SóProvas


ID
3870262
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Conceição - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir do diagnóstico de uma doença potencialmente mortal, paciente e família se deparam com situações de rupturas, limitações e privações, ademais, viver uma situação de luto antecipado gera angústias e ambivalências de sentimentos, tanto do enfermo quanto da família. Podemos dizer que a morte lança uma sombra assustadora sobre nós porque somos completamente impotentes diante dela (Soavinsky, 2009).

Considerando a problemática analise as proposições:

I. Numa equipe multidisciplinar, o psicólogo poderá atuar como mediador tanto nas relações entre os profissionais da equipe, quanto nas relações da equipe com os pacientes - relações estas que nem sempre serão harmoniosas num primeiro momento, dada toda a carga emocional presente na revelação de um diagnóstico trágico.
II. Certamente a pessoa encarregada de dar a notícia deverá ter muita cautela, pois dependendo da forma como a notícia chegará a este paciente, poderá ter grandes alterações no suposto tratamento. Na maioria dos hospitais essa tarefa se restringe aos psicólogos.
III. A importância de uma equipe multidisciplinar apoia-se no desejo de que a pessoa tenha uma morte natural e humanizada, sem que o paciente fique sozinho ou, ainda, ligado a uma parafernália de equipamentos que atrapalhem a sua morte.

Alternativas
Comentários
  • A 3 está correta? A multidisciplinaridade se apoia nesse quesito exposto na assertiva? Nunca vi nem ouvi nada parecido! O ruin do Q concurso é que comentamos nossas duvidas e nada é feito pra solucionar a duvida!

  • Marquei como correta apenas a I. PODERIAM SOLICITAR COMENTÁRIO DO PROFESSOR?

  • comentário do professor por favor!
  • O item III está correto porque nele está implícito um conceito de morte com dignidade. Apesar das leis brasileiras não permitirem a eutanásia ela é uma forma de morrer com maior dignidade. O item ainda fala sobre a distanásia que é quando a equipe se prende a todo custo em prolongar a vida do paciente muitas vezes fazendo-o sofrer sem necessidade ao invés de fornecer a ele e à família uma morte digna e assistida por uma equipe multidisciplinar.

  • Gabarito E.

    Gente, é necessário que façamos uma análise da assertiva como um todo, logo compreenderemos que as temáticas se inserem no contexto de luto e de psicologia hospitalar. Neste segmento, a equipe multidisciplinar atua frente ao interesse de modificar os padrões não apenas do adoecimento em si, mas da morte também.

    Nos inclinamos a analisar as assertivas desta forma pelo tendencionismo a negação ao trágico, que é o que muitas pesquisas com os próprios profissionais também apontam, mas devemos mudar a forma como lidamos com a terminalidade.

    Recomendo a leitura deste artigo: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000300087