A - fato de o campo elétrico se anular, diminuindo interferências.
As linhas de corrente contínua também apresentam peculiaridades: o campo elétrico é polarizado unidirecionalmente, ao contrário da corrente alternada, originando uma corrente iônica e o surgimento de cargas espaciais.
B- custo menor, principalmente em linhas de transmissão com pequenas distâncias.
O sistema em (CA), sendo um sistema , necessita de um conjunto de três cabos enquanto o sistema em (CC) necessita somente de dois cabos, um para cada pólo. No entanto a seção exigida para conduzir uma corrente que não varia em função do tempo é maior.
C- facilidade de ramificar a transmissão para diversos pontos ao longo de sua transmissão.
Ver letra D.
D -simplicidade de suas subestações.
O uso de corrente contínua em um sistema de corrente alternada necessita de subestações conversoras, nas quais convertem a energia entre os dois sistemas. Basicamente as conversoras são compostas por de alta potência, uma tecnologia cara em relação aos sistemas de corrente alternada.
Outro equipamento necessário para a conversão são os filtros, tanto nos lados de corrente contínua quanto o de alternada. Os filtros de corrente contínua permitem o alisamento da forma de onda, reduzindo o "".
Apesar do sistema ser em corrente contínua, existe uma absorção de potência reativa de ambas as conversoras, devido à ação dos tiristores. Os filtros de corrente alternada são necessários para compensá-los.
Os sistemas atuais carecem de específicos, devido a dificuldade de interromper altas correntes. O controle da corrente é realizado pelas subestações conversoras, através dos tiristores. Logo ainda não existem redes em CCAT, somente linhas interligando dois pontos, ou sistemas multi-terminais que devem ser controlados como um todo.
E -possibilidade de se conectar dois sistemas de corrente alternada fora de sincronismo.
Uma linha em corrente contínua pode interligar dois sistemas em corrente alternada, que podem estar fora de sincronismo ou em freqüências diferentes (veja por exemplo ). Estas linhas também aumentam a do sistema, pelo desacoplamento entre sistemas, e pela possibilidade de controle do fluxo de potência. Este controle também permite o chaveamento suave, evitando o surgimento de transitórios indesejáveis.
- - 3 linhas de transmissão de 500 kV transmitem toda a energia do setor de 60 Hz e 2 linhas de transmissão de ±600 kV DC transmitem para o Brasil a energia do setor de 50 Hz não consumida pelo Paraguai (70%).
- Belo Monte - Primeira linha de transmissão de energia elétrica em ultra alta tensão de corrente contínua da América latina, inaugurada em dezembro de 2017.