-
A questão cobrou conhecimento sobre as Teorias Administrativas e seus idealizadores.
A teoria que preconizava o incentivo financeiro/ salarial dos empregados para o aumento da produtividade era a Escola da Administração Clássica. Aliais, esse era um dos fundamentos da ORT- Organização Racional do Trabalho (Chiavenato, 2014):
1. Análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos. 2. Estudo da fadiga humana. 3. Divisão do trabalho e especialização do operário. 4. Desenho de cargos e de tarefas. 5. Incentivos salariais e prêmios de produção. 6. Conceito de homo economicus. 7. Condições ambientais de trabalho. 8. Padronização.
Agora, identificaremos qual dos teóricos citados abaixo propôs tal teoria:
A) INCORRETA. Peter Drucker foi um expoente da Teoria Neoclássica.
B) INCORRETA. Mary Parker Follett é considerada uma autora clássica, apesar disso, introduziu a psicologia na Administração e é considerada também como uma autora de transição (entre a teoria clássica e a de relações humanas)
C) INCORRETA. Lyndall Urwick foi um divulgador da Teoria Clássica (Fayol)
D) INCORRETA. Henry Fayol foi o teórico da Teoria Clássica que enfatizava na estrutura organizacional e nos princípios gerais da administração.
E) CORRETA. Frederick Taylor foi o pai da Escola da Administração Científica que defendia o incentivo salarial como forma de incentivo para o aumento da produtividade dos operários (Homem econômico)
Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA "E".
-
GABARITO LETRA E
*Taylor enfocava o estudo dos tempos e movimentos dos empregados como forma de melhorar o desempenho do chão de fábrica.
*Os métodos científicos ficaram conhecida como Organização Racional do Trabalho (ORT), que tem os seguintes fundamentos: (princípios da ORT).
1. Análise do trabalho em si e estudo dos tempos e movimentos:
2. Estudo da fadiga humana:
3. Divisão do trabalho e especialização do trabalhador:
4. Desenho de cargos e tarefas:
5. Incentivos e prêmios salariais por produção:
6. A ideia do Homo Economicus: esse conceito estabelece que o homem é um animal “econômico”, ou seja, trabalha apenas em troca de recompensas financeiras para que possa viver a sua vida.
7. O ambiente de trabalho:
8. Padronização:
-
É a identidade de interesses proposta por Taylor.
-
Gabarito: item E
A Administração Científica de Taylor preconizava a remuneração baseada na produção, especialização , divisão do trabalho e convergência entre os interesses da empresa e os interesses dos operários.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Material QC
Qualquer erro podem avisar no privado!
Namastê
-
-
Frederick Winslow Taylor (1856-1915), engenheiro americano, é considerado o fundador da Teoria da Administração Científica ou Taylorismo
"É uma teoria que possui ênfase nas Tarefas e aTividades execuTadas pelos operários, tendo como principal objetivo a racionalização do Trabalho produtivo no nível operacional." (Ibfc Q1134551)
Taylor = Tem in$entivo $alarial