SóProvas



Questões de Transmissão


ID
191890
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre linhas de transmissão de Corrente Contínua em Alta Tensão (CCAT), analise as afirmações a seguir.

I - É possível fazer a interconexão entre dois sistemas de corrente alternada de frequências diferentes por meio de elo de corrente contínua.

II - Os condutores aéreos de uma linha de transmissão de um sistema CCAT têm um maior custo em relação aos condutores aéreos de uma linha equivalente em corrente alternada.

III - É possível interligar sistemas de corrente alternada de mesma frequência, porém assíncronos, por meio de elo de corrente contínua.

IV - Se um elo de corrente contínua bipolar de dois condutores, um positivo e outro negativo, utilizar conversores de doze pulsos, em cada terminal existem, por conseguinte, dois conversores de seis pulsos de mesma tensão nominal ligados em paralelo.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O escoamento da energia de Itaipu para o sistema interligado brasileiro, a partir dasubestação de Foz do Iguaçu no Paraná, é realizado por Furnas Copel. A energia em 50 Hz utiliza o sistema de corrente contínua de Furnas (Elo CC) e a energia em 60 Hzutiliza o sistema de 765 kV de Furnas e o sistema de 525 kV da Copel.   

    Sistema de Corrente Contínua - Furnas

    O Elo de Corrente Contínua tornou-se necessário porque a energia produzida no setorde 50 Hz de Itaipu não pode se integrar diretamente ao sistema brasileiro, onde afrequência é 60 Hz. A energia produzida em 50 Hz em corrente alternada éconvertida para corrente contínua e escoada até Ibiúna (SP), onde será convertidanovamente para corrente alternada, mas agora em 60 Hz.

    O sistema de transmissão é formado por duas linhas de ±600 kV, com extensão deaproximadamente 810 km, entre as subestações de Foz do Iguaçu (PR) e Ibiuna (SP). Aconversão CA/CC é feita através de oito conversores em cada subestação, cada doisformando um polo, que compõem os dois bipolos em ±600 kV, sendo transmissãorealizada através de quatro linhas, uma em cada polo. Esse sistema começou a operarem 1984.

    Sistema de Corrente Alternada - Furnas

    Esse sistema leva a energia produzida pelo setor de 60 Hz de Itaipu (frequênciabrasileira) para a proximidade do centro de consumo da região Sudeste do Brasil e,embora apelidado de 750 kV, sua tensão de transmissão é de 765 kV. O sistema écomposto de três linhas de transmissão entre as subestações de Foz do Iguaçu eTijuco Preto (SP), na região metropolitana de São Paulo, cada uma com extensão deaproximadamente 900 km.

    Em Tijuco Preto existem sete transformadores, para 500 kV e 345 kV, de forma adiversificar a sua distribuição. Ao longo do sistema existem ainda duas outrassubestações, a de Ivaiporã (PR) e a de Itaberá (SP). Em Ivaiporã há conexão com aregião Sul do Brasil através de transformadores para 500 kV, o que permite aotimização da geração de energia no sistema em função da disponibilidadeenergética. Ora o fluxo de energia nesses transformadores vai em direção ao Sul oraem direção ao Sudeste. Iniciou sua operação em 1986 e, até hoje, é o sistema detransmissão de tensão mais elevada existente no Brasil.

    Cada linha é constituída por cerca de 2 mil torres de transmissão. As linhas decorrentes contínuas têm uma perda de energia menor do que as de correntealternada em linhas muito longas.


ID
191893
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para a otimização da capacidade de transmissão de energia elétrica, um novo dispositivo baseado em eletrônica de potência, conhecido como FACTS (Flexible Alternating Current Transmission Systems ou Sistema Flexível de Transmissão em Corrente Alternada), veio permitir uma maior flexibilidade na operação e controle de sistemas de potência. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.

I - Os sistemas de potência com equipamento FACTS poderão ser aceitos pelas empresas de geração e transmissão de energia elétrica se sua utilidade for comprovada por uma redução de custos e/ou um aumento na segurança de operação.

II - O dispositivo FACTS deve ser aplicado somente na compensação em paralelo de potência reativa na linha de transmissão, possibilitando o aumento da potência transmitida.

III - O dispositivo FACTS pode ser aplicado em compensação, série e paralelo de potência reativa, em linhas de transmissão.

IV - Quando a utilização tradicional de bancos de capacitores e reatores não for suficiente para resolver problemas de potência reativa ou regulação de tensão nas linhas de transmissão, o uso correto do equipamento FACTS estabilizará e otimizará o seu controle.

Está correto APENAS o que se afirma em


Alternativas
Comentários
  • II - ERRADA : FACTS pode ser usado tanto em série como paralelo na compensação de reativos.


    Fonte http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/pdffiles/it744/CAP5.pdf


ID
191896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um sistema de Corrente Contínua em Alta Tensão (CCAT), devido às condições de operação, uma ponte conversora composta por tiristores deve preencher alguns requisitos básicos. Analise os requisitos abaixo.

I - Suportar uma tensão direta sem entrar em condução.
II - Ser controlável, isto é, passar a conduzir através de um sinal de controle.
III - Conduzir corrente em ambas as direções.
IV - Suportar uma tensão reversa de mesma magnitude que a máxima tensão direta, sem entrar em condução no sentido reverso.

São corretos os requisitos

Alternativas

ID
191932
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A potência máxima transmitida por uma linha de transmissão pode ser substancialmente aumentada pela instalação de

Alternativas
Comentários
  • Os compensadores reativos são usados em linhas de transmissão para melhorar a qualidade da energia elétrica.

    B) ALTERNATIVA INCORRETA - capacitores em derivação são usados para fornecer reativo adicional à linha que estiver transmitindo potência ativa superior à potência natural.

    C) ALTERNATIVA INCORRETA - reatores indutivos em derivação são usados para absorver reativo da linha, quando esta estiver transmitindo potência reativa inferior à potência natural.

    D) ALTERNATIVA INCORRETA - reatores indutivos em série limitariam a corrente na linha.

    E) ALTERNATIVA INCORRETA - resistores em série aumentariam a resistência da linha, ou seja, consumiriam parte da potência transmitida.

    Capacitores em série reduzem a reatância da linha de transmissão, aumentando assim sua capacidade de transmissão.




    Fonte: Lima, Manfredo; Alvez, Fernando; Oliveira, André; Silva, Luis; Lemes, Mario; Quirante, Ricardo. Aplicação de bancos de capacitores série na transmissão CA de longa distância: o exemplo da interligação Tucurí - Macapá - Manaus. Disponível em: www.swge.inf.br/anais/sbse2012/PDFS/ARTIGOS/96123.... Acesso: 06/12/2015.

    Resposta: alternativa A



  • "A compensação em série consiste na conexão de uma banco de capacitores em série com o condutor de cada fase da linha. A compensação em derivação é feita pela conexão de indutores entre cada fase e o neutro para reduzir parcial ou completamente a susceptância em derivação de uma linha de alta tensão, que se torna particulamente importante nas situações de cargas leves quando, sem compensação, a tensão na barra receptora tenderia a se elevar excessivamente."

  • Pmax = [V1.V2.sen(teta)]/(X12)

    Ao inserir capacitor em série = X12` = X12 - Xc, aumentando assim a Pmax da linha.


ID
220777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em sistemas elétricos de potência caracterizados por níveis de
tensão nominais muito elevados, a utilização de transformador de
potencial (TP) eletromagnético fica comprometida em função da
classe de isolação, o que requer um TP com dimensões e peso
muito diferente daqueles TPs para níveis menores de tensão.
Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

Em tensões muito elevadas, como em extra-alta tensão, é recomendado utilizar o dispositivo auxiliar denominado divisor capacitivo de potencial (DCP).

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso é indicado usar os TPCs, transformadores de tensão capacitivos que em seus circuitos utilizam os capacitores c1 e c2 como divisores de tensão e alem disso ainda possui um gap limitador de tensao em caso de curto circuito. 


ID
220873
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Duas subestações de alta tensão X e Y são interligadas por uma linha de transmissão. Para efeito de análise, cada fase da linha pode ser representada por um modelo elétrico constituído dos parâmetros resistência (R), capacitância (C) e indutância (L) e que se encontra descrito em:

Alternativas
Comentários
  • A linha de transmissão entre duas subestações pode ser representada com boa precisão por paramêtros R (resistência) e L (indutância) concentrados com metade da capacitância total posicionadas nos extremos do circuito equivalente .

    Fonte: Elementos de Análise de sistemas de potência , 2º edição, Willian D. Stevenson Jr., Mac Graw-hill.
  • Esse é conhecido como modelo pi de linha de transmissão. Outro modelo muito utilizado é o modelo T. Ambos são normalmente utilizados nos modelos de linhas médias.


ID
336874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A linha de transmissão pode ser modelada por circuito elétrico equivalente que consiste na conexão de impedâncias associadas em série e em paralelo. Assinale a opção correspondente ao efeito representado ao se incluir a condutância no ramo paralelo do modelo adotado para linhas de transmissão.

Alternativas

ID
336877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a opção correspondente ao elemento de circuito no modelo de linha de transmissão, à frequência industrial, que é apropriado para considerar o efeito Ferranti.

Alternativas
Comentários
  • Definição de Efeito Ferranti (Homenagem ao físico que o descobriu)

     Aumento da tensão no receptor com relação à tensão no transmissor

     Problema em linhas com λ/4

     Principais implicações:

     Necessidade de aumento do nível de isolamento

     Aumento das perdas por efeito corona

     A corrente de carga, sendo muito elevada, limita ,por capacidade térmica, a capacidade de transporte da corrente de energia da linha, ou seja, a capacidade de transporte é reduzida

     A corrente de carga que a linha absorve das máquinas que a alimentam é, quando opera em vazio ou pouca carga, é capacitiva (auto-excitação da máquina síncrona)


ID
336886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um sistema elétrico consistindo de geração, transmissão e distribuição, que atende a determinada cidade, foi modelado em um programa de fluxo de carga. Como resultado da simulação, observou-se que a potência ativa gerada pelos geradores era superior à potência ativa consumida pelas cargas na cidade. Com base nesse resultado, assinale a opção que expressa a avaliação acerca dessa constatação.

Alternativas

ID
336889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um sistema elétrico de potência pode modelar, de forma simplificada, transformadores e linhas de transmissão para que a convergência do fluxo de carga seja mais rápida. Esta modelagem simplificada pode consistir em

Alternativas

ID
336895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca de características do método desacoplado de Newton para a solução das equações do fluxo de carga, em particular para sistemas cujo alvo seja a rede de transmissão de energia, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
400258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de malhas de terra em subestações, julgue os itens que se
seguem.

O aterramento em pés de torre de uma linha de transmissão influencia o desempenho da linha quanto à descarga atmosférica.

Alternativas
Comentários
  • O desempenho de uma linha quanto à sobretensões atmosféricas será diretamente influenciado pelo sistema de aterramento da torre, já que um sistema eficiente facilitará a dispersão da corrente, reduzindo os efeitos do surto atmosférico.


ID
400264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca de equipamentos de subestações em sistemas de extra-alta
tensão, julgue os itens subsequentes.

Ferrorressonância é um fenômeno de tensão sustentada capaz de causar danos a equipamentos.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta, pois ferrorressonância é um termo geral aplicado a uma série de interações ressonantes envolvendo capacitores e indutores saturáveis. Portanto, é um fenômeno de ressonância não-linear que pode afetar significativamente os sistemas elétricos de potência. Em geral, ocorrem em sistemas desbalanceados, durante chaveamentos que resultam em uma capacitância série com a indutância de magnetização de transformadores. As respostas podem ser elevadas sobretensões e/ou sobrecorrentes, contribuindo às falhas em transformadores, cabos, pára raios, etc. As diferenças entre um circuito ferrorressonante e um circuito com ressonância linear para uma dada freqüência é que existe possibilidade de ressonância em uma ampla faixa de valores de capacitância, a freqüência das tensões e correntes pode ser diferente da fonte principal e também há possibilidade de várias respostas estáveis em regime permanente para uma mesma configuração e valores dos parâmetros do sistema. Um outro fator peculiar correspondente a ferrorressonância é a dependência das condições iniciais e a mudança repentina do modo de ocorrência.
  • Só para acrescentar: variação sustentada de tensão é o mesmo que variação de tensão de longa duração.

ID
400267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca de equipamentos de subestações em sistemas de extra-alta
tensão, julgue os itens subsequentes.

Em disjuntores com várias câmaras é adequada a inserção, em paralelo, de resistores, com o objetivo de se reduzir sobretensões durante a abertura de pequenas correntes indutivas.

Alternativas

ID
400270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a dispositivo para comando e proteção de sistemas elétricos de potência de alta tensão, julgue o item seguinte.

Sistemas de teleproteção do tipo bloqueio por comparação direcional, em cada terminal da linha, requerem dois relés de distância: um ajustado para detectar se as faltas estão a montante do local onde se encontra o disjuntor a ser comandado pelo sistema de proteção e outro para detectar se as faltas estão a jusante desse local.

Alternativas
Comentários
  • Sistemas de teleproteção se baseiam no valor da impedância da linha de transmissão para determinar a distância em que a falta ocorreu e, portanto, se a falta ocorreu na linha ou fora da zona de proteção. Tu tem um disjuntor em cada lado da linha, e tu quer abrir os disjuntores caso haja uma falta na linha, e não abrir eles caso a falta seja fora.
    Como, para as posições mais distantes (já próximo do outro lado da linha), o relé de um lado da linha não consegue saber direito se a falta está dentro (na linha) ou fora (depois do outro disjuntor) da zona protegida, é necessário dar um jeito para que a falta próxima de uma das extremidades da linha seja corretamente identificada pelo relé remoto.
    Uma das maneiras de fazer isso é deixar os relés atuarem na boa se a falta foi lá pro meio da linha, pois eles conseguem identificar tranquilamente uma falta a até uns 80% de distância deles, e, para o caso de uma falta próxima de um dos extremos da linha, o relé próximo dispara o disjuntor dele, e manda um sinal para o relé remoto avisando pra ele abrir também porque tá rolando uma falta na linha. Esse relé remoto pode, ao receber esse sinal, já abrir (o que não é um modo de operação muito seguro, pois qualquer falha no sistema de comunicação pode fazer o negócio atuar sem necessidade), ou então pode verificar se houve uma falha numa zona de proteção maior, que abranja toda a linha e outras coisas (ou então em uma extensão daquela primeira zona, tipo uma segunda medição que pega uma impedância de até 130% em vez de 80%), e, havendo o positivo dos dois sinais (relé remoto mandando atuar, e relé local recebendo sinal de falta da zona maior, ou então verificando que a impedância tá menor que uns 130%), o relé manda o disjuntor abrir.
    Outra maneira de implementar a teleproteção é utilizar a técnica de bloqueio, que coloca relés direcionais em cada lado da linha. O relé que detecta no sentido direto é configurado com sobrealcance (os 130% lá), detectando tanto faltas na linha quanto faltas que passem um pouco dela, saindo da zona protegida. O relé que detecta no sentido inverso é utilizado para mandar um sinal de bloqueio para o relé remoto de detecção direta, avisando ele de que, embora ele tenha detectado uma falta, essa falta está fora da zona protegida, e que não é para ele atuar. Se o relé de detecção direta detectou uma falta e não recebeu nenhum sinal de bloqueio, ele opera e deu.
    Percebe-se, então, que, para sistema de teleproteção do tipo bloqueio por comparação direcional, são necessários dois relés em cada lado da linha, um para detectar se houve falta pra um lado e outro pra detectar se houve falta pro outro lado.
  • Na prática, imagino que, para sistemas modernos, é instalado um relé digital (que agora tá com o nome de IED - intelligent electronic device) em cada lado e deu, pois ele comporta as várias funções necessárias. 
    Claro que, no caso da questão, consideraremos que é necessário um relé para cada tipo de medição que a gente quer fazer, até porque, se o equipamento for eletromecânico, esse vai ser o jeito.
    Uma observação sobre essa parte de "quantos relés precisa": o relé de distância costuma ter mais de uma unidade de impedância ajustável (Z e temporização) independentes, correspondendo a mais de uma zona, então a detecção da falta dentro dos 80% e da falta dentro dos 130% pode ser feita por um único relé.

ID
523186
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma linha de transmissão é protegida por relé de distância alimentado por transformador de potencial com relação de 230 kV / 115 V e por transformador de corrente de 500 A / 5 A. Se a impedância da linha que o relé protege é de 20?80° , a impedância secundária é de:

Alternativas
Comentários
  • Rtp=230000/115=2000

    Rtc=500/5=100

    Rz=2000/100

    Zrefletida=20|_80º / 20 = 1|_80º
  • Vp/Ip = 460

    Vs/Is = 23


    460 / 23 = 20 / x

    x = 1

ID
523204
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os sistemas trifásicos são classificados como solidamente aterrados ou não-aterrados. Os sistemas aterrados por impedância são casos intermediários entre esses dois extremos. Existem vantagens e desvantagens para cada caso. Considere as seguintes afirmativas:
I. Nos sistemas solidamente aterrados, é pronta a identificação dos defeitos fase–terra.
II. Nos sistemas não-aterrados, existe continuidade do serviço em caso de defeito entre fase e terra.
III. Nos sistemas solidamente aterrados, pequenos defeitos entre fase e terra provocam a abertura do circuito.
IV. Nos sistemas não-aterrados não existe a identificação de um defeito fase–terra.
O número de afirmativas corretas é:

Alternativas
Comentários
  • Eu discordo do gabarito:

    a) Nos sistemas solidamente aterrados, no caso de faltas de alta impedância, não há pronta identificação dos defeitos fase-terra.
    b) CORRETA.
    c) O que são pequenos defeitos? São falhas que geram curto-circuitos? Neste caso, esta opção está CORRETA, pois nos sistemas solidamente aterrados toda falta fase-terra deve abrir o circuito devido ao alto valor da corrente de falta.
    d) Nos sistemas não-aterrados é possível identificar um defeito fase-terra pela medição da variação do potencial neutro-terra.
  • Concordo com o colega. Principalmente com relação a afirmativa IV, já que a própia NBR5410 fala da necessidade de sistema de detecção de uma primeira falta fase-terra em sistemas IT (neutro isolado).
  • Concordo tb. Discordo do gabarito. Resposta correta letra "D". 

  • Item IV considero Errado, em sistemas isolados é possível identificar defeitos fase-terra a partir da função 59N (sobretensão residual ou sobretensão de neutro), visto que num curto fase terra (em sistemas isolados) não há corrente de sequência zero mas há tensão de sequência zero. No entanto essa função de proteção não tem seletividade e desliga toda a barra.


ID
540334
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma linha de transmissão de 120 km de extensão possui impedância em série própria igual a 0,02 + j0,05 [O/km] e impedância mútua entre as fases de j0,02 [O/km]. A impedância de sequência direta para essa linha, em ohms, é

Alternativas
Comentários
  • Z+= Zp - Zm

    0,02 + j0,05 - j0,02 = 0,02 +j 0,03

    *120 km

    = 2,4 + j3,6 ohm
  • A letra a) é a correta, pois:

    1) Encontrar as impedâncias totais:
    Zplinha = (0,02+j0,05) . 120 = 2,4 + j6 ohm
    Zmlinha = j0,02 . 120 = j2,4 ohm
    2) Por meio da equação do misterioso fator k0 encontrar a impedância de sequência direta, Z+:
    Z+ = Zp - Zm
    Z+ =  2,4 + j6 - j2,4 = 2,4 + j3,6 ohm
  • para linhas de transmissao.

    Z0 = { Zp + 3Zn + 2Zm}
    Z1 = { Zp - Zm}
    Z2 = { Zp - Zm}
  • [Zabc] =

    [Zp Zm Zm

    Zm Zp Zm

    Zm Zm Zp ]

    Zp = 120*(0,02 + 0,05j) = 2,4 + 6j

    Zm = 120*(0,02j) = 2,4j

    Z00 = Zp + 2* Zm = 2,4 + 10,8j (sequência zero)

    Z11 = Zp - Zm = 2,4 + 3,6j (sequência positiva ou direta)

    Z22 = Zp - Zm = 2,4 + 3,6j (sequência negativa ou inversa)


ID
540355
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As constantes generalizadas de circuito de uma linha de transmissão monofásica são A = 0,80 < 1,5°, B = 145 < 85°Ω, C = 0,0025 < 89,7° S e D = 0,80 <1,5°. Considere que a linha está em vazio, em regime permanente, e a tensão no terminal emissor é igual a 100 < 0° kV. Então, o valor, em kV, do módulo da tensão no terminal receptor da linha é

Alternativas
Comentários
  • Linha em vazio:
    I2   =   0 (Barra-2 em aberto)
     
    V1   =   A . V2 => A   =   V1 / V2  em vazio
    I1    =   C . V2    => C   =   I1  /  V2   em vazio
     
    V2=V1/A => V2=100/0,8=125V (D)
  • Vs = A* Vr, pois Ir = 0;

    Vr = Vs/A => Vr = 10^6/8 = 125kV angulo{ -1,5º}


ID
551551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca das propriedades dos materiais.


Em uma linha de transmissão construída com fios de cobre ou de alumínio, o valor da resistência ôhmica por unidade de comprimento independe da frequência do sinal que será transmitido pela linha.

Alternativas
Comentários
  • O EFEITO PECULIAR

  • pelicular*

  • Para baixas frequências a resistência da LT é igual a parte real da impedância característica.

    Para altas frequências a resistência da LT é igual a raiz(L/C).

  • O efeito pelicular tem maior influencia para o aumento da frequência da rede. O que gerará maiores perdas por efeito Joule (resistividade), maior resistência da linha de transmissão.


ID
554173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca de materiais condutores para utilização em instalações
elétricas residenciais e em circuitos para transmissão e distribuição
de energia elétrica, julgue os itens que se seguem.

No processo de transmissão de energia elétrica por cabos aéreos, é preferível o uso de fios de alumínio em lugar dos de cobre, porque o alumínio apresenta menor resistividade e menor densidade que o cobre.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada, pois apesar de ser preferível o uso de cabos de alumínio - estes, com alma de aço - ao invés de cabos de cobre nos sistemas de transmissão, isto deve-se ao fato dos cabos aéreos de alumínio serem mais vantajosos financeiramente do que os de cobre. Além disso, o cobre apresenta menor resistividade do que o alumínio.
  • Complementando o comentário dos colegas:

    - densidade do cobre (dCu) = 8,89g/cm³
    - densidade do alumínio (dAl) = 2,703 g/cm³
    - resistividade do cobre (ρCu) = 17,241 Ω.mm²/km
    - resistividade do alumínio (ρAl) = 28,264 Ω.mm²/km

    Portanto o cobre é mais denso (pesado) e possui menor resistividade que o alumínio.

    O custo do quilograma de cobre é maior que o de alumínio. Em fevereiro de 2013, o custo do alumínio era de cerca de US$ 2,00/kg, enquanto o custo do cobre era de cerca de US$ 8,00/kg.

    Fonte: Revista O Setor Elétrico - "Condutor de Cobre ou de Alumínio?" - por João J. A. de Paula - página 130.

    http://www.osetoreletrico.com.br/web/a-revista/revista-eletronica/book/46-fevereiro2013/3-2013.html

  • Comparação entre cabos de: Cobre x Alumínio

    Cobre: + Resistência mecânica - Resistência Elétrica + Caro

    Alumínio: - Resistência Mecânica + Resistência Elétrica + Barato

            Obs: Pode-se aumentar a resistência mecânica do alumínio com a inserção de uma alma de aço no centro do cabo.

ID
554230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a relés de proteção para instalações em alta tensão, julgue o item a seguir.

Os relés de proteção, usados para detectar defeitos em linhas de transmissão ou equipamentos, também cumprem a função de iniciar a operação de equipamentos de interrupção para isolar circuitos e equipamentos faltosos. No caso de linhas de transmissão que utilizem relés eletromecânicos para proteção, os únicos tipos de relés admitidos são os de sobrecorrente.

Alternativas
Comentários
  • Pode-se utilizar relés de sobretensão também, por exemplo.

  • Direcional, de impedância e etc.


ID
554242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de equipamentos de manobra utilizados em subestações
de alta tensão, julgue os itens subsequentes.

Para executar a sua função de elemento seccionador de uma linha de transmissão durante uma falta, o disjuntor da linha necessariamente depende da ação de um relé de proteção que o comande.

Alternativas
Comentários
  • Entendo, salvo contra-indicação, que o seccionador até poderia ser comandado manualemente.

     

    Contudo o comando da questão explicitamente pergunta "durante uma falta", o que inviabiliza a interpretação acima.


ID
555433
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha uma linha de transmissão, modelada somente por uma reatância série (XLT), conectada a duas barras com perfil horizontal de tensão, cujas magnitudes valem 1,0 pu cada. Sabe-se que XLT vale 0,5 pu e que a linha opera na capacidade máxima teórica, dentro do limite de estabilidade angular. Nas mesmas condições, deseja-se dobrar a capacidade de transmissão dessa linha por meio da compensação série da mesma. O valor da impedância, em pu, do elemento série a ser inserido na linha é

Alternativas

ID
555439
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma das definições de coordenação de isolamento é a seguinte: trata-se do processo de correlação do esforço de isolamento do equipamento elétrico com respeito a sobretensões e com as características dos dispositivos de proteção contra surtos. Com base nessa definição, pode- se afirmar que

Alternativas

ID
556804
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

No planejamento da expansão de redes de transmissão, devem ser realizados estudos para selecionar o tipo de transmissão mais eficiente. Sabe-se que a transmissão em corrente contínua, em alguns casos, tem-se mostrado mais vantajosa que a de corrente alternada. A respeito desse tema, afirma-se que a linha de transmissão em corrente

Alternativas

ID
556810
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O planejamento da expansão de redes de transmissão é uma tarefa difícil, mas fundamental. A expansão da transmissão, conjuntamente à expansão da geração, objetiva o atendimento à demanda do consumidor de forma mais eficiente, sob os pontos de vista técnico, econômico e ambiental. A expansão do sistema de transmissão, no curto prazo,

Alternativas

ID
556819
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Nos estudos de expansão da transmissão, a identificação dos custos decorrentes do sistema de transmissão pode ser realizada utilizando-se o conceito de Custo Marginal de Curto Prazo (CMCP). Na figura acima, a capacidade de interligação entre as Regiões Norte e Sul é de 500 MWh/h e as regiões não possuem restrições de geração. O Custo Incremental de Produção é de 120 $/MWh para a Região Norte e 100 $/MWh para a Sul. Considerando a operação com mínimo custo deste sistema, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
556822
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Despreze as perdas do sistema e considere constante a demanda das Regiões Norte e Sul, dadas por 700 e 900 MWh/ h, respectivamente. O valor ótimo de expansão da capacidade de transmissão da interligação e os valores ótimos de geração das Regiões Norte e Sul, em MWH/h, são, respectivamente,

Alternativas

ID
556825
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Representam um parâmetro que expressa as características elétricas de uma linha de transmissão, EXCETO a

Alternativas

ID
556843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em alguns estudos de sistemas elétricos de potência, é necessário considerar a variação da carga com a tensão e a frequência. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir.

I - Em cargas modeladas como impedância constante, tanto a potência ativa quanto a potência reativa crescem com o quadrado da tensão.

II - Em cargas modeladas como impedância constante, um aumento da frequência causa um aumento da potência ativa da carga.

III - Em cargas modeladas como impedância constante, um aumento da frequência causa um aumento da potência reativa da carga.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
556852
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De um modo geral, qualquer alteração na topologia da rede de transmissão dará origem a uma reacomodação da energia contida no sistema, ocasionando aquilo que se convencionou chamar de transitórios no sistema.

Com relação a esses transitórios, considere as afirmativas a seguir.

I - Podem ser classificados em ultrarrápidos, de velocidade média ou em transitórios lentos.

II - Um surto de tensão ultrarrápido pode vir ou não acompanhado de um surto de corrente, dependendo dos parâmetros da linha de transmissão.

III - Surtos ultrarrápidos dão origem a ondas eletromagnéticas, que se deslocam na velocidade da luz, e a ondas refletidas nos terminais das linhas de transmissão.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
556855
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobretensões de origem atmosférica em linhas de transmissão têm por característica serem unidirecionais e de curta duração, menores que 200µs, e serem provocadas por descargas atmosféricas (raios), atingindo uma fase ou o cabo para-raios.

Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I - A sobretensão decorrente de uma descarga atmosférica independe do valor da resistência de aterramento das estruturas.

II - Quando uma descarga atmosférica atinge o cabo para-raios de uma linha de transmissão, o acoplamento capacitivo entre o cabo e as fases provocará uma sobretensão apenas no topo da torre de transmissão.

III - Sobretensões de origem atmosférica fazem com que o isolamento tenha uma solicitação de característica variável, podendo ser modelada por uma distribuição normal nos estudos de coordenação de isolamento.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
556858
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Atualmente, duas tecnologias distintas de transmissão em corrente contínua (HVDC) estão disponíveis: a primeira a entrar em operação, a HVDC-CSC (Current Source Converter), que utiliza conversor tipo fonte de corrente, e a mais recente, a HVDC-VSC (Voltage Source Converter), que utiliza conversor tipo fonte de tensão.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I - HVDC-CSC é a tecnologia utilizada na interligação da Usina de Itaipu 50Hz ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

II - HVDC-VSC é uma tecnologia que permite transmitir maiores potências e em tensões mais elevadas que a HVDC-CSC, ampliando os cenários de aplicação da transmissão em corrente contínua.

III - HVDC-CSC é mais indicada para interligação de sistemas fortes, enquanto a principal aplicação da HVDC-VSC é a interligação de sistemas isolados.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
556870
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

No que se refere à transmissão de energia, considere as afirmativas a seguir.

I - A análise do fluxo de potência consiste no levantamento das condições de operação em regime permanente para verificar o módulo e a fase de tensão em cada barra, sendo então conhecidos os fluxos de potência ativa e reativa de um sistema com informações de geração, consumo e topologia conhecidas.

II - O Índice de severidade (Is) é expresso em minutos e representa um tempo equivalente ao que duraria uma interrupção fictícia do sistema quando a ponta de carga estivesse ocorrendo, sendo um índice normalizado e, portanto, um indicador relativo que permite a comparação de sistemas de portes e naturezas distintas.

III - As barras de carga representam os geradores que podem ter sua tensão terminal ajustada ou a regulagem do tap de transformadores ligados a eles.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - A análise do fluxo de potência consiste no levantamento das condições de operação em regime permanente para verificar o módulo e a fase de tensão em cada barra, sendo então conhecidos os fluxos de potência ativa e reativa de um sistema com informações de geração, consumo e topologia conhecidas.

    CORRETO

    Nas barras PQ conhecemos as potências ativas e reativas, mas precisamos calcular as tensões em módulo e fase

    II - O Índice de severidade (Is) é expresso em minutos e representa um tempo equivalente ao que duraria uma interrupção fictícia do sistema quando a ponta de carga estivesse ocorrendo, sendo um índice normalizado e, portanto, um indicador relativo que permite a comparação de sistemas de portes e naturezas distintas.

    CORRETO

    Não conheço a fonte

    III - As barras de carga representam os geradores que podem ter sua tensão terminal ajustada ou a regulagem do tap de transformadores ligados a eles.

    ERRADO

    O correto seria "As barras de geração..."

    GABARITO: ALTERNATIVA D

    Para mais dicas sobre os concursos de Engenharia, siga o Instagram @engenheiro.hudson


ID
556879
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A necessidade de utilização de dispositivos FACTS (Flexible AC Transmission Systems) deve ser determinada mediante estudos de planejamento e por condicionamentos sistêmicos. Nesse contexto, NÃO é uma aplicação do uso desses dispositivos

Alternativas

ID
556885
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Quanto às características elétricas das linhas de transmissão, subestações e equipamentos, considere as afirmativas a seguir.

I - Para linhas de potência consideradas curtas (< 80km) o efeito da capacitância é pequeno e pode ser desprezado.

II - São equipamentos de uma subestação: unidades transformadoras de potência, equipamentos de compensação reativa convencional, disjuntores, seccionadores, lâminas de terra e chaves de aterramento, para-raios, transformadores de potencial e transformadores de corrente, entre outros.

III - O efeito pelicular, o corona e o de proximidade são efeitos decorrentes da linearidade nas linhas de potência.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - Para linhas de potência consideradas curtas (< 80km) o efeito da capacitância é pequeno e pode ser desprezado.

    Ok, são consideradas na linhas médias. Obs: Nas linhas longas, além de se considerar os efeitos da capacitância, são aplicados fatores de correção que levam em conta constantes de propagação da onda nessas linhas.

    II - São equipamentos de uma subestação: unidades transformadoras de potência, equipamentos de compensação reativa convencional, disjuntores, seccionadores, lâminas de terra e chaves de aterramento, para-raios, transformadores de potencial e transformadores de corrente, entre outros.

    Ok

    III - O efeito pelicular, o corona e o de proximidade são efeitos decorrentes da linearidade nas linhas de potência.

    São efeitos de não linearidades que não são contemplados nos modelos convencionais simplificados (como o modelo pi). Por exemplo, o efeito pelicular depende da frequência do sistema.


ID
556888
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere um sistema composto por dois barramentos interligados por uma linha de transmissão, em que as magnitudes das tensões dos barramentos sejam iguais à tensão nominal da linha (|Va|=|Vb|=V), aproximadamente 1 p.u.; as aberturas angulares (&theta;) sejam muito pequenas e a reatância na linha seja igual a x. Nesse sistema, o fluxo de potência ativo entre os barramentos poderá ser aproximado para

Alternativas
Comentários
  • GAB.: LETRA D

     

    Da relação de fluxo de potência temos: P = (V/x).(θa - θb) , em que o fluxo de potência flui no sentido do ângulo maior para o menor, ou seja, θa > θb

    Sabendo que a tensão é dada e igual a 1p.u. então temos: P = (1/x).(θab)

    Considerando-se que o valor referido da reatância deve estar em p.u. também, podemos então aproximar a equação para: P = (θab/x), ou seja:

     θ/x

  • Do fluxo de potência linear, temos: P = θa-θb/x, conforme alternativa D


ID
556894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação à indutância em linhas de transmissão, afirma-se que a(s)

Alternativas

ID
556909
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um empreendimento termelétrico P necessita de um investimento de US$ 2,0 bilhões, com uma previsão de retorno de US$ 3,5 bilhões em dois anos a partir do início da operação. Outro investimento termelétrico Q pressupõe um investimento de US$ 3 bilhões, prevendo um retorno de US$ 6 bilhões em 5 anos. Analisando as alternativas sob o ponto de vista econômico, conclui-se que o

Alternativas

ID
556915
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os técnicos de uma usina termelétrica estão propondo uma modernização em alguns equipamentos da usina. A motivação dessa proposição foram as perdas financeiras
decorrentes das interrupções por falhas desses equipamentos.

Considerando-se que o Custo Anual Uniforme da usina com os equipamentos atuais será o Custo Anual Infinito a partir de sua substituição, sob o ponto de vista econômico, o(a)

Alternativas

ID
556927
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre a transmissão de energia, analise as afirmativas a seguir.

I - As perdas na transmissão de uma usina com menor custo incremental podem ser tão grandes que razões econômicas indiquem a necessidade de diminuir a carga dessa usina, optando-se por aumentar a carga de outra usina com maior custo incremental.

II - O resultado que considera um despacho ótimo é aquele em que todos os geradores operam com o mesmo custo incremental.

III - O custo incremental é simbolizado pelo multiplicador de Lagrange λ e representa o custo para se aumentar a produção em 1MW.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
711289
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os cabos que possuem desempenho adequado para cabeamento e conexões em transmissões de dados e voz até 16 MHz, na velocidade de até 10 Mbps, são os cabos pertencentes à categoria 

Alternativas
Comentários
  • Categoria 3: Este foi o primeiro padrão de cabos de par trançado desenvolvido especialmente para uso em redes. O padrão é certificado para sinalização de até 16 MHz, o que permitiu seu uso no padrão 10BASE-T, que é o padrão de redes Ethernet de 10 megabits para cabos de par trançado. Existiu ainda um padrão de 100 megabits para cabos de categoria 3, o 100BASE-T4 (veja meu artigo sobre os padrões Ethernet de 10 e 100 megabits), mas ele é pouco usado e não é suportado por todas as placas de rede. Categoria 4: Esta categoria de cabos tem uma qualidade um pouco superior e é certificada para sinalização de até 20 MHz. Eles foram usados em redes Token Ring de 16 megabits e também podiam ser utilizados em redes Ethernet em substituição aos cabos de categoria 3, mas na prática isso é incomum. Assim como as categorias 1 e 2, a categoria 4 não é mais reconhecida pela TIA e os cabos não são mais fabricados, ao contrário dos cabos de categoria 3, que continuam sendo usados em instalações telefônicas. Categoria 5: Os cabos de categoria 5 são o requisito mínimo para redes 100BASE-TX e 1000BASE-T, que são, respectivamente, os pacotes de rede de 100 e 1000 megabits usados atualmente. Os cabos cat 5 seguem padrões de fabricação muito mais estritos e suportam freqüências de até 100 MHz, o que representa um grande salto sobre os cabos cat 3.Os cabos cat 5e devem suportar os mesmos 100 MHz dos cabos cat 5, mas este valor é uma especificação mínima e não um número exato. Nada impede que fabricantes produzam cabos acima do padrão, certificando-os para freqüências mais elevadas. Com isso, não é difícil encontrar no mercado cabos cat 5e certificados para 110 MHz, 125 MHz ou mesmo 155 MHz, embora na prática isso não faça muita diferença, já que os 100 MHz são suficientes para as redes 100BASE-TX e 1000BASE-T.

    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/cabos-rede/pagina2.html

     


ID
711292
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma linha de distribuição conecta uma carga não linear à rede elétrica. A linha pode ser considerada apenas como uma resistência em série com a carga. Os componentes harmônicos presentes na corrente de carga, além do componente fundamental, são os de 5a e 7a ordens, cujos valores rms das magnitudes são, respectivamente, 20% e 10% da magnitude do componente fundamental.
De acordo com essas informações, o valor percentual da potência dissipada adicional na linha de distribuição, causada pela presença dos harmônicos, em relação à potência dissipada pelo componente fundamental de corrente, é

Alternativas
Comentários
  • %THD=raiz20+10/100    lembrando que a formula é raiz de 100^2;cortando fica 100.

    =0.223

    P%=I^2*R  P/R=1

    =0.223^2*1

    =5%

  • √ [(0,2)² + (0,1)²] = 0,223

    P% = R * 0,223I² / R * I = 0,05 >>>> 5%


ID
713632
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O neutro de uma carga trifásica ligada em Y é aterrado através de uma resistência de 5 Ω. Uma linha de transmissão conecta a carga a uma fonte cujo neutro é
solidamente aterrado. As componentes de sequência positiva, negativa e zero da corrente de linha são 90 ∠-15o A, 1 ∠10o A e 3 ∠0o A, respectivamente.

O valor, em volts, do módulo da tensão do neutro da carga, em relação ao neutro da fonte, é

Alternativas
Comentários
  • Em situações em Y aterrado, a soma das correntes das 3 fases resulta na corrente do neutro: Ia+Ib+Ic

    Porém, decompondo a corrente de cada fase em suas componentes simétricas: In=3*I0

    De modo que a corrente de neutro é o triplo da corrente de sequência zero: In=3*3/_0° => In=9/_0°A

    Assim, a tensão sobre o neutro é simplesmente a corrente de neutro multiplicada pela impedância de neutro

    Vn=Zn*In

    Vn=5*9/_0°

    Vn=45/_0°V


ID
713641
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma linha de transmissão trifásica encontra-se em aberto quando ocorre uma falta na fase a para o terra. A corrente de falta é igual a I f .
Considerando a transformação de Fortescue, as componentes simétricas de sequência zero, positiva e negativa da corrente de linha, referente à fase a, são,
respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Na condição de falta monofásica com abertura das outras duas:

    Ib=Ic=0

    Ia=If

    Jogando esta informação na matriz que leva as componentes de fase para as componentes de sequência:

    [I0] [1 1 1] [If]

    [I1]=1/3 [1 a a^2] [0]

    [I2] [1 a^2 a] [0]

    Assim

    I0=If/3

    I1=If/3

    I2=If/3

    logo I0=I1=I2=If/3


ID
713716
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

No âmbito dos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, analise as afirmativas abaixo.

I – As subestações com isolamento em SF6 visam a ocupar a menor área construída possível e são indicadas para utilização em locais com elevado custo do metro quadrado do terreno.

II – Dentre os equipamentos de uma subestação, as chaves seccionadoras são os dispositivos destinados a interromper a corrente de circuitos em carga.

III – O arranjo de barramentos na configuração disjuntor e meio proporciona a possibilidade de manutenção de qualquer disjuntor do arranjo sem a necessidade de desligamento dos circuitos.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I-correto- Um ambiente impregnado com este gás permite uma aproximação bem maior dos condutores sem risco de abertura de arco o que eventualmente acaba por minimizar o espaço necessário para a construção da subestação.

    II-falsa- Os dispositivos que interrompem circuitos em carga são os disjuntores. As chaves seccionadoras são para isolar circuitos para manutenção e parada.

    III-correto- O disjuntor e meio se trata de um arranjo em paralelo, garantindo que mesmo a parada para manutenção de um disjuntor não afete o funcionamento do sistema.


ID
847612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca do acesso aos sistemas de transmissão, ampliação e reforços no SIN, julgue o  seguinte  item.


Nos estudos voltados para ampliações e reforços na rede básica do SIN, deve-se atender, em todas as situações, o critério de contingência n-1, segundo o qual os estudos terão validade, ainda que ocorra, no sistema simulado, distúrbio de grandes proporções, como a saída permanente de circuitos de transmissão em razão de quedas de torres de linhas de transmissão.

Alternativas

ID
847615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca do acesso aos sistemas de transmissão, ampliação e reforços no SIN, julgue o  seguinte  item.


Os estudos que visam fornecer os subsídios para a implementação das ampliações e dos reforços nos sistemas de transmissão da rede básica do SIN incluem a avaliação do desempenho elétrico da rede de simulação em regime permanente e em frequência industrial, a superação de equipamentos e a compensação reativa.

Alternativas

ID
847618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao processo de acesso à rede básica e às demais instalações de transmissão do SIN.

Esse processo é coordenado pela ANEEL, sob a supervisão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Alternativas
Comentários
  • É COORDENADO PELA DISTRIBUIDORA SEGUNDO OS CITÉRIOS DA ANEEL.

     "RESOLUÇÃO NORMATIVA DA ANEEL - LXIV – rede básica: instalações de transmissão do Sistema
    Interligado Nacional – SIN, de propriedade de concessionárias de
    serviço público de transmissão, definida segundo critérios
    estabelecidos na regulamentação da ANEEL;"

    WHAT SAP PARA MULHERES ESTUDIOSAS DE FLORIPA (48) 9640-7698
     


ID
847621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca dos contratos relacionados a sistemas de transmissão no SIN, julgue o item subsecutivo.

A aplicação de penalidades relativas a requisitos técnicos não atendidos e à violação de limites mínimos especificados de algumas grandezas típicas da rede elétrica, como tensão, está prevista nos contratos de uso do sistema de transmissão (CUSTs).

Alternativas
Comentários
  • CUST - Contrato celebrado entre um usuário, o ONS e as concessionárias de transmissão, essas representadas pelo ONS, estabelecendo os termos e condições para o uso do sistema de transmissão, que inclui a prestação dos serviços de transmissão pelas concessionárias, mediante controle e supervisão do ONS e a prestação pelo ONS dos serviços de coordenação e controle da operação dos sistemas elétricos interligados e para a administração pelo ONS da cobrança e da liquidação dos encargos de uso do sistema de transmissão e a execução do sistema de garantias


ID
847633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação aos dados e informações adotados como referência nos estudos de ampliações e reforços na rede básica do SIN, julgue o  item  que se segue.


A referência relativa aos custos de instalações de transmissão é estabelecida por fabricantes de equipamentos de transmissão, desde que atuantes no ramo por, pelo menos, dez anos.

Alternativas

ID
847636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação aos critérios de dimensionamento de subestações para sistemas de transmissão, julgue o  item  subsequente  , considerando a rede básica do SIN.


Sendo a tensão nominal do sistema de transmissão igual a 230 kV, a tensão de operação máxima admitida em regime permanente para barramento de subestação com esse nível de tensão não deve superar 235 kV.

Alternativas
Comentários
  • TENSÃO NOMINAL DO SISTEMA ===> TENSÃO MÁXIMA (kV fase-fase, eficaz)

    13,8 ===> 14,5

    34,5 ===> 36,2

    69 ===> 72,5

    88===> 92,4

    138 ===> 145

    230 ===> 242

    345 ===> 362

    440 ===> 460

    500 ou 525 ===> 550

    765 ===> 800 

    http://www.ons.org.br/%2FProcedimentosDeRede%2FM%C3%B3dulo%202%2FSubm%C3%B3dulo%202.3%2FSubm%C3%B3dulo%202.3_Rev_2.0.pdf

  • NESSE CASO ESPECIFICO A TOLERANCIA E DE 5% NO VALOR DA TENSÃO , OU SEJA

    GABARITO ERRADO .


ID
847639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação aos critérios de dimensionamento de subestações para sistemas de transmissão, julgue o  item  subsequente  , considerando a rede básica do SIN.


O sistema de proteção contra descargas atmosféricas de uma subestação em extra-alta tensão deve ser dimensionado para suportar um risco de falha menor ou igual a uma descarga por ano.

Alternativas

ID
847642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação aos critérios de dimensionamento de subestações para sistemas de transmissão, julgue o  item  subsequente  , considerando a rede básica do SIN.


Os barramentos de uma subestação devem ser dimensionados assumindo-se que nenhum de seus equipamentos, como os disjuntores, fique indisponível; dessa forma, assegura-se que, ao ocorrer o maior nível de curto-circuito na subestação, todos os barramentos suportarão a corrente de curto-circuito esperada.

Alternativas
Comentários
  • esta errada. ao meu ver ele não tem que suportar a corrente de curto-circuito, é um efeito temporário, ela tem que suportar por um determinado período de tempo apenas, até porque quando ha um curto e o disjuntor abre pode haver uma indisponibilidade do barramento ( ja que estará aberto). 


ID
847645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca dos requisitos elétricos considerados para o dimensionamento de linhas de transmissão que integram a rede básica do SIN,  julgue o  item  subsequente.


Para o dimensionamento dos isoladores de uma linha de transmissão, deve-se contemplar, entre outros fatores, a tensão máxima operativa e o balanço da cadeia de isoladores sob ação de vento crítico, cujo período de retorno mínimo previsto é estabelecido com base em norma pertinente.

Alternativas

ID
847648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca dos requisitos elétricos considerados para o dimensionamento de linhas de transmissão que integram a rede básica do SIN,  julgue o  item  subsequente.


Na operação em regime de longa duração, é admitida distância do condutor fase ao solo de até 50% da distância mínima de segurança da linha de transmissão operando durante condições normais.

Alternativas

ID
847693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Existem vários contratos relacionados ao sistema de transmissão de energia elétrica no Brasil, entre os quais estão o contrato de prestação de serviço de transmissão (CPST), o CUST e o contrato de conexão ao sistema de transmissão (CCT). Com relação a esses tipos de contrato, julgue o  item  que se segue.


Os CCTs são firmados entre o acessante e a concessionária de transmissão para a garantia de requisitos técnicos e operacionais da conexão.

Alternativas

ID
847696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Existem vários contratos relacionados ao sistema de transmissão de energia elétrica no Brasil, entre os quais estão o contrato de prestação de serviço de transmissão (CPST), o CUST e o contrato de conexão ao sistema de transmissão (CCT). Com relação a esses tipos de contrato, julgue o  item  que se segue.


O CPST é celebrado entre a concessionária de transmissão e o ONS.

Alternativas

ID
847699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Existem vários contratos relacionados ao sistema de transmissão de energia elétrica no Brasil, entre os quais estão o contrato de prestação de serviço de transmissão (CPST), o CUST e o contrato de conexão ao sistema de transmissão (CCT). Com relação a esses tipos de contrato, julgue o  item  que se segue.


Dada a garantia legal de livre acesso ao sistema de transmissão de energia, o acordo sobre a tarifa de uso do sistema, entre o usuário que acessa a rede e o proprietário da rede, realiza-se mediante CUST.

Alternativas
Comentários
  •  

     

     O Contratos de Uso do Sistema de Transmissão (CUST), estabelece os termos e condições que irão regular o uso da Rede Básica pelos usuários do sistema de transmissão, incluindo os seguintes elementos:

    Prestação dos serviços de transmissão pelas empresas concessionárias ao usuário, mediante coordenação, controle e supervisão do ONS, observados os Procedimentos de Rede e a regulamentação vigente;

    Prestação pelo ONS dos serviços de coordenação e controle da operação do SIN, e de administração dos serviços de transmissão prestados pelas concessionárias de transmissão, observados os Procedimentos de Rede e a regulamentação vigente; e

    A administração pelo ONS da cobrança e liquidação dos encargos de uso da transmissão e a execução do sistema de garantias, atuando em nome das concessionárias de transmissão.

     

    Celebram o CUST os geradores que se conectam à Rede Básica ou que sejam centralmente despachados, os distribuidores que se conectam à Rede Básica ou as DIT compartilhadas por mais de uma distribuidora e as unidades consumidoras conectadas à Rede Básica.


ID
847711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue o  item  que se segue , relativo  às atribuições dos agentes de distribuição de energia elétrica, com base na legislação que rege a matéria


A lei proíbe que as empresas de distribuição de energia que atuam no SIN exerçam atividades de geração ou transmissão de energia elétrica, fato conhecido, no setor elétrico, como desverticalização das empresas.

Alternativas
Comentários
  • Lei 10848

    Art. 8° § 7º As concessionárias e as autorizadas de geração de energia elétrica que atuem no Sistema Interligado Nacional – SIN não poderão ser coligadas ou controladoras de sociedades que desenvolvam atividades de distribuição de energia elétrica no SIN. 


ID
847726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação ao regime de preços e tarifas dos vários segmentos do setor elétrico, julgue o  item  a seguir.


A metodologia utilizada para a determinação das tarifas de uso dos sistemas de transmissão é a chamada tarifação nodal, ou seja, cada subestação do sistema de transmissão pode ter um custo mensal diferente, que independe da quantidade de energia transportada pelo sistema de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • uma dúvida: na definição da METODOLOGIA NODAL tem-se: O método é baseado no cálculo de tarifas de uso por barra, levando em conta a localização elétrica do agente na malha de transmissão e a magnitude de sua injeção de potência. 

    Desta parte em negrito não infere-se que depende da quantidade de energia transportada?  Realmente não intendi. 


ID
851506
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma barra de SE estão conectados um banco de capacitores shunt, cuja admitância shunt é igual a j0,005 pu e uma LT representada pelo modelo PI.
A capacitância shunt da LT, representada na barra da SE, tem admitância igual a j0,04 pu, enquanto sua impedância série é igual a j0,1 pu.
Sendo a numeração dessa barra igual a 1, o elemento Y11, em pu, da matriz Ybus é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Y11=  (1/Xsérie) + Yshunt da linha + Yshunt conectado à barra

     

    Y11= -10j + j0.04 + j0,005 = -j9,55

     

    A questão se equivovou com uma coisa! No modelo pi a Yshunt é divididapor 2 em cada lado da LT, portanto  certo seria: Yshunt da linha = j0,02


ID
851512
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um transformador de 3 enrolamentos, com primário em 345 kV, estrela aterrada, secundário 138 kV em estrela aterrada e terciário 13,8 kV em delta, está conectado a um sistema de transmissão do lado de AT, e a cargas do lado de 138 kV.
O sistema de transmissão pode ser representado por barra infinita. No terciário há um compensador síncrono cujas impedâncias de sequência positiva e negativa são iguais a 60% cada e a zero 40 %, todas na base 100 MVA.
As impedâncias do transformador, de sequência positiva, negativa e zero na base de 100 MVA, são: Xp= 10% , Xs= 2% e Xt= 20%. A corrente de curto monofásico, em pu, no terciário é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Sequencia 1 e 2:

    ---P(0,1)------T(0,2)---|cc

    ------Xcs(0,6)-----------|

    X1=X2 = 0,2

    Sequencia 0:

    ---P(0,1)-----T(0,2)----| ccI----Xcs0(0,4)----

    ____|___

    Logo, X0 = 0,4

    Assim:

    I1 = 3/(2*0,2+0,4) = -3,75j


ID
851515
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma LT em 345 kV tem 150 km e impedância de 0,4 Ohm/km. Deseja-se ajustar um relé tipo impedância que proteja uma faixa de 80% da mesma. O relé estará no secundário de um TC 500/5 A e de um TP 345 000/115 V. O ajuste desse relé, será igual a:

Alternativas

ID
851560
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um efeito que ocorre em linhas de transmissão quando o sistema está operando em regime de carga leve é a elevação da tensão elétrica ao longo da mesma. Esse efeito é bastante pronunciado em linhas longas. O fenômeno descrito é conhecido por:

Alternativas

ID
851563
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma empresa de transmissão de energia elétrica, em atendimento a uma etapa do cronograma do planejamento, instalou os cabos de uma linha de transmissão em um dos lados da torre prevista para circuito duplo. Após 2 anos, a empresa concluiu sua obra final, com a instalação do segundo circuito na mesma torre. As duas linhas foram ligadas em paralelo e verificou-se que a corrente de curto-circuito trifásico no final da linha cresceu apenas 50% e não o dobro como era esperado. Após estudo, verificou-se que essa diminuição deveu-se à existência de acoplamento mútuo entre as linhas paralelas.
O valor da reatância mútua do acoplamento neste caso é igual:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe como faz?

  • Zp - própria.....  Zm = mútua

    Curto trifásico ...somente sequencia positiva... Z1= Zp - Zm

    Caso 1 - sem mútua... Icc = 1/Zp

    Caso 2 - com múta (aumento de 50% conforme enunciado) ... 1,5Icc = 1/(Zp - Zm).... 

    1,5* 1/Zp = 1/(Zp - Zm). .... Zm = 1/3


ID
875710
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O Sistema Interligado Nacional (SIN) está dividido em quatro subsistemas, que são: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O SIN possibilita um melhor aproveitamento energético das bacias hidrográficas, devido à sazonalidade hidrológica de cada subsistema.


A respeito das interligações do SIN, verifica-se que, atualmente, a interligação

Alternativas

ID
875713
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito do sistema de trasmissão do SIN (Sistema Interligado Nacional), considere as afirmativas a seguir.


I - O estado de Roraima foi conectado ao SIN através da rede de transmissão que interliga os subsistemas Norte-Nordeste no projeto de expansão concluído em 2010.


II - O SIN tem por finalidade interligar regiões com bacias hidrológicas heterogêneas, de modo a otimizar o uso da água.


III - A interligação Tucurui-Macapá-Manaus iniciou suas operações em 2008, possibilitando a integração de sistemas da região amazônica ao SIN.


Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
875719
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Face às restrições orçamentárias que, por vezes, impedem o investimento na expansão do sistema de transmissão, uma técnica utilizada para aumentar a capacidade de geração de um sistema de transmissão é a utilização de dispositivos que podem controlar o fluxo de potência nas barras dos sistemas, de modo a transportar a energia por linhas menos congestionadas.


O elemento que atua nesse tipo de situação, controlando as tensões das barras e os fluxos de potência ativa e reativa de um sistema elétrico de potência, é o

Alternativas
Comentários
  • FACTS do termo em inglês Flexible AC Transmission Systems, são sistemas de controle de fluxos de potência , que conseguem controlar as restrições de transmissão  e de potência relacionadas com a estabilidade. São equipamentos baseados na eletrônica de potencia que controlam rapidamente os fluxos de potência nas linhas de transmissão, mantém os mesmos em rotas estabelecidas e melhoram o problema de estabilidade, controlam alem dos fluxos o ângulo de fase da carga, a impedância, corrente ou a tensão, nos sistemas CA.


ID
875722
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere duas barras de um sistema de potência hipotético, conectadas por uma linha de transmissão curta com resistência desprezível, cujas magnitudes das tensões sejam iguais a 1,0 pu. Admita que a abertura angular entre as barras seja igual a 90 graus e que seja possível realizar tanto a medição da tensão, quanto a compensação no meio da linha.


Supondo que a potência máxima transmitida é a base de potência, ou seja, igual a 1,0 pu, e que a reatância série da linha vale 1,0 pu, a magnitude da tensão no meio da linha pode ser

Alternativas

ID
875731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma linha de transmissão, a fixação dos condutores pode ser feita por cadeias de isoladores em amarração ou suspensão.


A vantagem da fixação por suspensão é que esse tipo de cadeia permite que as componentes

Alternativas
Comentários
  • Penso que, ao fixar por suspensão, o movimento horizontal das linhas é bastante limitado e, por isso, as tensões dos vãos contíguos se mantêm iguais.


ID
875737
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere que o custo hipotético de produção, em reais, de uma peça seja dado pela seguinte equação:


C(X) = (X – 10) 2 + 10

onde X é o número de unidades da peça produzida.


De acordo com o exposto, a(o)


Alternativas

ID
875740
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Na organização do setor elétrico brasileiro, o planejamento da expansão é conduzido pelo(a)

Alternativas

ID
875743
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As ampliações e os reforços para a expansão das instalações de transmissão são o objeto do Plano de Ampliações e Reforços na Rede Básica (PAR) e do Plano Anual de Ampliações e Reforços de Instalações de Transmissão não Integrantes da Rede Básica (PAR-DIT), que registram as ações identificadas como necessárias para garantir que a operação futura do Sistema Interligado Nacional (SIN) ocorra de acordo com os padrões de desempenho estabelecidos nos Procedimentos de Rede.


Nesse contexto, considere as afirmações a seguir.


I - A elaboração do PAR e do PAR-DIT é atribuição do ONS.


II - O horizonte do PAR e do PAR-DIT é de 4 anos.


III - As propostas de reforços consolidadas no PAR abrangem os transformadores e os reatores de reserva considerados relevantes para a segurança operativa do SIN.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
875746
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os fenômenos transitórios podem ser classificados das seguintes maneiras:


• quanto à forma como se manifestam: sobretensão, sobrecorrente, formas de onda anormais e transitórios eletromecânicos;


• quanto à origem: interna e externa ao sistema;


• quanto ao tempo de duração: temporária, manobra e atmosférica.


Na classificação mencionada, é(são) um fenômeno transitório causador de sobretensão, com origem interna ao sistema e duração temporária:

Alternativas

ID
875770
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O processo de elaboração do PAR e do PAR-DIT consiste em uma série de etapas e conta com a participação de diversos agentes e entidades, cada qual com suas responsabilidades.


NÃO é(são) atribuição(ões) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no processo de elaboração do PAR e do PAR-DIT

Alternativas
Comentários
  • PAR - Programa de ampliações e reforços


ID
875779
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere uma linha de transmissão trifásica, transposta, de alta energia e sem perdas.


Sabendo-se que a indutância por fase L é igual a 1,0 x 10-6 H/m, e que a capacitância por fase C é igual a 10,0 x 10-12 F/m, o valor aproximado da impedância característica e o da constante de propagação dessa linha, em ohm e m-1 , respectivamente, são

Alternativas
Comentários
  • Zc=sqr(L/C)= sqr(10^-6/(10*10^-12))= 100sqr10

     

    T = sqr(Xl*(1/Xc))= sqr((20*pi*6010^6)*(2*pi*60*10*10^-12) = 2*pi*60*sqr(10^-17)=1,2*10^-16


ID
875782
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As perturbações que resultam em flutuações dinâmicas de estado, podendo essas serem denominadas genericamente de transitório, em um sistema elétrico de potência, podem ser agrupadas em função da velocidade em que ocorrem.


Nesse sentido, pode ser classificado como um transitório meio-rápido a ocorrência de um(a)

Alternativas

ID
875785
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os estudos de ampliações e reforços requerem dados constantemente atualizados para que os resultados das simulações tenham a qualidade esperada.


Em relação aos dados requeridos para os estudos de ampliações e reforços, considere as afirmativas a seguir.


I - O ONS utiliza como referência os valores de carga ativa e reativa, por barramento, para patamares de carga informados pelos agentes e consumidores livres e consolidados pelo ONS.


II - A referência para os custos de instalações de transmissão serão fornecidos pela ANEEL.


III - Os dados relativos às interligações internacionais utilizados nos estudos de ampliações e reforços restringem-se aos provenientes das interligações autorizadas pela ANEEL cujo acesso tenha sido solicitado ao ONS.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
875788
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A transmissão de grandes blocos de potência pode ser feita por linhas de transmissão em corrente contínua (CC) ou por corrente alternada (CA).


Uma das vantagens da linha CC sobre a CA é o(a)

Alternativas
Comentários
  • b) O custo é Maior é carissima, principalmente para pequenas disstancias.

    c) o problema é que eu tenho que ter um conjunto pra transformar CC-CA novamente e isso é caro.

    d) a subestação é mais complexa porque é "eletrônica."

    e) resposta correta.

     

  • Gabarito: Letra D
    Basta lembrar que as redes do Paraguai (50Hz) e do Brasil (60Hz) são interligadas através de um sistema de conversão CA/CC -  CC/CA, ou seja: ambos são sistemas conectados mesmo estando fora de sincronismo.

  • A - fato de o campo elétrico se anular, diminuindo interferências.

    As linhas de corrente contínua também apresentam peculiaridades: o campo elétrico é polarizado unidirecionalmente, ao contrário da corrente alternada, originando uma corrente iônica e o surgimento de cargas espaciais.

    B- custo menor, principalmente em linhas de transmissão com pequenas distâncias.

    O sistema em  (CA), sendo um sistema , necessita de um conjunto de três cabos enquanto o sistema em  (CC) necessita somente de dois cabos, um para cada pólo. No entanto a seção exigida para conduzir uma corrente que não varia em função do tempo é maior.

    C- facilidade de ramificar a transmissão para diversos pontos ao longo de sua transmissão.

    Ver letra D.

    D -simplicidade de suas subestações.

    O uso de corrente contínua em um sistema de corrente alternada necessita de subestações conversoras, nas quais convertem a energia entre os dois sistemas. Basicamente as conversoras são compostas por  de alta potência, uma tecnologia cara em relação aos sistemas de corrente alternada.

    Outro equipamento necessário para a conversão são os filtros, tanto nos lados de corrente contínua quanto o de alternada. Os filtros de corrente contínua permitem o alisamento da forma de onda, reduzindo o "".

    Apesar do sistema ser em corrente contínua, existe uma absorção de potência reativa de ambas as conversoras, devido à ação dos tiristores. Os filtros de corrente alternada são necessários para compensá-los.

    Os sistemas atuais carecem de  específicos, devido a dificuldade de interromper altas correntes. O controle da corrente é realizado pelas subestações conversoras, através dos tiristores. Logo ainda não existem redes em CCAT, somente linhas interligando dois pontos, ou sistemas multi-terminais que devem ser controlados como um todo.

    E -possibilidade de se conectar dois sistemas de corrente alternada fora de sincronismo.

    Uma linha em corrente contínua pode interligar dois sistemas em corrente alternada, que podem estar fora de sincronismo ou em freqüências diferentes (veja por exemplo ). Estas linhas também aumentam a  do sistema, pelo desacoplamento entre sistemas, e pela possibilidade de controle do fluxo de potência. Este controle também permite o chaveamento suave, evitando o surgimento de transitórios indesejáveis.

    •  - 3 linhas de transmissão de 500 kV transmitem toda a energia do setor de 60 Hz e 2 linhas de transmissão de ±600 kV DC transmitem para o Brasil a energia do setor de 50 Hz não consumida pelo Paraguai (70%).
    • Belo Monte - Primeira linha de transmissão de energia elétrica em ultra alta tensão de corrente contínua da América latina, inaugurada em dezembro de 2017.


ID
875791
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De modo a expandir sua capacidade de geração, uma empresa contratou um empréstimo, pelo qual, ao final de 12 (doze) meses, deverá pagar a quantia de 900 milhões de reais. Sabe-se que, para essa situação, o custo do MWh é R$ 100,00, as taxas de juros e a desvalorização da moeda podem ser desprezadas, e a usina opera com sua máxima capacidade 24 horas por dia.

Considerando-se o mês comercial de 30 (trinta) dias e que o aumento da geração seja imediato, o incremento mínimo da potência, em MW, para que o investimento se pague ao final dos 12 (doze) meses, é, aproximadamente, de

Alternativas

ID
875797
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As linhas de transmissão de energia são muito usadas para a transmissão de sinais de onda portadora entre 30 e 500 kHz. Esses sinais são utilizados para o telecontrole e a telemedição, entre outras finalidades.


O equipamento que tem a finalidade de impedir que esses sinais interfiram na qualidade da energia elétrica transmitida é o(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    As bobinas de bloqueio servem para dirigir os sinais de comunicação de alta frequência pelas linhas desejadas, bloqueando as demais linhas para evitar perdas de sinal. Apresentam uma elevada impedância à alta frequência da onda portadora (40 a 500 kHz), o que evita que o sinal se perca ao evitar o seu passo através dela. Ao mesmo tempo, a impedância à frequência nominal da rede (50 ou 60 Hz) deve ser um valor muito baixo para não influir na transmissão da energia elétrica.

     

    Fonte: https://www.arteche.com/pt/produtos/bobinas-de-bloqueio

     

  • Funcionam como um "diodo de frequencia", liberando o sinal portador apenas para o sentido da carga. As bobinas de bloqueio têm a finalidade de confinar o sinal de onda portadora no interior da linha de transmissão, impedindo que o sinal de teleproteção chegue aos equipamentos da subestação. Elas são localizadas nos terminais da linha a ser protegida, possuindo uma baixa impedância para a frequência industrial e alta impedância para a frequência da onda portadora. A bobina de bloqueio é conectada em série com a linha de transmissão. 


ID
941650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha que um sistema de transmissão trifásico alimente uma carga industrial equilibrada, ligada em estrela, que absorva 10 MVA com fator de potência indutivo igual a 0,8. Considerando que esse sistema de transmissão hipotético possua tensão de linha nominal igual a 100 kV, julgue os itens a seguir.

Mesmo que fosse ligada em triângulo, a magnitude da corrente de linha necessária para atender a carga seria superior a 50 A, como na situação em que está ligada em estrela.

Alternativas

ID
941653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um sistema de transmissão de energia elétrica, as subestações possibilitam opções para redução ou elevação dos níveis de tensão, ao mesmo tempo em que podem funcionar como suporte para controle do fluxo de potência reativa do sistema. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Além do controle de potência reativa, os compensadores estáticos de reativo (CER) nas subestações poderão ser utilizados de forma eficiente para controlar os fluxos de potência ativa que chegam ou saem da subestação através de linhas de transmissão. Para esse objetivo, os CER precisam estar ajustados para operar no modo capacitivo.

Alternativas
Comentários
  • gabarito Errado

    O objetivo da compensação paralela em sistemas de transmissão é controlar a tensão em algum ponto do sistema ou aumentar a capacidade de transferência de potência através do aumento da margem de estabilidade. Isto pode ser necessário para melhorar as características de transmissão em regime permanente bem como a tensão, a estabilidade eletromecânica e diminuir os problemas de ressonância sub síncrona no sistema.

  • Penso q o erro da questão está em dizer que ele deve operar, necessariamente, no modo capacitivo... ele pode ter q trabalhar no modo indutivo se for, por exemplo, necessário aumentar a tensão ou diminuir o fluxo de potência entre as linhas:

    Ptransmitida = V1.V2.sen(teta)/X12


ID
944731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de sistema de controle e supervisão de equipamentos e instalações, julgue os próximos itens.

Os detectores de fumaça por ionização e os termovelocimétricos são apropriados para localização de foco de incêndios e transmissão de sinais de aviso para a central de alarme de incêndio.

Alternativas
Comentários
  • Detectores de Fumaça - por ionização ou óptico

    Deterctores de Temperatura - termovelocimétricos ou temp. fixa

    Ambos tipos de detectores são apropriados para localização de foco de incêndios e transmissão de sinais de aviso para a central de alarme de incêndio.

    FONTE: NBR 17240/2010

     

    O ideal era que a questão fosse escrita de forma mais clara: Os detectores de fumaça por ionização e os DETECTORES DE TEMPERATURA termovelocimétricos são apropriados para localização de foco de incêndios e transmissão de sinais de aviso para a central de alarme de incêndio. 


ID
962311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha uma linha de transmissão (LT) com impedância série de sequência positiva cujo módulo é igual a 100 S e fase 78º. A proteção elétrica dessa LT é feita utilizando-se relés de distância em seus terminais, com suas primeiras e segundas zonas de operação ajustadas para os alcances de 80% e 120% do comprimento total da LT, respectivamente. Para uma situação de curto-circuito em determinado ponto do sistema elétrico, a impedância primária vista pelo relé instalado em um dos terminais dessa linha tem módulo igual a 50 S e fase !78º. Considerando que os transformadores para instrumentos que alimentam esse relé estejam instalados com as polaridades corretas, julgue os itens de 80 a 82.

O referido relé não deve atuar para esse curto-circuito, se a característica do tipo admitância for utilizada nas suas duas zonas de operação e se o ângulo de máximo torque dessa característica for ajustado para o mesmo valor do ângulo da impedância série de sequência positiva da LT.

Alternativas

ID
962314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha uma linha de transmissão (LT) com impedância série de sequência positiva cujo módulo é igual a 100 S e fase 78º. A proteção elétrica dessa LT é feita utilizando-se relés de distância em seus terminais, com suas primeiras e segundas zonas de operação ajustadas para os alcances de 80% e 120% do comprimento total da LT, respectivamente. Para uma situação de curto-circuito em determinado ponto do sistema elétrico, a impedância primária vista pelo relé instalado em um dos terminais dessa linha tem módulo igual a 50 S e fase !78º. Considerando que os transformadores para instrumentos que alimentam esse relé estejam instalados com as polaridades corretas, julgue os itens de 80 a 82.


O referido relé não deve atuar para esse curto-circuito, se a característica do tipo impedância for utilizada nas suas duas zonas de operação.

Alternativas
Comentários
  • Claro que deve atuar!

    A primeira zona (80%) é Z1=(1/100)*0,8 = 0,008. A segunda zona (120%) é de Z2=1,2*0,01=0,012.

    A impedância vista é de Z=(1/50) = 0,02.

    Como Z1 < Z o relé da primeira zona deve atuar!

    Como Z2 < Z o relé deve atuar na segunda zona, com temporização, respeitando a seletividade.


ID
962317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Suponha uma linha de transmissão (LT) com impedância série de sequência positiva cujo módulo é igual a 100 &Omega; e fase 78º. A proteção elétrica dessa LT é feita utilizando-se relés de distância em seus terminais, com suas primeiras e segundas zonas de operação ajustadas para os alcances de 80% e 120% do comprimento total da LT, respectivamente. Para uma situação de curto-circuito em determinado ponto do sistema elétrico, a impedância primária vista pelo relé instalado em um dos terminais dessa linha tem módulo igual a 50 &Omega; e fase -78º. Considerando que os transformadores para instrumentos que alimentam esse relé estejam instalados com as polaridades corretas, julgue os itens de 80 a 82.

O referido relé não deve atuar para esse curto-circuito, se a característica do tipo impedância for utilizada nas suas duas zonas de operação em conjunto com uma unidade direcional que confira atuação para faltas a jusante do relé.

Alternativas

ID
969415
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A tecnologia de transmissão de dados utilizando o mesmo meio físico da rede de distribuição elétrica está bastante avançada. Essa tecnologia é conhecida como redes Powerline. Dentre os padrões de transmissão de dados a seguir, aquele que NÃO faz uso dessa tecnologia é o:

Alternativas
Comentários
  • A questão pode rapidamente ser resolvida prestando atenção na frase (utilizando o mesmo meio físico  da rede de distribuição), como Bluettoth não utiliza meio físico "cabos" como na distribuição) rapidamente resolve-se a questão. Mas após pesquisa coloquei o que é cada sigla 

    O controle da transmissão dos sinais, desde suas freqüências até os níveis de propagação, só foi possível com o avanço das técnicas de modulação e multiplexação, permitindo transmitir sinais diferentes sobre um mesmo meio físico. Pôde-se pensar, então, em transmitir dados e informações utilizando os cabos da rede elétrica: Powerline Communication (também conhecido por tecnologia PLC)

    Dentro deste contexto:

    Consumer Electronics Bus (CEBus)  -  é um padrão aberto que especifica uma arquitetura de rede baseada no modelo OSI e tem como principal objetivo a interconexão em rede de dispositivos utilizando a rede elétrica

    Enikia  Fundada em 1997 e logo se estabelecendo no mercado de rede PLC por desenvolver uma conexão powerline de alta velocidade. Um dos seus principais produtos é o Powerline Bridge que interconecta redes Ethernet e redes powerline. 

    INARI Powerline Technology 

    Formada em 1997, e primeira companhia a colocar no mercado uma placa de rede 

    powerline, a Pass-Port PlugIn Network. Em 2000 formou uma parceria com a Thomsom 

    Multimedia no desenvolvimento de produtos para redes domésticas, e teve um grande 

    sucesso em vendas com o HP/RCA System Link, um adaptador de rede powerline da  

    Hewlett-Packard que utiliza o chipset IPL 201 da Inari   X – 10  

    O sistema X-10 é um protocolo de comando remoto desenvolvido para

    comunicações entre transmissores e receptores X-10 através da fixação da rede elétrica

    tradicional (powerline). Os módulos transmissores do X-10 são adaptadores que

    conectados à tomada de luz enviam sinais aos módulos receptores para controlar

    equipamentos simples: interruptores, controles remoto, sensores de presença, entre outros

    O Bluetooth é uma tecnologia de transmissão de dados via sinais de rádio de alta freqüência e curto alcance. 



ID
969469
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Devido ao afastamento existente entre as usinas gerado- ras e os grandes centros de consumo de energia, é necessária a existência de um sistema de transmissão que tenha alto grau de confiabilidade, associado à observância de questões econômicas e ambientais. Com relação aos sistemas de transmissão de energia, analise as afirmações a seguir.I – Para sistemas de transmissão em extra-alta-tensão e ultra-alta-tensão, o fluxo de potência ativa em uma determinada linha é determinado principalmente pela diferença entre as magnitudes das tensões das bar- ras terminais. II – O emprego de transmissão em corrente contínua é realizado, por exemplo, na conexão de dois siste- mas de corrente alternada, e a adoção dessa tecnologia pode ser restringida, tendo em vista sua incapacidade de reagir na ocorrência de transitórios no sistema elétrico. III – Fixando-se um limite máximo de abertura angular entre duas barras conectadas por uma linha, o valor da potência máxima que pode ser transmitida diminui com o aumento da reatância da linha.Está correto APENAS o que se afirma em:



Alternativas
Comentários
  • I - Para todos os níveis de tensão a variação na tensão do emissor e receptor influencia prioritariamente a potência ativa, já o ângulo de carga influencia prioritariamente na potência reativa. (Errada)

    II - O emprego da transmissão em corrente contínua é feito na transmissão de grandes blocos de energia elétrica. (Errada)

    III - Pmax = (Vemissor . Vreceptor)/ XLT.


    Portanto a relação entre potência máxima e reatância da linha é inversamente proporcional. (Correta)

  • Não entendi a alternativa I).

    Quando fala que o fluxo de potencia ativa  em uma determinada linha é determinado principalmente pela diferença entre as magnitudes das tensões das barras??

  • I) está errada pois a potência ativa está relacionada à abertura ANGULAR entre as barras.

  • I- Pkm= (Abertura angular entre K e M ) / Xkm. ou seja para o fluxo de carga linearizado, o fluxo de potência ativa independente da magnitude da tensão e sim da defasagem entre as barras.  (FALSA)

    II-Uma linha em corrente contínua pode interligar dois sistemas em corrente alternada, que podem estar fora de sincronismo ou em freqüências diferentes (veja por exemplo ITAIPU). Estas linhas também aumentam a estabilidade  do sistema, pelo desacoplamento entre sistemas, e pela possibilidade de controle do fluxo de potência. Este controle também permite o chaveamento suave, evitando o surgimento de transitórios indesejáveis ( FALSA).

    III-Pkm= (Abertura angular entre K e M ) / Xkm. Se a abertura angular é uma constante , a potência ativa entre a barrra k e a Barra m é inversamente proporcional a reatância entre as barras . ou seja quanto maior Xkm menor será Pkm. (VERDADEIRA)

    Curiosidade:

    •   Itaipu possui  3 linhas de transmissão de 500 kV transmitem toda a energia do setor de 60 Hz e 2 linhas de transmissão de ±600 kV DC transmitem para o Brasil a energia do setor de 50 Hz não consumida pelo Paraguai (70%).


  • II – O emprego de transmissão em corrente contínua é realizado, por exemplo, na conexão de dois sistemas de corrente alternada, e a adoção dessa tecnologia pode ser restringida, tendo em vista sua incapacidade de reagir na ocorrência de transitórios no sistema elétrico.

    Um detalhe nessa alternativa é que no modelo LCC (utilizado nos polos brasileiros atuais) essas LTs, de fato, apresentam menor capacidade de recuperação à transitórios, principalmente com quedas bruscas de tensão, pois os conversores desses elos necessitam de fonte elevada de reativo. Logo, como solução eles devem ser conectados à sistemas fortes e, ademais, há outros modelos, como o VSC, que não possuem essa necessidade de reativo.

    Assim, o erro da questão, ao meu ver, esta em usar a palavra incapacidade.


ID
1021351
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Se uma linha de transmissão tiver como carga uma impedância diferente da impedância característica da própria linha, ao ser transmitido um sinal nesta linha de transmissão ocorrerá a formação de uma

Alternativas

ID
1037533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca da geração de energia hidroelétrica e suas tecnologias, julgue os itens a seguir.

Em um sistema hidráulico, a energia ofertada é definida a partir de um total decorrente da operação interligada e integrada que determina a parcela que cada usina tem nesse total. O sistema de transmissão afeta esse valor.

Alternativas

ID
1090474
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os cabos utilizados na parte mais alta de uma torre de transmissão denominam-se.

Alternativas

ID
1146991
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir. Identifique a opção que identifica quais afirmações são corretas:

I. Os consumidores de energia elétrica são afetados por perturbações no sistema de distribuição mais frequentemente do que por perturbações no sistema de transmissão. Isso decorre da maior proximidade do sistema de distribuição das árvores, das atividades humanas e da própria carga.
II. Os investimentos para os aperfeiçoamentos da supervisão, controle e proteção têm sido aplicados, primeiramente, nos sistemas de transmissão, uma vez que uma perturbação em uma linha de transmissão afeta um maior número de usuários, na maioria dos casos, que uma perturbação em uma rede de distribuição.
III. As concessionárias estão atualmente começando a aprimorar a capacidade de supervisão e controle de seus sistemas de distribuição através da automação da distribuição.
IV. A maioria dos relés digitais de distribuição proporciona a proteção tradicional para sobrecorrente de fase e terra, funções de religamento e informação limitada sobre medição e eventos.

Alternativas

ID
1147003
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação aos possíveis benefícios da implantação da Geração Distribuida de Energia Elétrica, são feitas as seguintes afirmativas:

I. É mais fácil encontar localizações para sua instalação, pois as unidades possuem menor porte;
II. Altera a estabilidade eletromecânica;
III. Desbalanceia o sistema, pois provoca perdas devidas às pequenas distâncias existentes entre as máquinas;
IV. Pode ser instalada próximo aos centros de cargas, minimizando os custos com a transmissão, e possibilita uma possível redução do carregamento do sistema neste setor, bem como as perdas em condições normais de operação.

Das afirmativas acima estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • II. Altera a estabilidade eletromecânica; ERRADO não altera a estabilidade uma vez que circula pelo circuito fechado e o excesso vai para rede, porém antes de ir para rede ele passa por um conversor de tensão que o coloca em estabilidade com a rede elétrica e muitas das vezes pela logica é consumida pelo vizinho mais próximo;

    III. Desbalanceia o sistema, pois provoca perdas devidas às pequenas distâncias existentes entre as máquinas; errado explicação igual a anterior.


ID
1147075
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Baseadas na NBR 542/1985 que trata do projeto de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica, foram feitas as seguintes afirmações:

I. No cálculo da flecha máxima dos cabos deve ser considerado o alongamento devido à fluência dos mesmo num período mínimo de dez anos.
II. Na condição de temperatura mínima, recomenda-se que o esforço axial máximo não ultrapasse 33% da carga de ruptura dos mesmos.
III. O vento deve ser considerado na condição mais severa. O vento deve ser considerado agindo horizontalmente.
IV. Fica a critério da proprietária da linha a forma de aterramento dos suportes da linha.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a norma NBR 5422 todas as condições apresentadas são verdadeiras sendo a afirmativa I confirmada pelo item 5.3.2, a afirmativa II confirmada pelo item 5.4.3.1, a afirmativa III confirmada pelo item 5.4.1 e a afirmativa IV pelo item 9.3.


ID
1188505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação a subestações de energia e seus equipamentos elétricos, julgue os itens subsequentes.

Quando ocorre um curto-circuito na linha de transmissão à jusante da subestação, é desejável que a chave secionadora interrompa o circuito antes da atuação do disjuntor, visto ser mais rápido rearmar uma chave secionadora, projetada para operação sem carga, que um disjuntor.

Alternativas
Comentários
  • A chave seccionadora é dispositivo de manobra. Utilizada apenas para isolar equipamentos ou trechos do SEP. Quem deve atuar nessa circunstância é o disjuntor.


ID
1216897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue o item abaixo, com relação ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD).

A norma ABNT NBR 15601 especifica o sistema de transmissão do SBTVD, compreendendo o sistema de codificação de canal e modulação, e descreve o processamento de sinal no modulador e os processos de demodulação na recepção

Alternativas

ID
1219468
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Diversas são as formas de transportar energia elétrica entre dois pontos. Geralmente, em linhas de transmissão, o transporte é feito através de corrente alternada, muito embora o uso de corrente contínua também seja utilizado. A respeito desse assunto, é correto afirmar que uma das vantagens de transportar energia elétrica através de corrente contínua é

Alternativas