B
Diagnóstico Estratégico“Afinal de contas, onde eu estou?”. Nesta fase, a sua primeira função será a de responder a respectiva pergunta. Mas preste atenção, pois é imprescindível que o seu diagnóstico seja o mais realista, completo e impessoal possível.
Missão da empresa A missão é uma declaração sobre a razão de ser da empresa: o que é, qual seu propósito e como pretende atuar. Representa sua identidade, portanto, traduz o sistema de valores, sendo duradoura e atemporal.
Instrumentos Prescritivos e Quantitativos Dentre os diversos instrumentos prescritivos existentes, os mais conhecidos e utilizados pelos gestores são:
- Objetivos Estratégicos Em termos resumidos, pode-se dizer que são os fins ou estados futuros que se deseja alcançar por meio da aplicação de recursos.
- Metas Trata-se de um nível de desempenho que deve ser medido e realizado dentro de um determinado prazo, para o alcance do objetivo ou da missão. Exemplo: aumentar em 5% o número de unidades franqueadas nos próximos dois anos.
Controle e Avaliação É nesta fase que se verifica o andamento do Planejamento Estratégico e das ações da empresa rumo à situação desejada. Afinal de contas, a empresa está caminhando em direção ao que foi previamente planejado? São necessários quais ajustes?