SóProvas


ID
3865138
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A terapia farmacológica do Diabetes Mellitus é baseada na reposição da quantidade e/ou melhoria na ação da insulina, visto que a doença envolve defeitos na secreção e/ou ação da insulina. São exemplos de classes de agentes orais antidiabéticos que estimulam a secreção de insulina

Alternativas
Comentários
  • (D)

    As sulfoniluréias exercem a sua principal ação sobre as células β, estimulando a secreção de insulina, reduzindo, assim, o nível plasmático de glicose.

    As sulfoniluréias se ligam com alta afinidade e bloqueiam os canais de K+, causando a despolarização, entrada de Ca 2+ e secreção da insulina. Os principais fármacos dessa classe são a tolbutamida, a glibenclamida e a glipizida. 

    As sulfoniluréias (ou seus metabólitos ativos) são excretadas em sua maioria na urina, de modo que a sua ação encontra-se aumentada em indivíduos idosos e pacientes com doença renal. A maioria das sulfoniluréias atravessa a placenta e estimula a liberação de insulina pelas células B fetais, causando hipoglicemia grave ao nascimento (contra indicada na gravidez). 

  • Análogos de GLP-1 - reproduz a ação do hormônio natural GLP-1, com a diferença que estes medicamentos não são degradados pela enzima DPP-4.

    Biguanidas: A metformina (Glifage®, genéricos e similares) é uma biguanida, e seu efeito em reduzir as taxas de glicose no sangue decorrem principalmente da redução da quantidade de glicose produzida pelo fígado.

    Tiazolidinedionas. - pioglitazona age melhorando a ação da insulina no músculo e gordura, além de diminuir a produção de glicose no fígado