-
✅ Gabarito: C
a) O Sesc tem empenhado-se em levar exposições de arte a todas as regiões brasileira por meio do projeto ArteSesc → INCORRETO. Após -ado, -ido, nada pode ser metido. O correto, em locuções verbais formadas por verbo no particípio, é a colocação pronominal em próclise (= antes do verbo principal: tem se empenhando).
b) As bibliotecas do Sesc não limitam-se a um acervo atualizado, sendo também promovidas atividades que incentivam o hábito da leitura → INCORRETO. Advérbio de negação "não" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (=que te intimida).
c) O Sesc democratiza o acesso à cultura por meio de cursos, oficinas e palestras que se multiplicam em suas unidades regionais → CORRETO. Pronome relativo "que" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (= antes do verbo).
d) Não fosse a atuação do CineSesc, muitos cidadãos do interior do Brasil teriam-se de deslocar para ter acesso ao cinema → INCORRETO. O correto é "teriam de se deslocar".
e) Se preocupando em ampliar o acesso à literatura, o Sesc promove diversas atividades para estimular a produção de novas obras e revelar novos talentos → INCORRETO. Não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, o correto é a colocação pronominal em ênclise (= após o verbo: preocupando-se).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Assertiva C
O Sesc democratiza o acesso à cultura por meio de cursos, oficinas e palestras que se multiplicam em suas unidades regionais.
-
Vejamos...
A) usamos próclise diante de particípio.
B) palavras negativas são fatores de próclise.
C.o pronome relativo é fator de próclise.
ENão iniciamos frase com pronomes
-
Fiquei com dúvidas na letra D e fui pesquisar:
Não fosse a atuação do CineSesc, muitos cidadãos do interior do Brasil teriam-se de deslocar para ter acesso ao cinema.
Colocação dos Pronomes Oblíquos Átonos nas Locuções Verbais
Quando houver preposição entre o verbo auxiliar e o infinitivo, a colocação do pronome será facultativa:
Teriam de se deslocar ou Teriam de deslocar-se.