SóProvas


ID
3858964
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No ano de 2019, o Banco Central reduziu o depósito compulsório dos bancos comerciais de 33% para 31%. Diante do ocorrido, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior a taxa de juros, maior é o incentivo das pessoas deixarem seu dinheiro parado numa aplicação financeira. E, por outro lado, quanto menor a taxa de juros, maior é o incentivo das pessoas para consumirem mais, produzirem mais, aumentarem suas empresas, contratarem mais pessoas. 

    Por definição, spread bancário é a diferença entre os juros que os bancos pagam quando você investe seu dinheiro, Além da diferença entre a remuneração que o banco paga para captar um recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar o dinheiro, cinco grandes custos estão embutidos e formam o spread bancário, interferindo em seu valor final. São eles: inadimplência; lucro; impostos diretos; compulsórios e encargos; e o custo administrativo.

    O que torna o spread tão alto?

    inadimplência; Concentração bancária; Juros e inflação; Carga tributária; e Crédito bancário.

    É possível o spread diminuir?

    Abrir o mercado, reduzir o compulsório, gerar maior transparência no mercado de empréstimo, criar leis mais claras em relação aos devedores de liquidação de bens de garantias são alguns dos caminhos que podem contribuir para essa redução do spread.

  • Redução do compulsório = política expansionista (bancos emprestam mais)
  • A redução da taxa do depósito compulsório liberou mais dinheiro para concessão de empréstimos por parte Bancos Comerciais aos seus clientes.

  • ALTERNATIVA A – ERRADA

    Quando o BC diminui a taxa de depósito compulsório significa que os bancos passam a ter mais recursos disponíveis para emprestar. Com mais dinheiro disponível, os juros bancários reduzem.

    ALTERNATIVA B – ERRADA

    A fórmula mais básica para encontrar o valor do multiplicador monetário é a seguinte:

    M = 1 / R

    M sendo o próprio multiplicador monetário

    R sendo taxa do depósito compulsório

    Ou seja, o multiplicador bancário, como também pode ser chamado, é o inverso da taxa compulsória.

    ALTERNATIVA C – ERRADA

    Ao controlar o crédito disponível no mercado, o compulsório acaba influenciando as taxas de juros — e, consequentemente o nível do spread bancário. Quanto maior for a reserva exigida pelo BC, maiores tendem a ser as taxas praticadas. Ou seja, se o BC diminui o compulsório, ocorre uma redução no spread bancário.

    ALTERNATIVA D – CERTA

    Exatamente isto! Quando uma pessoa vai a um banco e realiza um depósito, parte do valor é recolhido pela instituição financeira no Banco Central na forma de um depósito compulsório.

    O recolhimento compulsório é mais um dos mecanismos que o Banco Central (BC) tem à disposição na sua caixa de ferramentas na manutenção da estabilidade financeira e de combate à inflação. Trata-se de parcela do dinheiro dos correntistas que os bancos são obrigados a manter depositada no BC.

    Dessa forma, quando o BC reduz a taxa de depósito compulsório, significa que os bancos são obrigados a reter uma parcela menor de dinheiro depositada no BC, o que ocasiona em mais recursos disponíveis para os bancos.

    ALTERNATIVA E – ERRADA

    Conforme já explicado, a decisão do BC afeta diretamente os bancos comerciais, uma vez que lhes propicia mais recursos monetários disponíveis para concessão de empréstimos.

    Fonte: comentário do professor, Gran Cursos.

  • "O que é depósito compulsório e qual seu papel na economia?

    https://blog.nubank.com.br/deposito-compulsorio-o-que-e/

  • Recolhimentos compulsórios:

    https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/recolhimentoscompulsorios

  • Quando um banco recebe dinheiro de algum cliente, pode ser tanto na conta corrente quanto na poupança, ou até mesmo em um CDB, parte desse dinheiro deve ser depositada junto ao Banco Central. ... Essa transferência obrigatória se chama Depósito Compulsório.

    Funciona assim: Desposito Compulsório - Atual é de 20% vai para o BACEN. Cogita-se reduzir para 17%.

    EX: Depositou 100 no Banco: 20 reais vai para o Bacen - O banco ( Instituição Financeira) pode emprestar 80.

    Quanto menos a (IF) tiver de pagar ao BACEN mais ela poderá emprestar.

    Resposta LETRA D

    A redução da taxa do depósito compulsório liberou mais dinheiro para concessão de empréstimos por parte Bancos Comerciais aos seus clientes.