SóProvas


ID
3859378
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Analise as seguintes afirmações abordando a proteção digital de sistemas elétricos de potência.

I. O emprego de um relé de sobrecorrente é suficiente para garantir a operação adequada da proteção de qualquer linha de transmissão, embora outros tipos de proteção sejam instalados como retaguarda.
II. O emprego da proteção diferencial é limitado pelas dimensões físicas do elemento protegido, de forma que não é possível proteger uma linha de transmissão utilizando a lógica diferencial.
III. Os transformadores de corrente e de potencial são empregados nos sistemas de proteção de sistemas elétricos de potência para redução da magnitude das correntes e tensões, respectivamente.

Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • não * não * não = não kkk

    questão horrível.

    (I) um relé não é suficiente para proteger uma LT, FALSO

    (II) rele diferencial não depende dos limitadores físicos FALSO

    (III) TP e TC diminui as grandezas VERDADEIRO

  • Analisando as afirmativas:

    I. O emprego de um relé de sobrecorrente é suficiente para garantir a operação adequada da proteção de qualquer linha de transmissão, embora outros tipos de proteção sejam instalados como retaguarda. (Para linhas radiais o emprego do relé de sobrecorrente é suficiente entretanto para linhas de interligação é necessário o elemento direcional para melhor coordenação da atuação dos disjuntores, ou seja, para que seja evitada a atuação em faltas fora da linha.)

    II. O emprego da proteção diferencial é limitado pelas dimensões físicas do elemento protegido, de forma que não é possível proteger uma linha de transmissão utilizando a lógica diferencial. (É possível sim utilizar a lógica de proteção diferencial mesmo para linhas de longas distâncias através do emprego de fibra ótica.)

    III. Os transformadores de corrente e de potencial são empregados nos sistemas de proteção de sistemas elétricos de potência para redução da magnitude das correntes e tensões, respectivamente. (Alternativa correta.)