SóProvas


ID
3871498
Banca
FAURGS
Órgão
UFCSPA - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre a implantação de repositórios institucionais em universidades e instituições de pesquisa no Brasil, qual a afirmativa correta?

Alternativas
Comentários
  • Conforme Kuramoto (2010, p. 61-67): questão retirada deste livro eletrônico.

    a) [...], numa época em que não se falava em repositórios institucionais, mas sim em bibliotecas digitais pelo que esta iniciativa recebeu o nome de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Esta biblioteca foi desenvolvida com base no modelo de interoperabilidade Open Archives Initiative (OAI), o qual propunha dois padrões de interoperabilidade: o conjunto de metadados Dublin Core (DC) e o protocolo de comunicação Open Archives Intiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH). 

    b) No entanto, e apesar de caber ao IBICT a missão de registrar e disseminar a produção científica nacional, sendo que promoção da criação de BDTD faz parte dessa missão, outra instituição, a nível federal, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), assumiu de forma unilateral determinar que todos os programas de pós-graduação deveriam fazer o registro e disseminação das teses e dissertações produzidas no seu âmbito, nos respetivos portais ou, na sua ausência, fazer o seu registro e disseminação num local indicado pela própria Capes. Esta determinação foi realizada por intermédio da portaria de nº 013 de fevereiro de 2006. Devido a esta determinação a implementação da BDTD não teve o crescimento esperado, pois tal medida fez com que diversas universidades não se integrassem nesse sistema, priorizando, obviamente, a determinação da Capes, uma vez que todos os programas de pós-graduação estão vinculados a esta instituição.

    c) A meta é desenvolver uma rede de RI à semelhança da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), mas que considere o depósito, arquivo e disseminação de outras produções científicas para além das teses e dissertações

    d) Devido ao domínio desta interoperabilidade, é possível fazer com que dois sistemas de informação interajam, conforme se pode observar ao longo da implantação da BDTD. Foi possível construir um provedor de serviço, no IBICT, capaz de integrar mais de 90 (noventa) BDTD localizados nas respectivas universidades que estão espalhadas por todo o território brasileiro. Diariamente, este provedor de serviço coleta os metadados das teses e dissertações defendidas em cada uma destas universidades. 

    e) Por uma questão de flexibilidade, o IBICT decidiu não entregar às instituições nenhuma estrutura pronta de RI, dando-lhes a liberdade para criar os seus RI de acordo com as suas necessidades, mas observando a conformidade com padrões internacionais.

    GAb. D

    KURAMOTO, Hélio. Repositórios digitais: implantação de repositórios institucionais em universidades e instituições de pesquisa do Brasil: do projeto ao processo. In: GOMES, M. J.; ROSA, F. (Org.). Repositórios institucionais: democratizando o acesso ao conhecimento. Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/616/3/Repositorios%20institucionais.pdf

  • Fiquei com a sensação de erro na letra D. Por permitir uma ambiguidade, para mim, essa questão deveria ter sido anulada.

    Mesmo com a justificativa apresentada pela M. Araújo, a forma como a banca apresentou o item não está em conformidade com o conceito apresentado pelo autor.

    A questão apresenta: "A interoperabilidade tecnológica permitiu que os dois sistemas de informação interajam [...]". Ao utilizar o artigo "os", o item aponta para dois sistemas específicos; como se esses sistemas já tivessem sido informados pelo enunciado. O que não ocorreu.

    Já o conceito do autor, em que "é possível fazer com que dois sistemas de informação interajam", não diz quais são os sistemas e que dois sistemas podem se relacionar, independente de quais sejam.

  • De fato, concordo com a observação da Carol, a resposta considerada como correta dá ênfase a dois sistemas que sequer são identificados.

  • A questão proposta avalia os conhecimentos específicos dos candidatos sobre repositórios institucionais. 

    Repositórios institucionais são sistemas de informação baseados no uso de tecnologias como softwares e sistemas de armazenamento utilizados na coleta, organização, armazenamento, preservação, disseminação e acesso à produção intelectual de instituições de ensino e pesquisa diversas. 

    Analisando as alternativas, identificamos que seu conteúdo é extraído diretamente do livro “Repositórios institucionais: democratizando o acesso ao conhecimento" publicado pela EDUFBA em 2010. 

    Abaixo identificamos as alternativas como: 

    A) INCORRETA. A BDTD foi desenvolvida com base no modelo de interoperabilidade Open Archives Initiative (OAI) e não no modelo de metadados Dublin Core. 

    B) INCORRETA. O registro e disseminação citados devem ser feitos em portais indicados pela própria CAPES. Esta determinação teve influência no crescimento aquém do esperado da BDTD. 

    C) INCORRETA. A meta do PCAL é desenvolver uma rede de RI similar à BDTD mas que considere o depósito, arquivo e disseminação de outras produções científicas para além das teses e dissertações. 

    D) CORRETA*. A interoperabilidade tecnológica é um marco que permitiu o desenvolvimento e o crescimento da BDTD e dos RI como um todo. 

    E) INCORRETA. Por uma questão de flexibilidade, o IBICT decidiu não entregar às instituições nenhuma estrutura pronta de RI. 

    *a utilização do texto “que os dois sistemas" ao invés de “que dois sistemas" na alternativa pode levar o candidato ao erro. Como a alternativa é apresentada, é passada a ideia de que dois sistemas específicos que mantêm a interoperabilidade, o que é negado na própria alternativa ao ser mencionadas as 90 instituições que se integram com seus respectivos sistemas. O uso do artigo definido “o" altera o sentido da alternativa que fica contraditória. Acredito que a questão poderia ter sido anulada por esse motivo. 

    Gabarito do Professor: Letra D (passível de anulação) .