A questão versa sobre as tendências pedagógicas, entre elas:
Liberais: Não tem sentido de democrático. Justificativa do sistema capitalista. Defende a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade.
*liberal tecnicista= Modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Regime militar. Professor é transmissor e o aluno receptor dos conhecimentos acumulados pela sociedade. O professor é o responsável pela eficiência do ensino. Preparação para o mercado de trabalho.
*liberal tradicional= O caminho para o saber depende do esforço e memorização do aluno. Ensino enciclopédico, conteúdos separados da experiência do aluno. Disciplina rígida.
*liberal renovada progressiva = Pautada na resolução de problemas. Atende as necessidades individuais dos estudantes. Partindo da ideia de renovar o ensino, sua metodologia consiste em experimentos e pesquisas e defende a escola pública para todas as camadas da sociedade.
*liberal renovada não-diretiva= Maior preocupação com o aluno, a escola foca mais no psicológico do que no pedagógico e social. O professor conduz o estudante no processo de aprendizagem com o mínimo de interferência possível.
Progressitas: tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
*progressista libertadora: Foca na atuação não formal, em temas geradores e não conteúdos específicos. O professor age como o um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos e a atividade escolar foca em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata.
*progressista libertária: Marca a abertura democrática. Defende e estimula a participação em grupos e movimentos sociais, tornando o interesse pedagógico intrínseco às necessidades e interesses do grupo.