SóProvas


ID
3859303
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a RDC-50, no caso de falha no abastecimento de energia, assinale a alternativa que apresenta em quanto tempo deverá ser restabelecida a fonte de alimentação das Luminárias Cirúrgicas no Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS)

Alternativas
Comentários
  • A RDC-50 indica que a NBR 13.534 divide as instalações de emergência em 3 classes, de acordo com o tempo de restabelecimento da alimentação. São elas:

    • Classe 0.5: fonte capaz de assumir automaticamente o suprimento de energia em no máximo 0,5 s e mantê-la por no mínimo 1 h. Essa classe destina-se à alimentação de luminárias cirúrgicas.
    • Classe 15: equipamentos eletro-médicos utilizados em procedimentos cirúrgicos, sustentação de vida (p. ex. equipamentos de ventilação mecânica) e aqueles integrados ao suprimento de gases devem ter sua alimentação chaveada automaticamente para a fonte de emergência em no máximo 15 s, quando a rede elétrica acusar queda superior a 10% do valor nominal por um período superior a 3 s devendo garantir o suprimento por 24 horas.
    • Classe > 15: equipamentos eletro-eletrônicos não ligados diretamente a pacientes, como por exemplo, equipamentos de lavanderia, esterilização de materiais e sistemas de descarte de resíduos, admitem um chaveamento automático ou manual para a fonte de emergência em um período superior a 15 s, devendo garantir o suprimento por no mínimo 24 h.