-
Gabarito: D
A questão diz que a taxa de juros é de 48% ao ano capitalizada mensalmente. Assim, para calcular a taxa efetiva mensal (capitalizada mensalmente) basta dividir por 12 (pois um ano corresponde à 12 meses):
imensal = 48% / 12 = 4% ao mês
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
-
Não concordo com o gabarito. Se a questão pede juro composto 4% ao mês resulta em um valor maior que 48% anual. Seria 1, 04^12= 60,10 %
-
A resposta correta é a letra A. 3,32% a.m. pois se trata de juros compostos.
Assim: ((1 + 0,0332)^12) -1 = 48% a.a. (aprox.)
-
Estas respostas fora apresentada de maneira equivocada pois o raciocínio foi para juros simples e não compostos.
-
A principal diferença entre o regime simples e o composto é que, em juros compostos, é necessário que saibamos, através do enunciado do problema, o período das capitalizações. Em juros simples podíamos escolher o período de capitalização que nos conviesse, por exemplo: se a taxa fosse de 24% a.a. e o prazo de 18 meses, poderíamos transformar a taxa para mensal (2% a.m.) e usar o prazo em meses, ou transformar prazo em anos (1,5 anos) e utilizar a taxa anual. Em juros compostos não podemos fazer isso, pois o problema dirá como devemos CAPITALIZAR A TAXA, ou seja, se os períodos serão mensais, anuais etc. Normalmente, do lado da taxa deve vir a indicação de como ela deve ser CAPITALIZADA ou COMPOSTA. Se o período das capitalizações não coincidir com o da taxa, devemos calcular a taxa para o período dado pela capitalização, utilizando o conceito de TAXAS PROPORCIONAIS.
Exemplos:
- dada uma taxa de 48% ao ano CAPITALIZADA MENSALMENTE, devemos transformá-la em uma taxa igual a 4% ao mês.
- dada a taxa de 48% ao ano CAPITALIZADA SEMESTRALMENTE, devemos tranformá-la em uma taxa de 24% ao semestre.
FONTE: https://www.acjconcursos.com.br/biblioteca-mafin/juros-compostos