse.
III. A descentralização de recursos é realizada no Siafi por meio da Nota de Programação Financeira, que é o documento utilizado para registrar e contabilizar as etapas da programação fi nanceira.
IV. A Guia de Recolhimento da União - GRU é documento utilizado para efetuar todo e qualquer depósito na conta única do Tesouro, excetuadas as receitas recolhidas mediante a Guia de Previdência Social - GPS e por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais - DARF.
V. A Secretaria do Tesouro Nacional permite que autarquias, fundos e fundações públicas que contarem com autorização legislativa específi ca efetuem aplicações fi nanceiras diárias na conta única.
No que diz respeito ao Sistema de Administração Financeira do
Governo Federal (SIAFI) e ao seu subsistema Contas a Pagar e
a Receber (CPR), julgue os próximos itens.
O subsistema CPR do SIAFI permite cadastrar documentos referentes aos valores a receber e a pagar, visando à elaboração do fluxo de caixa e, por conseguinte, da programação financeira.
No que diz respeito ao Sistema de Administração Financeira do
Governo Federal (SIAFI) e ao seu subsistema Contas a Pagar e
a Receber (CPR), julgue os próximos itens.
O SIAFI abrange a emissão das demonstrações contábeis mensais e anuais; entretanto, como permite, a qualquer momento, apurar os saldos orçamentários e financeiros, possibilita, também a qualquer tempo, o levantamento daquelas demonstrações.
No que se refere a administração financeira, julgue os
itens seguintes.
No âmbito da administração pública, um instrumento para acompanhamento e controle da administração financeira do governo federal é um sistema computacional conhecido por SIAFI.
Com relação ao orçamento público e à administração financeira,
julgue os itens de 67 a 75.
Proposta e aprovação são etapas da programação financeira, contabilizadas por meio de documento próprio do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) denominado nota de provisão financeira
A respeito das normas relativas às transferências de recursos da
União mediante convênios e contratos de repasse, julgue os
próximos itens.
No caso de convênio ou contrato de repasse com vigência plurianual, o concedente deverá efetuar o registro no SIAFI - em conta-contábil específica -, dos valores programados para cada exercício subsequente.
Com relação à aplicação prática de conceitos de contabilidade
pública, julgue os itens a seguir.
Os indicadores são parte integrante do plano de contas, por meio dos quais é possível fazer que os eventos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) resultem em registros contábeis de partida dobrada.
Com relação à aplicação prática de conceitos de contabilidade
pública, julgue os itens a seguir.
No SIAFI, quando a conformidade contábil é certificada sem o registro anterior da conformidade de suporte documental, a certificação é dada com restrições.
No que diz respeito à contabilidade pública, julgue os itens que
se seguem.
No SIAFI, os conceitos de órgão e unidade orçamentária podem ser considerados sinônimos.
No SIAFI, a movimentação de créditos que consiste na transferência, de uma unidade gestora para outra, do poder de utilizar créditos orçamentários que lhe tenham sido consignados na Lei Orçamentária Anual é um instrumento de
A Nota de Dotação no SIAFI é um documento utilizado para registrar
. Sobre os sistemas informatizados utilizados no âmbito da União, para fins de processamento orçamentário e financeiro, analise as afirmativas a seguir.
I - O processamento dos dados relativos à preparação da elaboração orçamentária é realizado no SIDOR.
II - A abrangência do SIAFI não inclui as unidades gestoras brasileiras, situadas no exterior.
III - A Guia da Previdência Social - GPS - pode ser utilizada, no SIDOR, para efetuar as retenções de valores de terceiros ao INSS.
IV - O mecanismo de funcionamento da tabela de eventos possibilita fazer, no SIAFI, lançamentos contábeis em mais de uma unidade gestora.
Está correto APENAS o que se afirma em
Segundo o disposto no art. 1.o do Decreto n.o 93.872/1986 e no art. 56 da Lei n.o 4.320/1964, a realização da receita e da despesa da União far-se-á por via bancária, em estrita observância ao princípio de unidade de caixa, conhecido como conta única. Acerca do funcionamento da conta única, julgue o item que se segue.
O controle dos saldos e a transferência de recursos entre as unidades gestoras são feitos pelo Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).
Com relação aos sistemas informatizados do governo, julgue os
seguintes itens.
No Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), as inversões financeiras podem ser classificadas como despesas correntes.
Com relação aos sistemas informatizados do governo, julgue os
seguintes itens.
Um dos objetivos do SIAFI é possibilitar o controle da dívida externa.
O evento 50.1.300 compreende baixa de:
A implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) foi viabilizada a partir da criação da Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda. Indique a única opção falsa no tocante aos objetivos do SIAFI.
O registro dos lançamentos contábeis dos órgãos e entidades da Administração Federal é efetuado no Sistema Integrado de Administração Financeira. Esse sistema utiliza sempre lançamentos de
Com relação aos sistemas de planejamento e de orçamento federal
e de administração financeira, julgue os itens seguintes.
A movimentação dos recursos entre as unidades do sistema de programação financeira é executada por meio de cota, repasse e sub-repasse. A cota é a movimentação intra-SIAFI dos recursos da conta única do órgão central para o setorial de programação financeira, enquanto o repasse é a liberação de recursos do órgão setorial de programação financeira para entidades da administração indireta.
A respeito dos procedimentos de retenção de impostos e
contribuições federais, julgue os itens que se seguem.
Os órgãos da administração pública federal que recebem recursos do Tesouro Nacional e registram sua execução orçamentária e financeira no SIAFI são obrigados a reter, na fonte, o IRPJ e as contribuições sociais da seguridade social sobre os pagamentos que efetuarem às pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral, excluindo obras.
Acerca dos objetivos e finalidades do Sistema Integrado de Dados
Orçamentários (SIDOR) e do Sistema Integrado de Administração
Financeira (SIAFI) do Governo Federal, julgue os itens seguintes.
O SIAFI fornece meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos públicos por meio da unificação do caixa do governo, e permite que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais relativas a todos os níveis da administração pública.
Com relação à amplitude do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), Julgue o item que se segue.
O SIAFI Abrange desde o registro do orçamento inicial da receita e despesa em todas as unidades gestoras até a emissão das demonstrações contábeis mensais e anuais, além dos procedimentos específicos de encerramento e abertura de exercício.
Acerca da movimentação da conta única do tesouro nacional, julgue o item a seguir.
É efetuada por intermédio das unidades gestoras integrantes do SIAFI, sob a forma de acesso online e offline, utilizando como agente financeiro, para efetuar os pagamentos e recebimentos, o Banco Central do Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta o plano/sistema que realiza os registros contábeis por intermédio de eventos (dígitos) que são a lógica do plano/sistema e cujos lançamentos são basicamente de primeira fórmula, havendo algumas exceções.
Sobre o tema “execução orçamentária do Governo Federal por meio do SIAFI”, temos que as seguintes afirmações são corretas, exceto:
O sistema informatizado que processa a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos e entidades da administração federal é denominado:
O Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) é o sistema de informática que dá suporte às atividades de elaboração da Lei Orçamentária Anual e à gestão de demandas por créditos adicionais, entre outras atividades. O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) é o sistema de informática que processa a execução orçamentária, financeira e contábil dos órgãos e entidades da administração direta federal.
Não é uma característica do SIDOR ou do SIAFI
A Guia de Recolhimento da União (GRU) será, obrigatoriamente,
o documento utilizado pelas unidades do governo federal para a
arrecadação de suas receitas, via rede bancária ou diretamente no
Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo
Federal (SIAFI), quando o recolhedor for uma unidade gestora.
Com relação aos aspectos operacionais da GRU, julgue os
próximos itens.
As informações para o preenchimento e o pagamento da GRU cabem ao órgão responsável pela arrecadação de cada receita.
A Guia de Recolhimento da União (GRU) será, obrigatoriamente,
o documento utilizado pelas unidades do governo federal para a
arrecadação de suas receitas, via rede bancária ou diretamente no
Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo
Federal (SIAFI), quando o recolhedor for uma unidade gestora.
Com relação aos aspectos operacionais da GRU, julgue os
próximos itens.
Deverão ser recolhidas mediante GRU as receitas do Instituto Nacional do Seguro Social e as receitas administradas pela Secretaria da Receita Federal e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
Despesas de exercícios anteriores são resultantes de
compromissos gerados em exercícios anteriores àqueles em que
devam ocorrer os pagamentos e que não estejam inscritos em
restos a pagar. Relativamente à validade dos valores registrados
como despesas de exercícios anteriores, julgue o item a seguir.
Os valores registrados como despesas de exercícios anteriores terão validade até o encerramento do ano subseqüente e, após essa data, os saldos remanescentes serão automaticamente cancelados, permanecendo em vigor, no entanto, o direito do credor por cinco anos.
Os órgãos da administração federal direta, as autarquias, as
fundações federais, as empresas públicas e as sociedades de
economia mista que estejam obrigadas a registrar sua execução
orçamentária e financeira no SIAFI reterão, na fonte, o Imposto
sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), a Contribuição Social
sobre o Lucro Líquido (CSLL), a Contribuição para o
Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e a Contribuição
para o PIS/PASEP sobre os pagamentos que efetuarem às pessoas
jurídicas, pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em
geral, inclusive obras. Quanto às retenções, julgue o item abaixo.
As retenções deverão ser efetuadas sobre qualquer forma de pagamento, inclusive os pagamentos antecipados por conta de fornecimento de bens ou de prestação de serviços para entrega futura.
O SIAFI apresenta uma série de métodos e procedimentos para
disciplinar o acesso e assegurar a manutenção da integridade dos
dados e do próprio sistema. Essa proteção se dá contra utilizações
indevidas ou desautorizadas e contra eventuais danos que possam
ser causados aos dados. Acerca da integridade e fidedignidade
dos dados inseridos no SIAFI, julgue o item seguinte.
A alteração de um documento registrado no SIAFI é permitida mediante a identificação do CPF, da hora e do nome do autor da operação.
Para utilizar o SIAFI, é necessário que seja realizada alguma
forma de conexão ao sistema e que o usuário esteja devidamente
cadastrado e habilitado no SIAFI e de posse da sua senha pessoal
e intransferível. O registro de documentos e as consultas ao
SIAFI somente serão autorizados após prévio cadastramento e
habilitação dos usuários. A respeito desse cadastramento, julgue
o item subseqüente.
Cada órgão da administração direta do governo federal deverá indicar formalmente à Secretaria do Tesouro Nacional um servidor e seu substituto para serem responsáveis pelo processo de cadastramento dos usuários do SIAFI no âmbito do respectivo órgão.
A Secretaria do Tesouro Nacional definiu e desenvolveu, em conjunto com o SERPRO, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, para suprir o Governo Federal de um instrumento moderno e eficaz no controle e acompanhamento dos gastos públicos. Esse instrumento se caracteriza pelo(a)
Com referência ao SIAFI, julgue os itens que se seguem.
A programação financeira do governo federal é iniciada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o registro, no SIAFI, da Proposta de Programação Financeira.
Com referência ao SIAFI, julgue os itens que se seguem.
A modalidade de consulta sintética deve ser escolhida em caso de necessidade de informações atualizadas no SIAFI até o instante em que sejam solicitadas.
Acerca da administração financeira e orçamentária — uma área estratégica das organizações, tanto privadas quanto públicas —, julgue os itens a seguir.
O Sistema de Administração Financeira Federal visa ao equilíbrio financeiro do governo federal, observados os limites da receita e despesa públicas, sendo a Secretaria do Tesouro Nacional o seu órgão central.
O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) é responsável pela organização contábil do governo federal, tratando-se de uma das ferramentas mais modernas e eficientes de administração pública, que existe em poucos lugares do mundo. É também um excelente banco de dados desenvolvido pelo SERPRO, e cumpre com sua função social de tornar o governo acessível ao cidadão. A origem do SIAFI é:
Acerca do sistema integrado de administração financeira (SIAFI),
julgue os itens seguintes.
Para facilitar o cadastramento de fornecedores, há, no SIAFI, um subsistema de cadastramento unificado de fornecedores.
Acerca do sistema integrado de administração financeira (SIAFI),
julgue os itens seguintes.
Os registros, no SIAFI, da doação de bens móveis ou do consumo de bens de estoque devem ser realizados mediante nota de lançamento.
A tabela de eventos é o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento dos documentos de entrada no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contábeis automáticos, facilitando assim a redução de operações contábeis devido ao grande volume de contas contábeis que fazem parte integrante do Plano de Contas Contábeis Públicas. O código do evento é estruturado por classe, tipo de utilização e código sequencial.
Nesse contexto, o evento que se destina a registrar a provisão da receita é:
Julgue os itens a seguir, acerca do processo orçamentário e das
normas legais aplicadas ao orçamento público.
Entre os objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal se inclui o de assegurar meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, bem como permitindo o acompanhamento e controle da execução orçamentária financeira e patrimonial do governo federal.
A respeito do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e da Conta Única do Tesouro Nacional, julgue os itens a seguir.
Um exemplo de provisão corresponde à transferência de crédito do Tribunal Superior Eleitoral para o Ministério da Defesa, realizada com o objetivo de custear a segurança das eleições.
A respeito do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e da Conta Única do Tesouro Nacional, julgue os itens a seguir.
A Conta Única do Tesouro Nacional destina-se a acolher as disponibilidades financeiras da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
A respeito do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e da Conta Única do Tesouro Nacional, julgue os itens a seguir.
No SIAFI, os subsistemas compõem-se de um conjunto de módulos que compreendem um conjunto de transações.
Julgue os itens a seguir, a respeito do SIAFI e de seu subsistema de
contas a pagar e a receber (CPR).
O SIAFI, como principal instrumento utilizado pelo governo federal para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, permite que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os níveis da administração pública federal.
Julgue os itens a seguir, a respeito do SIAFI e de seu subsistema de
contas a pagar e a receber (CPR).
No CPR, documento hábil é a nota fiscal emitida pelo fornecedor cadastrado no SIAFI, enquanto documento de origem é aquele que gera a nota de empenho orçamentário.
Julgue os itens a seguir, a respeito do SIAFI e de seu subsistema de
contas a pagar e a receber (CPR).
A nota de empenho, um dos principais documentos orçamentários do SIAFI, registra o comprometimento de despesa da administração pública. Nela, discriminam-se o nome do credor, a especificação e o valor da despesa.
Julgue os itens subsequentes, referentes ao rol de responsáveis e aos
procedimentos relativos ao registro de conformidade contábil e de
gestão.
Justifica-se o registro com restrição da conformidade contábil quando houver inconsistências ou desequilíbrios nas demonstrações contábeis do órgão.
Julgue os itens subsequentes, referentes ao rol de responsáveis e aos
procedimentos relativos ao registro de conformidade contábil e de
gestão.
Os documentos que comprovam a execução orçamentária, financeira e patrimonial das unidades da administração pública ficarão na respectiva unidade, à disposição dos órgãos de controle, pelo prazo de cinco anos a contar do julgamento das contas pelo TCU. Nesse caso, fica dispensada a observância dos prazos previstos na legislação tributária.
A ação planejada do Estado materializa-se por meio do orçamento público. Com relação ao orçamento público no Brasil, julgue os itens subsequentes.
A execução das despesas orçamentárias ocorre por meio da conta única do Tesouro Nacional, cuja movimentação financeira, por intermédio das unidades gestoras integrantes do SIAFI, é realizada exclusivamente no Banco do Brasil S.A.
A respeito do registro e controle das receitas e despesas públicas, julgue os itens seguintes.
A execução orçamentária e financeira das entidades contempladas com recursos no orçamento fiscal e no da seguridade social devem ser registradas na modalidade “total” no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).
A respeito do cadastro de fornecedores, julgue o item seguinte.
Para verificação da regularidade dos fornecedores, o servidor do IBAMA deverá consultar o subsistema de cadastramento unificado de fornecedores (SICAF), pertencente ao sistema integrado de administração financeira (SIAFI).
Considerando-se o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), pode-se afirmar:
É um sistema de informações centralizado em Brasília e ligado, por teleprocessamento, aos órgãos do Governo Federal existentes em todo o País e também no Exterior, todavia, por questão de segurança e eficiência, apenas os órgãos da administração direta podem ter acesso a esse Sistema.
O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal, sendo possível identificar, desde sua criação, dentre os seus principais objetivos, os seguintes: prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública; fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal.
O controle social não se realiza apenas com a boa vontade e o interesse dos cidadãos. É necessário que o Estado crie condições, estimule e valorize a participação popular nos processos de acompanhamento, fiscalização e proposição das ações governamentais. Dentre essas condições, estão as ferramentas informacionais do Estado que dão acesso ao público, como:
Em relação ao orçamento público no Brasil, julgue os itens subsequentes.
O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, processa e controla a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos da administração pública direta federal, suas autarquias, fundações e empresas públicas ou sociedades de economia mista contempladas no orçamento fiscal e da seguridade social da União.
Acerca da programação e execução orçamentária e financeira,
julgue os itens a seguir.
A utilização do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), na modalidade de uso total, é obrigatória para os órgãos da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Em referência ao orçamento público, julgue os itens de 56 a 60.
O agente público pode obter no SIAFI as informações que permitem elaborar o balanço geral da União e relatórios de execução do orçamento e de demonstração das contas a serem apresentadas ao Congresso Nacional pelo presidente da República.
Tendo em vista ser o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – Siafi um sistema de caráter transacional, assinale a opção falsa a respeito dos mecanismos de segurança proporcionados por tal sistema no registro das transações.
O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) apresenta a seguinte estrutura:
O Sistema Integrado de Administração Financeira, do Governo Federal (SIAFI), é um sistema informatizado de contabilidade, que registra e controla toda a execução orçamentária, fnanceira e patrimonial, em tempo real. Assinale a alternativa que não corresponde a um objetivo do SIAFI.
No SIAFI o documento utilizado para registrar as operações que envolvem despesas orçamentárias realizadas pela Administração Pública federal, ou seja, o comprometimento de despesa, seu reforço ou anulação, indicando o nome do credor, a especificação e o valor da despesa, bem como a dedução desse valor do saldo da dotação própria é a nota de:
Julgue os itens a seguir, relativos ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).
Entre os principais documentos do SIAFI estão os documentos de arrecadação da receita federal (DARF) eletrônicos, que são os instrumentos de registro de informações acerca da arrecadação de tributos e demais receitas na conta única do Tesouro Nacional, sem trânsito pela rede bancária.
Com relação a programação e execução orçamentária e financeira, julgue os itens subsecutivos. Nesse sentido, considere que as siglas LOA e Siafi, sempre que empregadas, referem-se, respectivamente, a lei orçamentária anual e a sistema integrado de administração financeira.
Devido a complexidade das informações contidas no orçamento, é fundamental o uso de sistemas informatizados para o acompanhamento e controle da execução da LOA, sendo o Siafi o principal sistema de gestão disponível no âmbito federal.
Com relação a programação e execução orçamentária e financeira, julgue os itens subsecutivos. Nesse sentido, considere que as siglas LOA e Siafi, sempre que empregadas, referem-se, respectivamente, a lei orçamentária anual e a sistema integrado de administração financeira.
O Siafi, apesar do uso generalizado, apresenta como desvantagem a falta de unificação dos recursos financeiros do Estado em uma conta única, o que compromete a capacidade dos órgãos em realizar de forma eficiente a execução do orçamento.
A respeito do Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (SIAFI) e da nota fiscal eletrônica (NF-e), julgue os itens seguintes.
Um dos objetivos do SIAFI é a uniformização dos métodos e rotinas de trabalho no que se refere à gestão dos recursos públicos, mantida sob controle centralizado e exclusivo da Secretaria do Tesouro Nacional.
A respeito do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), é INCORRETO afirmar:
Uma vez registrado um documento no SIAFI,não é permitida a sua alteração. A imutabilidade dos documentos permite que sejamacompanhadas todas asmodificações nos dados do sistema e, para a correção ou anulação de um documento já registrado,é necessário que seja incluído um novo documento de forma a retificar o anterior. Esta característica do SIAFI é denominada:
Com relação à segurança do SIAFI,o conjunto de determinadas transações atribuídos a cada Operador,para atender às necessidades de execução e consulta ao Sistema,constitui elemento que é denominado:
Com relação à segurança do SIAFI,o grau de inclusão de dados e a abrangência das consultas feitas pelo usuário no sistema SIAFI,constitui umelemento que é denominado:
O documento cadastrado no SIAFI que gera compromissos de pagamento ou de recebimento,podendo ser de previsão (Nota de Empenho,Contrato, Proposta de Programação Financeira, etc.) ou de Realização (Nota Fiscal, Recibo, Folha de Pagamento, Programação Financeira Aprovada, etc.), denomina-se:
OCPR- Contas a Pagar e a Receber - é um subsistema do SIAFI desenvolvido de forma a otimizar o processo de programação financeira dos órgãos/entidades ligadas ao sistema, proporcionando informações em nível analítico e gerencial do fluxo de caixa. O CPR permite o cadastramento de contratos, notas fiscais, recibos e outros documentos hábeis, cuja contabilização é efetuada por eventos de sistema. O recibo, nota fiscal ou qualquer outro documento (papel), emitido pela unidade ou pelo fornecedor, que será cadastrado no sistema, denomina-se:
O responsável pelo cadastramento e habilitação, no SIAFI, dos operadores a eles vinculados denomina-se:
A responsabilidade do servidor designado por Unidade Gestora Executora para a certificação da existência de documento hábil que comprove a operação e retrate a transação efetuada no SIAFI denomina-se:
Julgue os itens a seguir, relativos ao sistema de planejamento e orçamento federal e aos sistemas de informação em uso no governo federal.
A nota de liquidação é o documento utilizado pelo Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) do governo federal para registrar a apropriação de receitas e despesas, bem como outros atos e fatos administrativos, incluídos os relativos a entidades supervisionadas, associados a eventos contábeis não vinculados a documentos específicos.
Com relação ao orçamento público, julgue os itens subsecutivos.
A execução orçamentária e financeira da receita e da despesa das empresas estatais dependentes deve ser registrada na modalidade parcial do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).
Programação e acompanhamento da execução do orçamento são elementos básicos do planejamento e controle. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.
Entre os objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) estão a promoção do controle diário da execução orçamentária e a disponibilização de meios para agilização da programação financeira.
O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Desde sua criação, o SIAFI tem alcançado satisfatoriamente seus principais objetivos :
a) prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública;
b) fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal;
c) permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os níveis da Administração Pública Federal;
d) padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, sem implicar rigidez ou restrição a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora;
e) permitir o registro contábil dos balancetes dos estados e municípios e de suas supervisionadas;
f) permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas;
g) integrar e compatibilizar as informações no âmbito do Governo Federal;
h) permitir o acompanhamento e a avaliação do uso dos recursos públicos; e
i) proporcionar a transparência dos gastos do Governo Federal.
https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/objetivos
A pegadinha dessa questão foi mudar da forma infinitiva do VERBO.
Há dois dos objetivos incluídos nesse item. Vou reproduzi-los a seguir:
“Promover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública”; e
“Fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal”
Ambos são listados de forma literal como objetivos do SIAFI no website da STN (). Assim, o gabarito só pode ser questão correta.
O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) é uma ferramenta que proporciona instrumentos de análise para a eficácia, eficiência, economicidade e avaliação dos resultados do uso de recursos públicos. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.
Na geração de informações pelo SIC, é feita a extração de dados dos sistemas estruturantes da administração pública federal, tal como o SIAPE, o SIAFI e o SIGPlan.
OSistema de Informações de Custos do Governo Federal – SIC– é um Data Warehouse que se utiliza da extração de dados dos sistemas estruturantes da administração pública federal, tal como SIAPE, SIAFI e SIGPlan, para a geração de informações.
Tem por objetivo subsidiar decisões governamentais e organizacionais que conduzam à alocação mais eficiente do gasto público; sendo essencial para a transformação de paradigmas que existem atualmente na visão estratégica do papel do setor público.
A ferramenta verifica espaços para a melhoria de serviços destinados à população, bem como proporciona instrumentos de análise para a eficácia, a eficiência, a economicidade e a avaliação dos resultados do uso recursos públicos.
Fonte - http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Sistema_Informacao_custos/apresentacao.asp
O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – SIC– é um Data Warehouse que se utiliza da extração de dados dos sistemas estruturantes da administração pública federal, tal como SIAPE, SIAFI e SIGPlan, para a geração de informações. Tem por objetivo subsidiar decisões governamentais e organizacionais que conduzam à alocação mais eficiente do gasto público; sendo essencial para a transformação de paradigmas que existem atualmente na visão estratégica do papel do setor público. A ferramenta verifica espaços para a melhoria de serviços destinados à população, bem como proporciona instrumentos de análise para a eficácia, a eficiência, a economicidade e a avaliação dos resultados do uso recursos públicos. Portanto, a
afirmativa está CERTA!
Prof Gustavo Jubé
Note que essa questão está falando do Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – SIC e não do Sistema de Informações de Custos do Setor Público – SICSP.
O item está correto uma vez que é verdade que o SIC extrai informações de todos os sistemas da administração pública citados.
Gabarito: CERTO
Com relação ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), à Conta Única do Tesouro e ao suprimento de fundos, julgue os itens seguintes.
As conformidades contábil, de operadores e de registro de gestão, que são registradas pela própria unidade gestora, são instrumentos de segurança do SIAFI.
O SIAFI apresenta uma série de métodos e procedimentos para disciplinar o acesso e assegurar a manutenção da integridade dos dados e do próprio sistema. Esta proteção se dá tanto contra utilizações indevidas ou desautoirzadas como eventuais danos que pudessem ser causados aos dados. Assegura-se portanto a confiabilidade dos dados no sistema, sua responsável utilização e a responsabilização dos gestores e usuários que delas dispõe. A segurança do Sistema tem por base os seguintes princípios e instrumentos:
Senha
Para utilizar o SIAFI, os usuários são habilitados formalmente por meio do cadastramento de uma senha SENHA, quando são especificados os perfis e níveis de acesso de cada usuário. Perfil é o conjunto de determinadas transações atribuídos a cada Operador, para atender às necessidades de execução e consulta ao Sistema. Enquanto o nível de acesso determina o grau de inclusão de dados e a abrangência das consultas feitas pelo usuário no sistema SIAFI. Cabe sempre lembrar que o usuário responde integralmente pelo uso do sistema sob a sua senha e obriga-se a cumprir os requisitos de segurança instituídos pela STN, sujeitando-se ás conseqüências das sanções penais ou administrativas cabíveis em decorrência do mau uso.
Conformidade ContábilA uniformidade contábil é registrada pelas unidades setoriais de contabilidade da unidade gestora ou órgão
Conformidade Contábil - conferência da USetorias do que foi registrado pela UG
Conformidade de Operadores - cadastrado pelo própria UG através de operador habilidade pela
Conformidade de Regsitro de Gestão - certificação de ATOS e FATOS da execução FOP e existência de doics. hábeis que comprovem operações
Com relação ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), à Conta Única do Tesouro e ao suprimento de fundos, julgue os itens seguintes.
A Conta Única, administrada pela Secretaria do Tesouro Nacional, é mantida junto ao Banco do Brasil S.A.
Mantida - BACEN
Movimentada - BB (excepcionalmente por outros agentes financeiros quando autorizado pelo Min.da Fazenda)
(Vale ressaltar que a unidade gestora , para movimentar a conta unica, é necessário que integre o SIAFI na modalidade online).
Mantido: BACEN
Operacionalizado: BB
CUT (Fonte Lei 10180/2001)
mantida no BCB
gerida pela STN
operacionalizada pelo BB
Bons estudos.
Com relação ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), à Conta Única do Tesouro e ao suprimento de fundos, julgue os itens seguintes.
Por intermédio do SIAFI, é possível acompanhar a execução orçamentária e financeira da União, dos estados e dos municípios.
O SIAFI é utilizado no âmbito Federal. Nos Estados e Municípios ele se chama SIAFEM e é utilizado por alguns Estados, de forma parcial.
Questão do CESPE, onde o enunciado explica o que SIAFI. Ver questão Q338716
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MJ Prova: Analista Técnico - Administrativo
O SIAFI, que
é responsável pela execução orçamentária e financeira dos recursos públicos do
governo federal e por garantir a integridade da informação inserida na base de
dados, possui regras claras de controles e de auditores contábeis. A respeito
das conformidades no SIAFI, julgue os itens seguintes.
No SIAFI, há mecanismos de segurança de dados que preservam a imutabilidade dos
documentos, ou seja, o sistema não permite a alteração de documento registrado.
Gabarito: Certo
SIAFI - execução FOP FEDERAL
Um dos objetivos do SIAFI é integrar e compatibilizar as informações no âmbito apenas do Governo Federal, e não no âmbito dos governos federal, estadual e municipal.
Professor Sergio Mendes
ERRADO
SIAF = GOVERNO FEDERAL
ESTADOS|MUNICÍPIOS = USAM O CHAMADO DE SIAFEM (ALGUNS ESTADOS USAM FORMA PARCIAL)
Os subsistemas do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) estão organizados por módulos ou grupos. Assinale a alternativa que os apresenta.
Alternativa B.
O funcionamento do sistema é on-line, com operação diária desde 1987. Um detalhe importante é que, para cada exercício, existe um sistema diferente (Siafi 1987, 1988, 1989... até Siafi 2008), o que possibilita comparações, projeções e auditorias relativas a qualquer um dos períodos. Cada um desses sistemas contém uma série de subsistemas, que, por sua vez, estão organizados em módulos, nos quais estão contidas as diversas transações. Os principais grupos de subsistemas do Siafi são: Controle de Haveres e Obrigações, Administração do Sistema, Execução Orçamentária e Financeira, Organização de Tabelas e Recursos Complementares com Aplicação Específica.
Fonte:http://www4.serpro.gov.br/imprensa/publicacoes/tema-1/antigas%20temas/tema_194/materias/siafi
No que se refere ao orçamento público, julgue os itens subsequentes.
Um dos principais objetivos do sistema integrado de administração financeira do governo federal (SIAFI) consiste em permitir o controle da dívida interna e externa, assim como das transferências negociadas.
VAMOS LÁ!!
O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Desde sua criação, o SIAFI tem alcançado satisfatoriamente seus principais objetivos :
a) prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública;
b) fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal;
c) permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os níveis da Administração Pública Federal;
d) padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, sem implicar rigidez ou restrição a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora;
e) permitir o registro contábil dos balancetes dos estados e municípios e de suas supervisionadas;
f) permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas;
g) integrar e compatibilizar as informações no âmbito do Governo Federal;
h) permitir o acompanhamento e a avaliação do uso dos recursos públicos; e
i) proporcionar a transparência dos gastos do Governo Federal
Gab.: CERTO
No que se refere ao orçamento público, julgue os itens subsequentes.
A operacionalização da conta única do Tesouro Nacional é efetuada por meio de documentos registrados no SIAFI.
A movimentação da Conta Única é efetuada por intermédio das UGs integrantes do SIAFI sob a forma de acesso on-line, e occore mediante a utilização de documentos de Entrada e Saída, sendo os documentos de entrada o DARF, a GPS e a GRU e os documentos de saída a OB, GPS, DARF e a GRU.
Fonte: livro de AFO do Augustinho Paludo
Complementando o comentário de nosso amigo "Eu vou tentar, sempre...e acreditar que sou capaz..." essa informação consta no Manual Siafi, macrofunção 020305 - Conta única do Tesouro Nacional (disponível em: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020300/020305)
A operacionalização da Conta Única é efetuada por intermédio do Banco do Brasil S/A, ou excepcionalmente, por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministério da Fazenda.
Em obediência ao mandamento constitucional previsto no parágrafo 3º do art. 164 da Constituição Federal, as disponibilidades de caixa da União serão depositadas no Banco Central do Brasil.
Uma outra questão para ajudar..
Q338730 Prova: CESPE - 2013 - MJ - Analista Técnico - Administrativo
A Conta Única do Tesouro é o mecanismo que permite a movimentação online de recursos financeiros dos órgãos e entidades vinculados ao SIAFI em conta unificada. A respeito dessa conta, julgue os próximos itens.
A operacionalização da Conta Única do Tesouro Nacional é efetuada por meio de documentos registrados nos guichês de caixa do Banco do Brasil S.A. Para os clientes desse banco, o registro pode ser realizado por meio de terminais de autoatendimento e pela Internet.
3 - CONTA ÚNICA DO TESOURO NACIONAL
3.1 - FINALIDADE
3.1.1 - A CONTA ÚNICA do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, é utilizada para registrar a movimentação dos recursos financeiros de responsabilidade dos Órgãos e Entidades da Administração Pública e das pessoas jurídicas de direito privado que façam uso do SIAFI por meio de termo de cooperação técnica firmado com a STN.
3.1.2 - A operacionalização da Conta Única é efetuada por meio de documentos registrados no SIAFI.
Manual do Siafi
CORRETA
A Instrução Normativa STN nº 4, de 31 de julho de 1998 regulamentando o Decreto 93.872/86, o alterou estabelecendo que a Conta Única do Tesouro Nacional, será mantida no Banco Central do Brasil e tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da União a serem movimentadas pelas Unidades Gestoras – UG da Administração Federal, Direta e Indireta e outras entidades integrantes do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, na modalidade “on-line”. Estabeleceu ainda que a operacionalização da Conta Única do Tesouro Nacional será efetuada por intermédio do Banco do Brasil S/A, ou, excepcionalmente, por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministério da Fazenda.
Fonte: professor do Ponto dos Concursos
Certo. A movimentação da Conta Única é efetuada por intermédio das UGs integrantes do SIAFI sob a forma de acesso on-line, e ocorre mediante a utilização de documentos de entrada e saída.
Gabarito: Certo
Falou em "TESOURO NACIONAL" é Sistema de Administração Financeira Federal.
SICAF - CUT
* mantida no BACEN
* gerida pela STN
* operacionalizada pelo BB (excepcionalmente pela CEF - Ex.: GFIP - FGTS)
Bons estudos.
O SIAFI, que é responsável pela execução orçamentária e financeira dos recursos públicos do governo federal e por garantir a integridade da informação inserida na base de dados, possui regras claras de controles e de auditores contábeis. A respeito das conformidades no SIAFI, julgue os itens seguintes.
No SIAFI, há mecanismos de segurança de dados que preservam a imutabilidade dos documentos, ou seja, o sistema não permite a alteração de documento registrado.
Segundo a Instrução Normativa (IN) STN 03, de maio de 2001, em vigor, o SIAFI tem sua segurança baseada em diversos princípios e instrumentos, dentre os quais se destacam a inalterabilidade das informações de todos os documentos incluídos no sistema, após sua contabilização.
Essa informação consta no capítulo V, item 18.9 da IN STN 03/2001.
Disponível em: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/040000/042100/042103/
Integridade e Fidedignidade dos Dados: um vez registrado um documento no sistema, não é permitida a sua alteração. Para a correção ou anulação de um documento já registrado é necessário que seja incluído um novo documento de forma a retificar o anterior.
CORRETA
A segurança do SIAFI tem por base os seguintes princípios e instrumentos:(...) 5. Inalterabilidade dos Documentos
Questão que pode ajudar
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: CGE-PI-Auditor Governamental - Geral
Com relação à Conta Única do Tesouro Nacional e aos instrumentos de segurança do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), julgue os itens a seguir.
Qualquer irregularidade constatada após a contabilização de documento no SIAFI somente poderá ser corrigida por meio da emissão de um novo documento que efetue o acerto.
Gabarito: Certo
Correto
Seguem princípios de segurança do SIAF
> (2DOC)
- conformidade diária
- conf documental
-conf operacional
-conf contábil
>Fidedignidade
>identifica-o dos operários
>inalterabilidade
>mecanismos de segurança
O SIAFI, que é responsável pela execução orçamentária e financeira dos recursos públicos do governo federal e por garantir a integridade da informação inserida na base de dados, possui regras claras de controles e de auditores contábeis. A respeito das conformidades no SIAFI, julgue os itens seguintes.
A conformidade de operadores, cuja responsabilidade é de cada unidade gestora, corresponde a uma rotina de confirmação ou desativação de usuários, que deve ser registrada por usuário da própria unidade gestora, uma vez por mês, em qualquer dia do mês.
Conformidade de operadores: diz respeito a quem está e quem não está com senha ativa no sistema, onde um operador habilitada da UG fica responsável em desabilitar senha de servidores inativos, em férias, demitidos, etc. A senha deverá ser trocada periodicamente e bloqueada automaticamente durante períodos de inatividade.
Conformidade de Operadores: diz respeito a quem está e a quem não está com senha ativa no sistema, onde um operador habilitado da UG procede a confirmação. A não execução da Conformidade de Operadores no mês implica na suspensão dos usuários da UG. Esta rotina de confirmação ou desativação dos usuários, que deve ser realizada por usuário da própria UG, deverá ser feita uma vez por mês, em qualquer dia do mês.
Somente para complementar o comentário do nosso amigo Acreditar sempre, Manual SIAFI 020316
Para realizar à Conformidade de Operadores da UG, devem ser observados os seguintes procedimentos: 3.1.1 - acessar o SIAFI, em qualquer dia do mês, através da transação REGCONFOP.
3.1.2 - assinalar com um "X", em campo específico, os Operadores que deverão ser excluídos do Sistema, confirmando estas exclusões; . 3.1.3 - caso não exista Operador a ser excluído, confirmar a manutenção dos existentes;
3.1.6 - a execução mensal da Conformidade de Operadores é obrigatória para todas as UG. A não execução da Conformidade de Operadores no mês, implica na suspensão temporaria dos usuários da UG.
http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br
Conformidade de Operadores:
- confirmação ou desativação de usuários/senha
- feita pela própria UG via operador credenciado
- 1X por mês, QUALQUER dia do mês
CERTO!!!!
Procedimento:
3.1.1 - acessar o SIAFI, em qualquer dia do mês, através da transação REGCONFOP.
3.1.2 - assinalar com um "X", em campo específico, os Operadores que deverão ser excluídos do Sistema, confirmando estas exclusões; . 3.1.3 - caso não exista Operador a ser excluído, confirmar a manutenção dos existentes;
3.1.6 - a execução mensal da Conformidade de Operadores é obrigatória para todas as UG. A não execução da Conformidade de Operadores no mês, implica na suspensão temporaria dos usuários da UG.
Fonte: manual siafi
O SIAFI, que é responsável pela execução orçamentária e financeira dos recursos públicos do governo federal e por garantir a integridade da informação inserida na base de dados, possui regras claras de controles e de auditores contábeis. A respeito das conformidades no SIAFI, julgue os itens seguintes.
Ao acessar o sistema, o CPF do operador é registrado automaticamente, bem como a data, a hora e o número do terminal utilizado para o acesso. Isso decorre do cumprimento dos requisitos necessários para atendimento à primeira regra de segurança, que é a identificação das operações do usuário.
Primeira regra de segurança... hum... quais são as outras (e qual a ordem delas)?
Caedmo, não tenho a certeza, mas algumas delas são
-INTEGRIDADE E FIDEDIGNIDADE DOS DADOS;
-INALTERABILIDADE DOS DOCUMENTOS;
Podem ocorrer outras, mas não tenho conhecimentos, só conheço estas.
Alguem me corrija se eu estiver errado.
abçcs
SEGURANÇA
O SIAFI apresenta uma série de métodos e procedimentos para disciplinar o acesso e assegurar a manutenção
da integridade dos dados e do próprio sistema. Esta proteção se dá tanto contra utilizações indevidas ou
desautorizadas como eventuais danos que pudessem ser causados aos dados. Assegura-se portanto a
confiabilidade dos dados no sistema, sua responsável utilização e a responsabilização dos gestores e usuários que
delas dispõe. A segurança do Sistema tem por base os seguintes princípios e instrumentos:
1) Senha
2) Conformidade Contábil
3) Conformidade de Operadores
4) Conformidade de Registro de Gestão
5) Inalterabilidade dos Documentos
6) Identificação das Operações do Usuário
7) Integridade e Fidedignidade dos Dados
Fonte: AFO - 3º Encontro - Marcelo Adriano - Alfacon
Identificação do Usuário; assim que o servidor entra no sistema, são registrados automaticamente seu CPF, a hora e de qual terminal foi efetuado o acesso. Objetiva monitorar ações danosas ou fraudulentas executadas utilizando o sistema.
questão passível de anulação, pois a primeira forma de segurança dá-se através da SENHA e não da identificação do CPF do usuário.
SENHA = Identificação
(...) Procedimento que permite identificar os operadores que efetuaram qualquer acesso à sua base de dados, mantendo registrados o número do CPF do operador, a hora e a data de acesso, a UG a que pertence, o número do terminal utilizado e as informações consultadas;
Disponível em: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/pdf/020000/020800/020801
só para complementar
2.5.9 - Todo operador do SIAFI ou do SENHA será identificado pelo número do seu CPF, ao qual será associado um código individual, de conhecimento exclusivo do operador.
2.5.9.1 - No caso de usuário que não possua CPF, será atribuído um código especial em substituição ao mesmo, que também será associado a uma senha, de conhecimento exclusivo do operador.
fontes: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020800/020801/
Gabarito: Certo
Hum, pensei que a primeira regra fosse a identificação do usuário, e não a das operações dele. Confuso!
Consultado em 07/06/17
2.5.1 - O SIAFI tem sua segurança baseada nos seguintes princípios e instrumentos:
2.5.1.1 - Sistema de Segurança, Navegação e Habilitação do SIAFI - SENHA que permite a autorização de acesso aos dados do SIAFI, estabelecendo diferentes níveis desse acesso às suas informações;
2.5.1.2 - Fidedignidade dos dados inseridos no sistema, por parte de seus usuários;
2.5.1.3 - Conformidade Diária, a ser realizada pelos titulares das UG, ou por operadores por eles indicados;
2.5.1.4 - Conformidade de Operadores, a ser realizada pelos titulares das UG, ou por operadores por eles indicados;
2.5.1.5 - Conformidade Documental, a ser realizada pelos titulares das UG, ou por operadores por eles indicados;
2.5.1.6 - Conformidade Contábil a ser realizada pelas UG Setoriais de Contabilidade, visando validar os valores registrados no SIAFI;
2.5.1.7 - Procedimento que permite identificar os operadores que efetuaram qualquer acesso à sua base de dados, mantendo registrados o número do CPF do operador, a hora e a data de acesso, a UG a que pertence, o número do terminal utilizado e as informações consultadas;
2.5.1.8 - Mecanismo de segurança, sob a responsabilidade do SERPRO, destinado a manter a integridade dos dados do Sistema; e
2.5.1.9 - Inalterabilidade das informações de todos os documentos incluídos no SIAFI, após sua contabilização.
Fonte: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020800/020801/
O SIAFI, que é responsável pela execução orçamentária e financeira dos recursos públicos do governo federal e por garantir a integridade da informação inserida na base de dados, possui regras claras de controles e de auditores contábeis. A respeito das conformidades no SIAFI, julgue os itens seguintes.
A ausência da conformidade de controle documental ou o registro de atos e fatos da gestão com restrição da conformidade de controle documental implica o registro de conformidade contábil com restrição
Desculpe mas ainda nao entendi o erro da questao? Alguem me ajuda?
A falta de registro, pela Unidade Gestora (UG), da conformidade de Registro de Gestão causa a conformidade contábil com restrição.
A ausência de conformidade de registro de gestão não gera Conformidade de qualquer espécie.
Fonte: Administração Financeira e Orçamentária, Sérgio Mendes, página 387.
Galera,
Acredito que o erro esteja na expressão "conformidade de controle documental". Segue texto da questão:
"A ausência da conformidade de controle documental ou o registro de atos e fatos da gestão com restrição da conformidade de controle documental implica o registro de conformidade contábil com restrição."
A IN STN 6/07, traz o seguinte:
Art. 7º A Conformidade dos Registros de Gestão tem como finalidade:
I – verificar se os registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial efetuados pela Unidade Gestora Executora foram realizados em observância às normas vigentes; e
II – a existência de documentação que suporte as operações registradas.
Parágrafo único. A Conformidade dos Registros de Gestão abrange as conformidades diárias e documental.
Não existe a tal conformidade de controle documental. Existe sim a Conformidade dos Registros de Gestão.
Logo, acho que o erro está nos termos empregados.
O cespe é f.......
Espero ter ajudado.
Questão: A ausência da conformidade de controle documental ou o registro de atos e fatos da gestão com restrição da conformidade de controle documental implica o registro de conformidade contábil com restrição?
> A Conformidade Contábil registra a ausência ou incidência de OCORRÊNCIAS.
> Já a RESTRIÇÂO é objeto de conferência da Conformidade de Registro de Gestão.
020314 - CONFORMIDADE DE REGISTRO DE GESTÃO
2 - APRESENTAÇÃO
2.1 - Consiste na certificação dos registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial incluídos no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI e da existência de documentos hábeis que comprovem as operações.
2.3 - A conferencia efetuada pode ter como resultado uma das seguintes situações:
2.3.1 - SEM RESTRICAO - quando a documentação comprovar de forma fidedigna os atos de gestão realizados;
2.3.2 - COM RESTRICAO - nas seguintes situações:
(...)
020315 - CONFORMIDADE CONTÁBIL
2 – APRESENTAÇÃO
2.1 - DEFINIÇÕES
2.1.1 - A Conformidade Contábil dos atos e fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial consiste na certificação dos demonstrativos contábeis gerados pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).
4 – PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DA CONFORMIDADE CONTÁBIL
4.1 – AUSÊNCIA OU INCIDÊNCIA DE OCORRÊNCIAS CONTÁBEIS
4.1.1 - A Conformidade Contábil registrará a ausência ou incidência de OCORRÊNCIAS e se dará da seguinte forma:
4.1.1.1 - SEM OCORRÊNCIA - quando observadas as seguintes situações, cumulativamente:
(...)
4.1.1.2 - COM OCORRÊNCIA - será registrada caso seja observada, pelo menos uma das seguintes situações:
(...)
4.1.1.2.5 – falta de registro no Siafi ou a existência de restrições registradas na Conformidade de Registros de Gestão, nos dias em que ocorreram lançamentos contábeis na UG;
020315 - CONFORMIDADE CONTÁBIL
http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020300/020315
020314 - CONFORMIDADE DE REGISTRO DE GESTÃO
http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020300/020314
ERRADO
A ausência da conformidade de controle documental ou o registro de atos e fatos da gestão com restrição da conformidade de controle documental implica o registro de conformidade contábil com restrição
MANUAL DO SIAFI:
Art. 12 A ausência ou o registro com restrição da Conformidade dos Registros de Gestão implicará o registro de Conformidade Contábil com restrição.
O artigo em questão não cita controle documental, mas tão somente ausência da conformidade dos registros de gestão.
O erro está no final da sentença: conformidade contábil com restrição
o correto seria conformidade de registro de gestão com restrição
Ficaria certo assim:
A ausência da conformidade de controle documental ou o registro de atos e fatos da gestão com restrição da conformidade de controle documental implica o registro de conformidade de registro de gestão com restrição
Conforme o art. 7º, parágrafo único da Instrução Normativa STN nº 6 de 31/10/2007, a conformidade dos Registros de Gestão abrange as conformidades diárias e documental. Isso porque, por meio da Conformidade dos Registros de Gestão, verifica-se a existência de documentos hábeis que comprovem as operações. Portanto, o erro está no final da sentença: conformidade contábil com restrição. O correto seria conformidade de registro de gestão com restrição.
Texto da InstruçãoNormativa STN nº 6 de 31/10/2007:
Art. 1º A Conformidade Contábil dos atos e fatosda gestão orçamentária, financeira e patrimonial consiste na certificação dosdemonstrativos contábeis gerados pelo Sistema Integrado de Administração Financeirado Governo Federal - SIAFI, decorrentes dos registros da execução orçamentária,financeira e patrimonial.
Art. 6º A Conformidade dos Registros de Gestãoconsiste na certificação dos registros dos atos e fatos de execuçãoorçamentária, financeira e patrimonial incluídos no Sistema Integrado deAdministração Financeira do Governo Federal - SIAFI e da existência dedocumentos hábeis que comprovem as operações.
Art. 12. A ausência ou o registro com restrição da Conformidade dos Registros de Gestão implicará o registro de Conformidade Contábil com restrição.
Por fim, convém ressaltar que, conforme o Manual do SIAFI, existe também a Conformidade de Operadores:
"A Conformidade de Operadores, que integra o processo de gerenciamento deacesso e segurança do sistema tem por objetivo automatizar a rotina periódica deconfirmação ou desativação de usuários pela própria UG, através de seu OperadorRepresentante ou Substituto."
O examinador fez bagunça nas palavras pra confundir tudo. Vejamos:A conferência efetuada pode ter como resultado uma das seguintes situações:
SEM RESTRICAO - quando a documentação comprovar de forma fidedigna os atos de gestão realizados; COM RESTRICAO - nas seguintes situações: -- quando a documentação não comprovar de forma fidedigna os atos e fatos de gestão realizados; -- quando da inexistência da documentação que dê suporte aos registros Efetuados; -- quando o registro não espelhar os atos e fatos de gestão realizados, e não for corrigida pelo responsável; e -- quando ocorrerem registros não autorizados pelos responsáveis por atos e fatos de gestão.
Vejam que não há nada de " ausência da conformidade de controle documental ou o registro de atos e fatos da gestão com restrição da conformidade ". oO
Fonte: Manual do SIAFI
- ERRADA -
O examinador muito estressado, procurando o que fazer...decidiu trocar o art. 5º (registro de conformidade contábil) pelo art. 11º (conformidade dos registros de gestão), de tal modo que a redação correta para o enunciado seria:
"A ausência da conformidade de controle documental ou a falta do registro, pela UG, da Conformidade de Registros de Gestão, implica o registro de conformidade contábil com restrição." Vejam lá a resposta no Art. 5, §2º, I.
Desatando os nós...
Agora, o Art. 11 diz que a Conformidade dos Registros de Gestão poderá ser registrada da seguinte forma:
COM RESTRIÇÃO – nas seguintes situações:
I – quando a documentação não comprovar de forma fidedigna os atos e fatos de gestão realizados;
II – quando da inexistência da documentação que dê suporte aos registros efetuados;
III – quando o registro não espelhar os atos e fatos de gestão realizados, e não for corrigida pelo responsável; e
IV – quando ocorrerem registros não autorizados pelos responsáveis por atos e fatos de gestão.
Observe que o registro de atos e fatos da gestão com restrição da conformidade de controle documental NÃO implica o registro de
conformidade contábil com restrição. Até porque o inciso IV diz que é só quando não autorizados, o que já invalidaria, mesmo se o enunciado fosse sobre essa parte, mas não é! É sobre o registro de conformidade contábil, lá do art. 5º!
Esse artigo 11 fala apenas das possibilidades de registro da Conformidade dos Registros de Gestão, que abrange as conformidades: diária e documental. Porém, a Conformidade Contábil, como vimos no art. 5º, abrange também a
Conformidade dos Registros de Gestão.
Fonte: IN 06/2007 STN
Avante!
Ausência de controle documental OU ausência de registro da Condormidade de Registro = RESTRIÇÃO
Conformidade de REGISTROS de GESTÃO: Atos e Fatos;
Conformidade CONTÁBIL: Registros contábeis.
Ou seja : ausência de registro de gestão implica já , registro contábil com restrição !!!
Não há " ausência de controle documental " na lei !!!!
By SnowMan
ERRADO
CONFORMIDADE DE REGISTRO DE GESTÃO = RESULTADO COM RESTRIÇÃO OU SEM RESTRIÇÃO
CONFORMIDADE CONTÁBIL = RESULTADO COM OCORRÊNCIA OU SEM OCORRÊNCIA
ERRADO,
Em síntese, conformidade de regristro de GESTÃO podem resultar em situações COM RESTRIÇÃO ou SEM RESTRIÇÃO.
Basicamente, uma RESTRIÇÃO ocorre quando NÃO HOUVER DOCUMENTOS QUE DÊEM SUPORTE AOS REGISTROS EFETUADOS ou se existir documentação que NÃO COMPROVE DE FORMA FIDEDIGNA OS ATOS E FATOS DE GESTÃO REALIZADOS.
Por outro lado, a conformida CONTÁBIL registratrará a ausência ou incidência de OCORRÊNCIAS. Dessa maneira, pode resultar em registros COM OCORRÊNCIA ou SEM OCORRÊNCIA. Basicamente, a ocorrência é resultado de registros contábeis inapropriados ou a existência de RESTRIÇÕES.
Portanto, quando a CONFORMIDADE DE GESTÃO registrar um RESTRIÇÃO, então, NECESSARIAMENTE, a conformidade CONTÁBIL fará o registro de uma OCORRÊNCIA. Ademais, a conformidade de gestão implica na conformidade contábil.