SóProvas


ID
3865144
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os inibidores de bomba de prótons alteram a ligação química nas células do estômago para reduzir a produção do ácido e, assim, diminuir a irritação no local. Assinale a alternativa incorreta em relação a essa classe de medicamentos.

Alternativas
Comentários
  • Usos terapêuticos. A superioridade dos IBPs sobre os antagonis­tas H2 na supressão da produção de ácido e na cicatrização das úlceras pépticas os tornaram os fármacos preferidos no tratamento e prevenção de úlceras de estresse, no tratamento de esofagites erosivas e úlcera duodenal ativa e para o tratamento de longa dura

    ção de condições hiperssecretoras patológicas (p. ex., a síndrome de Zollinger-Ellison, em que o tumor produtor de gastrina causa a hiperssecreção de ácido clorídrico). Os IBPs são aprovados tam­bém para o tratamento da azia e levam vantagem sobre os anta­gonistas H2• Estudos clínicos mostraram que os IBPs diminuem o risco de sangramento da úlcera causado pelo ácido acetilsalicílico e outros AINES. Finalmente, eles também são usados com suces­so com antibacterianos, para erradicar H. pylori. Para obter o efeito máximo, os IBPs devem ser ingeridos 30 minutos antes do desjejum ou da principal (maior) refeição do dia. Se for necessário também um antagonista de receptor H2, ele deve ser ingerido bem depois do IBP para obter o melhor efeito, porque os antagonistas H2 reduzem a atividade da bomba de prótons e os IBPs precisam da bomba ativa para serem eficazes. Pacientes com azia, nos quais o IBP uma vez ao dia só é parcialmente eficaz, podem melhorar o controle dos sintomas adotando regime de duas doses diárias ou manter o IBP 

    pela manhã e acrescentando o antagonista H2 à tarde.

    Fonte: Farmacologia Ilustrada, Clark.

  • o omeprazol deve ser administrado em jejum. Questão estranha
  • Na minha opinião a opção incorreta trata-se da alternativa B, pois a administração dos inibidores da bomba de prótons é em jejum, pesquisando nas literaturas, não li em momento algum seu uso 30 min. antes das refeições.

  • A Síndrome de Zollinger-Ellison (ZES) ou hipergastrinemia é um distúrbio endócrino caracterizado por níveis aumentados do hormônio gastrina, fazendo com que o estômago produza ácido gástrico em excesso. Uma das consequências da acidez aumentada é a formação de úlceras pépticas em 95% dos pacientes.