SóProvas


ID
3866038
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de São Carlos do Ivaí - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O crescimento adequado de uma criança depende de múltiplos fatores, dentre os quais a alimentação saudável. Analise as orientações para uma alimentação saudável no acompanhamento da equipe de enfermagem durante o primeiro ano de vida e assinale a alternativa correta.

I. O leite materno contém a quantidade de água suficiente para as necessidades do bebê até os 6 meses, mesmo em climas quentes e secos.
II. Mesmo recebendo outros alimentos, a criança deve continuar a mamar no peito até os dois anos ou mais.
III. A papa principal deve ser oferecida a partir do sexto mês, no horário de almoço ou jantar, conforme o horário que a família estiver reunida, completando-se a refeição com o leite materno até que a criança se mostre saciada apenas com a papa.
IV. Ao completar 8 meses, a criança já pode receber a alimentação básica da família desde que não sejam utilizados temperos industrializados, pimenta, alimentos gordurosos como bacon, banha, linguiça, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • A partir do sexto mês não é recomendado 2 papas de fruta + 1 papa salgada?
  • Questão mal formulada.

    III. Ele chama de "A PAPA PRINCIPAL" a primeira papa salgada aos 6 meses, mas ela recebe também 2 de frutas.

    IV. A partir do SÉTIMO mês a criança faz 4 refeições, sendo 2 principais: almoço e jantar (comida da família amassada ou em pedaços pequenos e bem cozidos). E a partir de 12 MESES no mínimo 5 refeições ao dia, sendo almoço e jantar igual ao da família.

    obs: M.S. traz 6º mês: introdução das papas ou purês/ alimentos amassados (garfo); 7º mês: alimentos amassados (garfo); 9-11 meses: alimentos CORTADOS ou levemente amassados; 12 a 24 meses: alimentos cortados.

  • Veja que só notando que as duas primeiras estão certas, já se elimina a “a” e a “b”.

    RESPOSTA: D

  • A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento exclusivo até 6 meses de vida e complementado até 2 anos ou mais, sem limite definido.