- 
                                ✅Gabarito(D)   Para começar a resolver devemos usar a informação que o enunciado trouxe no final: ''Sabendo-se que Carlos é professor e Luana não é secretária''. Carlos é professor = V Luana não é secretária = V   Agora conseguiremos valorar todas as demais como verdadeiras:   1) Ou Vanessa é médica(F), ou Luana não é secretária(V). VERDADEIRA  O ''ou..ou'' é exclusivo, ou seja, para ser verdadeiro, os valores das proposições tem que ser diferentes. Então se sabemos que a segunda parte é V, então a primeira teve que ficar F.   2) Se Carlos é professor(V), então Gabriel possui a mesma profissão que Luana(V). VERDADEIRA Se a primeira parte ficou V, então a segunda teve que ficar V para que não caísse na linha V --> F = F.   3) Se Emilia é diretora(F), então Luana é secretária(F). VERDADEIRA Se a segunda parte ficou F, a primeira teve que ficar F para que não caísse na linha V --> F = F.   4) Se Gabriel é contador(F), então Vanessa não é médica(V). VERDADEIRA   5) Ou Carlos não é professor(F), ou Gabriel é nutricionista(V). VERDADEIRA O ''ou...ou'' é exclusivo, como dito acima, então se sabemos que a primeira parte ficou F, a segunda terá que ser V.   Conclui-se que:   ● Vanessa não é médica; ● Luana não é secretária; ● Carlos é professor; ● Gabriel possui a mesma profissão que Luana; ● Emília não é diretora; ● Gabriel é nutricionista.   Se Gabriel possui a mesma profissão que Luana e concluímos acima que Gabriel é nutricionista, então, logicamente a profissão de Luana é nutricionista.   
- 
                                Simone, se a primeira afirmação tem como base o "Ou...ou", por que temos que colocar conforme o valor lógico correto, sendo que nas demais afirmações precisamos diferenciar os valores para que não fique conforme seu valor lógico correto? 
- 
                                Depois de minutos tentando , graças a Deus kkkkk check . obrigado aos comentaristas, vocês me ajudam muito ! 
- 
                                Depois de valorar as premissas, o que me ajudou na resposta foi saber que Luana tem a mesma profissão que Gabriel. 
- 
                                As informações dadas, Carlos é professor e Luana não é secretária.  Vamos à questão. 1) Ou Vanessa é médica, ou Luana não é secretária. 2) Se Carlos é professor [V], então Gabriel possui a mesma profissão que Luana.[V] V->V=V Se Gabriel é nutricionista e possui a mesma profissão que Luana, qual a profissão de Luana? Isso mesmo, nutricionista. 3) Se Emilia é diretora, então Luana é secretária. 4) Se Gabriel é contador, então Vanessa não é médica. 5) Ou Carlos não é professor[F,] ou Gabriel é nutricionista. [V]  na disjunção exclusiva, valores diferentes sempre será verdadeiro, já no "se somente se" valores diferentes sempre será falso. (Gab D) 
- 
                                
                            
- 
                                1) Ou Vanessa é médica(F), ou Luana não é secretária(V). V 2) Se Carlos é professor(V), então Gabriel possui a mesma profissão que Luana(V). V 3) Se Emilia é diretora(F), então Luana é secretária(F). V 4) Se Gabriel é contador(F), então Vanessa não é médica(V). V 5) Ou Carlos não é professor(F), ou Gabriel é nutricionista(V). V Carlos é professor e Luana não é secretária V  OBS: Gabriel e Luana tem a mesma profissão. Como é verdade que Gabriel é nutricionista então Luana também é. GAB: D    
- 
                                Essas questões são ótimas pra praticar por conter praticamente toda a teoria de tabela verdade, porém no dia da prova toma bastante tempo pra resolver com precisão.