SóProvas


ID
3859249
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Depois de atrair o candidato e consumar a contratação, é necessário desenvolver políticas que atendam o proposto no processo de seleção e atrelar as responsabilidades do cargo. Para promover a manutenção do funcionário na empresa, frente às demandas por eles impostas, uma boa maneira é procurar desenvolvê-lo em suas atividades. Para os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Rotação de cargos. Significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades.
( ) Atribuição de comissões. Significa uma oportunidade para a pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de decisões, aprender pela absorção dos outros e pesquisar problemas específicos da organização.
( ) Estudo de casos. É um método de desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser problema real e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão.
( ) Treinamento fora da empresa. Uma recente tendência é a utilização de treinamento externo, muitas vezes relacionado com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da organização e que precisam ser obtidos fora dela.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Métodos de desenvolvimento de pessoas- cargo atual

    Rotação de cargos

    Posição de assessoria

    Aprendizagem prática

    Atribuição de comissões

    Participação em seminários externos

    Exercícios de simulação

    Treinamento fora da empresa

    Estudo de casos

    Jogos de empresas

    Centros de desenvolvimento internos

    Rotação de cargos

  • Os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual são:

    Rotação de cargos: refere-se à movimentação das pessoas em várias posições na organização, no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades, podendo ser vertical, nos casos de promoção, ou horizontal, com transferência para outra área.

    Atribuição de comissões: oferece oportunidade para o funcionário participar de comissões de trabalho – compartilhar das tomadas de decisões, aprender pela observação dos outros e pesquisar problemas específicos da organização.

    Estudo de casos: é um método de desenvolvimento em que a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido.

    Treinamento fora da empresa: está relacionado com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da organização e que precisam ser obtidos fora dela.

    Chiavenato.

  • Para ser respondida corretamente, a questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre alguns métodos de desenvolvimento de pessoas. Sabendo qual o assunto, vamos marcar V ou F para as afirmativas apresentadas.

    A banca extraiu os métodos a seguir do livro "Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações", do Chiavenato. Ressalto que, por ter praticamente reescrito os conceitos do livro, não farei observações adicionais. Dito isso, vamos lá.

    (V) Rotação de cargos: significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades.

    (V) Atribuição de comissões: significa uma oportunidade para a pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de decisões, aprender pela observação/absorção e pesquisar problemas específicos da organização.

    (V) Estudo de casos: é um método de desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser problema real e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão.

    (V) Treinamento fora da empresa: uma recente tendência é a utilização de treinamento externo, muitas vezes relacionado com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da organização e que precisam ser obtidos fora dela.

    Observamos que a alternativa que corresponde ao julgamento feiro acima é a que indica todas as afirmações como verdadeiras, "D".

    GABARITO: D

    Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.