-
A) INCORRETO. Devido aos efeitos de atrito dentro do compressor e da turbina, o fluido pode sofrer AUMENTO da entropia específica nesses componentes.
B) CORRETO. As transferências de calor residuais dos componentes de instalação de potência para as vizinhanças representam perdas, mas esses efeitos geralmente são de importância secundária
C) INCORRETO. À medida que os efeitos das irreversibilidades na turbina e no compressor ficam mais pronunciados, o trabalho produzido pela turbina DIMINUI e o trabalho fornecido ao compressor AUMENTA.
D) INCORRETO. Uma das principais características em um compressor é O CONSUMO de potência.
E) INCORRETO. O uso de turbinas a gás (NÃO) está em desuso atualmente, devido ao surgimento das turbinas eólicas (são equipamentos em aplicações diferentes).
Bons estudos!
-
Comentário do item A
“O Atrito é uma forma comum de irreversibilidade associada a corpos em movimento. Qualquer processo que envolva atrito é irreversível.”
“A Entropia é gerada ou criada durante um processo irreversível.”
“Quanto mais severas forem as irreversibilidades, maior será a geração da entropia.”
Portanto, o como o Atrito é uma forma de irreversibilidade, ele gera Entropia.
.
Referência Bibliográfica: Termodinâmica (Yunus Çengel), 5a Edição
.
Bons estudos!
-
LETRA A - A ENTROPIA AUMENTA NESTE CASO, NÃO DIMINUI.
LETRA C - O TRABALHO REALIZADO PELA TURBINA DIMINUI NESTE CASO.
LETRA D - QUEM GERA A POTÊNCIA NO CICLO É A TURBINA E NÃO O COMPRESSOR.
LETRA E - O MAIOR BENEFÍCIO DESSES EQUIPAMENTOS É A RELAÇÃO PESO POTÊNCIA, O QUE OS TORNA IDEAIS PARA APLICAÇÃO AERONÁUTICA. TAMBÉM COMO PRODUZEM MUITO CALOR (DEVIDO A BAIXA EFICIÊNCIA TÉRMICA) SÃO MUITO UTILIZADOS EM CICLOS COMBINADOS COM O RANKINE (CALDEIRAS DE RECUPERAÇÃO E TURBINAS A VAPOR).