A) Não é bem definido, tampouco formalizado. O poder significa influenciar e isso pode se dar por diversos aspectos e situações na oranização. Quem é formal é a autoridade.
B) Nem sempre é benéfico. Imagine um grupo de reclamões que exerce grande influência nos outros funcionários... então, eles na verdade estão usando o poder nocivamente.
C) CERTO.
D) Pode ser positivo ou negativo. Desse modo, não deve ser combatido; as organizações devem é se utilizar desse poder em proveito próprio e de seus objetivos.
E) Perpassa pela cultura, pois ele é iminentemente manipulativo, influenciativo.
Para que a questão em análise seja corretamente respondida, precisamos ter conhecimento o poder, na área de comportamento organizacional, pode ser entendido. Dito isso, vejamos qual das alternativas está correta em relação ao que fora dito.
Para Robbins, "O poder diz respeito à capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B", ou seja, o poder remete à influencia que um indivíduo possui sobre outro. Robbins continua: "de maneira que B aja de acordo com a vontade de A. Uma pessoa pode ter poder, mas não necessariamente usá-lo; ou seja, o poder é uma capacidade ou potencial. Provavelmente, o aspecto mais importante do poder é o de ser uma função de dependência. Quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A nesse relacionamento. A dependência, por sua vez, baseia-se no conjunto de alternativas percebidas por B e na importância que este dá às alternativas controladas por A. Uma pessoa só pode ter poder sobre você se ela controlar algo que você deseja."
Tendo visto o que um dos maiores nomes no assunto leciona, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
ROBBINS, S P; JUDGE, T; SOBRAL, F. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2010.