SóProvas


ID
3858868
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Instalada desde 30 de novembro de 2013, a loja da Havan de Ribeirão Preto não tem a réplica da Estátuada Liberdade como ocorre em várias unidades espalhas pelo Brasil.

Em cidades como São Paulo-SP e Ribeirão Preto-SP a proibição de propaganda em áreas externas da cidade são aparados por leis municipais. Em algumas dessas cidades, um tipo de propaganda continua presente nas áreas externas. A Lei Cidade Limpa abriu a possibilidade de veiculação de anúncios publicitários em mobiliário urbano – conjunto de elementos autorizados a ocupar o espaço público mediante concessão e instalados direta ou indiretamente pela administração municipal.

Com essas características, analise as afirmativas abaixo.

I. abrigos de ônibus e de táxi.

II. lixeiras; caixas de correio.

III. relógios de rua.

IV. bancas de jornais e revistas.

V. protetores de árvores; cabines de segurança e informação.

Sobre elementos de mobiliário urbano, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Lei Cidade Limpa, como é chamada comumente a legislação que trata da ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana, é uma realidade em muitos municípios brasileiros, como São Paulo, Ribeirão Preto e Piracicaba. Tem como principais objetivos conferir um novo olhar para os espaços públicos, os patrimônios históricos e as edificações na cidade e reduzir a poluição visual e a degradação ambiental.

    Podemos destacar três aspectos dessa lei: a proibição de publicidade em alguns pontos (como em muros dos lotes e em ônibus); a padronização da comunicação visual em estabelecimentos em geral (como comércios e empresas); e a veiculação de anúncios publicitários em mobiliário urbano (elementos autorizados a ocupar o espaço público mediante concessão e instalados direta ou indiretamente pela administração municipal).

    Vamos analisar as assertivas e identificar qual(is) são consideradas mobiliário urbano:

    I – Certo. Abrigos de ônibus e de táxi.

    II – Certo. Lixeiras e caixas de correio.

    III – Certo. Relógios de rua.

    IV – Certo. Bancas de jornais e revistas.

    V – Certo. Protetores de árvores; cabines de segurança e informação.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a alternativa E é a certa, ou seja, as assertivas I, II, III, IV e V são consideradas mobiliários urbanos.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Lei Nº 14.223, de 26 de Setembro de 2006. Disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/lei_14_223_1254941069.pdf. Acesso: Agosto de 2021.