-
✅ Gabarito: B
I) Ela caiu de cama → O verbo "cair" foi usado com o sentido de "ficar" (ela ficou de cama; ficou doente). Marca, dessa forma, um verbo de ligação.
II) Ele morreu → Temos um verbo "intransitivo". Trata-se de um verbo que apresenta sentido completo. Ele não precisa de nenhum complemento. Quem morre, morre. Cuidado com questões com este tipo de classificação: Ele morreu de pneumonia (em destaque, temos um adjunto adverbial de modo e não um objeto indireto. O verbo "morrer" continua sendo intransitivo).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
De saída, importa registrar verbos significativos (transitivos e intransitivos) e os copulativos (de ligação). Os primeiros, consoante com o nome, conferem algum sentido à construção; já os segundos, apenas fazem as vezes de ponte entre sujeito e as características deste.
Leiamos as frases do enunciado:
I) Ela caiu de cama.
Observe que o verbo "cair" acha-se em sentido figurado, não literal. Nesse sentido que indica mudança de estado é verbo de ligação. Perceba que o sujeito estava bem e mudou seu estado, ou seja, caiu doente, ficou doente.
II) Ele morreu.
O verbo "morrer" pretere complemento verbal (objetos, que podem ser diretos, indiretos ou diretos e indiretos).
Logo, em I há verbo de ligação; em II, intransitivo.
Letra B
-
Correa, B
Ela caiu DE calma -> aqui, o verbo "cair" foi utilizado com o sentido de "ficar de" (a moça ficou de cama; o rapaz ficou doente).
Ela caiu DA cama -> aqui, verbo "cair" foi utilizado com o sentido de "cair de" (a moça caiu da cama; o rapaz caiu da escada).
-
Em I)
Verbo não nocional ou não significativo. Em alguns casos, verbos que são de ação podem ser usados como de ligação.
ex: O garçom virou uma fera.
O careca de óculos e comentarias virou uma borboleta.