SóProvas


ID
3867316
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As DTAs (doenças transmitidas por alimentos) envolvem uma série de fatores, como o próprio hospedeiro, a carga microbiológica contida no alimento, o tipo de microorganismo, dentre outros. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(____) Bactérias Gram-positivas produzem substâncias exocelulares que estão relacionadas com a maioria, se não com todos, os fatores de virulência dos microorganismos desse grupo, representado pelo Staphylococcus aureus.
(____) Bactérias Gram- negativas têm patogênese e virulência consideralmente diferentes e muitas complexas que as Gram-positivas.
(____) A diarreia aquosa quando da contaminação por Shigella ocorre em decorrência da multiplicação dos microorganismos que passam pelo íleo.
(____) A patogênese do Víbrio parahaemolyticus está associada à produção de um Homodímero, conhecido como uma hemolisina termoestável.
(____) A Listeria monocytogenes é um patógeno extracelular.

Alternativas
Comentários
  • ( V) Staphylococcus aureus são gram- positivas produtora de exotoxinas -> intoxicação alimentar

    ( V ) Bactérias Gram- negativas posssuem uma estrutura adicional na parede celular (membrana externa) que age como barreira para limitar a difusão de material prejudicial para o interior da célula, logo junto com a bomba de efluxo permite com que as gram- negativas sobrevivam e prosperem em ambientes prejudiciais a outros tipos de microrganismos.

    (F ) O gênero Shigella produzem toxinas que podem atacar o revestimento do intestino grosso, provocando inchaço, úlceras na parede intestinal e diarreia aquosa volumosa e dolorosa

    (V ) Vibrio parahaemolyticus está associado sua virulência a produção de uma hemolisina termoestável (TDH) (Hemolisina de Kanagawa) sendo um homodímeros, complexo proteico formado dos subunidades idênticas com habilidades de invadir os enterócitos.

    ( F) Listeria monocytogenes é um parasita intracelular facultativo, sendo um patógeno oportunista.

    fonte: Forsythe, S. J. Microbiologia da Segurança dos Alimentos. 2ed.