SóProvas


ID
3865981
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de São Carlos do Ivaí - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Cuidados com excesso de peso previnem problemas mentais

Mais de um quinto da população brasileira é obesa, segundo dados do Ministério da Saúde

    Janeiro é considerado o mês de conscientização e prevenção da Saúde Mental. Transtornos psíquicos, como a depressão, a bipolaridade e a esquizofrenia, podem estar relacionados a problemas digestivos, como a obesidade, doença que afeta 23,2% dos brasileiros, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para especialistas, políticas públicas e conscientização devem enfocar a prevenção e o tratamento adequado.
    “A obesidade - quando a divisão do peso do indivíduo pelo quadro de sua altura é igual ou superior a 30 - é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes e diversos tipos de câncer, e tem ligação com transtornos psíquicos, como a depressão”, explica a Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
    Segundo o Dr. Adriano Segal, médico psiquiatra, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), a relação entre os transtornos psíquicos e os problemas digestivos é complexa, envolvendo características não apenas de saúde, mas morais, simbólicas, históricas, sociais e políticas.
    “Hoje podemos dizer que, em alguns casos, há aspectos causadores comuns, como estados inflamatórios e problemas de microbiota intestinal. Mas, em outros casos, há quadros mais associados ao excesso de peso, como os transtornos alimentares, e ao tratá-los, existe uma melhora psiquiátrica”, detalha Segal.
    Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental. “Desde a gestação se pode prevenir a obesidade. Há pesquisas que mostram que quando tem um familiar obeso a chance de a criança se tornar obesa é de 40%. E quando ela tem dois familiares, aumenta para 80%. Por isso, é importante prestar atenção nos alimentos que se leva para dentro de casa e na forma como se relaciona com a comida”.
    “Quando for necessário, vale procurar tratamento, pelo qual se busca uma redução racional do peso. A modificação dos hábitos de vida, como a mudança na alimentação e a prática de atividades físicas, não beber em excesso e não fumar são modos de prevenir a obesidade e as doenças relacionadas”, complementa o médico da ABESO.

Disponível em
https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1216892/cuidados-com-excesso-depeso-previnem-problemas-mentais

Assinale a alternativa que apresenta um erro ortográfico no texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     Em "Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental.", duas coisas são fundamentais: "ter bons hábitos de vida" e "gerenciar o estresse é fundamental.". As orações "ter bons hábitos de vida" e "gerenciar o estresse é fundamental." funcionam como sujeito composto do verbo ser. Quando o sujeito é composto, o verbo fica no plural. 

    ➥ O verbo ser é de ligação. Isso indica que o adjetivo fundamental funciona como predicativo do sujeito. O predicativo do sujeito concorda com o sujeito. Tratando-se de um sujeito composto, ele fica no plural. CORREÇÃO: "Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse são (coisas) fundamentais." ISSO e ISSO são fundamentais.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Acertei a questão, pois 3 proposições são falsas e a última é verdadeira, porém o comendo da questão é uma **** "Assinale a alternativa que apresenta um erro ortográfico no texto" não é uma questão de ortografia, é de SINTAXE.

  • Errei a questão, porém para contribuir com o comentário do Arthur vai uma dica:

    Ele disse "Quando o sujeito é composto, o verbo fica no plural."

    Na verdade, isso não é uma regra absoluta e depende de cada situação. Vejamos:

    1. Para sujeitos compostos antepostos ao verbo, de regra, colocamos o verbo no plural (concordância rígida). PORÉM há uma exceção. Quando tivermos palavras da mesma família semântica, podemos ter uma concordância atrativa, coisa que de regra, só deveria acontecer com sujeitos compostos pospostos ao verbo.

    Ex.: Paz e tranquilidade habitam no lar. (CORRETA)

    CONCORDÂNCIA RÍGIDA *Verbo no plural, concordando com ambos os termos.

    Paz e tranquilidade habita no lar. (CORRETA também)

    CONCORDÂNCIA ATRATIVA *Verbo no singular, concordando com o mais próximo.

    2. Para sujeitos compostos posposto ao verbo, podemos ter tanto uma concordância rígida, como uma atrativa.

    Ex.: Olhavam para o lago, Maria e João.

    CONCORDÂNCIA RÍGIDA *Verbo no plural, concordando com ambos os termos.

    Olhava para o lago, Maria e João.

    CONCORDÂNCIA ATRATIVA *Verbo no singular, concordando com o mais próximo.

    Bons estudos! (:

  • Questão está equivocada!

    Repare nesta questão CESPE: Q235978

    Quando são sujeitos oracionais com verbo no infinitivo, o verbo principal deve ficar no singular!

    Não deixem que bancas fuleiras desconstruam o conhecimento árduo que adquirimos, não aceite qualquer resposta!

  • CUIDADO

    Não há gabarito para a questão. O comentário do colega Arthur Carvalho apenas justifica o gabarito oferecido pela banca, demonstrando desconhecimento quanto a concordância com sujeitos compostos.

    Na assertiva oferecida como gabarito, a banca afirma que há erro de concordância no primeiro período do quinto paragrafo, que se encontra transcrito abaixo.

    "Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental."

    Temos um sujeito composto com núcleos no infinitivo, "ter" e "gerenciar", de modo que a concordância deve ser feita no singular. A concordância com núcleos no infinitivo só ocorre no plural quando estes forem antônimos.

    Inexiste erro nas demais assertivas.

    Como já exposto, questão sem gabarito.

  • Não concordo com o gabarito.

    "ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental" - me parece ser uma oração subordinada substantiva reduzida, com sujeito oracional. O verbo é invariável na 3º pessoa do singular.

  • Quando o sujeito for formado por infinitivos, o verbo fica no singular. Caso os infinitivos sejam antônimos, o verbo concorda no plural. EX:

    > FUMAR E BEBER NÃO TRAZ BENEFÍCIOS AO ORGANISMO.

    > SUBIR E DESCER ESCADAS SÃO AÇÕES QUE TODOS DEVERIAM PRATICAR MAIS.

  • Vá direto ao comentário do Ivan.

  • Apesar de a questão mencionar erro ortográfico, o que a alternativa B afirma não está correto, temos uma citação direta, portanto as aspas não são dispensáveis.

  • e eu pensando que era de crase o erro.
  • o primeiro período (Quando ... racional do peso.) do quinto parágrafo??

  • "Quando for necessário, vale procurar tratamento, pelo qual se busca uma redução racional do peso." Depois de "tratamento" não está errada a vírgula?

  • QC,preciso do comentário do professor.

  • Unifil querendo "bancar" uma de FGV da vida. Vê se pode isso.

  • As aspas são dispensáveis no discurso direto? Se alguém puder responder, ficarei grato.