RESOLUÇÃO conforme o CPC 16:
→ A. Os gastos com armazenamento após a conclusão do produto são incluídos no custo dos estoques até a sua venda.
RESPOSTA: a assertiva ERRA, uma vez que, segundo o item 16 C, "não são incluídos no custo dos estoques e são reconhecidos como despesa do período em que são incorridos gastos com armazenamento, a menos que sejam necessários ao processo produtivo entre uma e outra fase de produção;
→ B. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos, exceto os recuperáveis, bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais e abatimentos devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.
RESPOSTA: a assertiva ACERTA, uma vez que, segundo o item 11 afirma, "O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição".
→ C. O valor anormal de desperdício de materiais, mão de obra ou outros insumos de produção são incluídos no custo dos estoques.
RESPOSTA: a assertiva ERRA, uma vez que, segundo o item 16 A, "não são incluídos no custo dos estoques e são reconhecidos como despesa do período em que são incorridos o valore anormal de desperdício de materiais, mão-de-obra ou outros insumos de produção".
→ D. Outros custos que não de aquisição, nem de transformação devem ser excluídos nos custos dos estoques, somente na medida que sejam incorridos para colocar os estoques no seu local e condições atuais.
RESPOSTA: a assertiva ERRA, uma vez que, segundo o item 15, "Outros custos que não de aquisição nem de transformação devem ser incluídos nos custos dos estoques somente na medida em que sejam incorridos para colocar os estoques no seu local e na sua condição atuais".
→ E. Os custos de transformação de estoques excluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta, também excluem a alocação sistemática de custos indiretos, fixos e variáveis.
RESPOSTA: a assertiva ERRA, uma vez que, segundo o item 12, "Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta. Também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados".
Gabarito: Letra B.
A ERRADO, de acordo com a NBC TG 16( R2)- 16. Exemplos de itens não-incluídos no custo dos estoques e reconhecidos como despesa do período em que são incorridos:
(b) gastos com armazenamento, a menos que sejam necessários ao processo produtivo entre uma e outra fase de produção;
B - CORRETO, de acordo com a NBC TG 16( R2), 11. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis perante o fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição
C- ERRADO, de acordo com a NBC TG 16( R2) 16. Exemplos de itens não-incluídos no custo dos estoques e reconhecidos como despesa do período em que são incorridos:
(a) valor anormal de desperdício de materiais, mão-de-obra ou outros insumos de produção;
D - ERRADO, de acordo com a NBC TG 16( R2) 15. Outros custos que não de aquisição nem de transformação devem ser incluídos nos custos dos estoques somente na medida em que sejam incorridos para colocar os estoques no seu local e na sua condição atuais. Por exemplo, pode ser apropriado incluir no custo dos estoques gastos gerais que não sejam de produção ou os custos de desenho de produtos para clientes específicos.
E - ERRADO, de acordo com a NBC TG 16( R2) 12. Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta. Também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados