SóProvas


ID
3873610
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Se, na atualidade, o SUS enfrenta dificuldades para garantir acesso universal e integral aos serviços de saúde por insuficiência do financiamento, maiores estrangulamentos são esperados em um cenário de menor disponibilidade de recursos per capita, o que contribuiria para uma dificuldade ainda maior que a atual para a efetivação do direito à saúde no país. Aqui é importante esclarecer que os termos universal e integral não se traduzem em “tudo para todos”. O direito à saúde no Brasil deve ser garantido por meio de políticas econômicas e sociais e a integralidade está relacionada aos cuidados nos três níveis de complexidade do SUS, incluindo ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde.
A solução proposta recentemente para diminuir a demanda no SUS, qual seja, de ofertar planos privados de saúde, baratos e de baixa cobertura assistencial, tampouco resolveria a questão do acesso integral a bens e serviços de saúde, uma vez que o SUS continuaria a ser demandado para serviços mais onerosos, ou seja, os de média e alta complexidade e o acesso a medicamentos, a exemplo do que já ocorre para a parcela da população que tem acesso a planos privados com cobertura regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Na hipótese de os planos ofertarem menor cobertura assistencial, esperar-se-ia aumento da demanda no SUS para esses serviços e medicamentos. No âmbito do sistema de proteção social brasileiro, o SUS é reconhecido como um grande propulsor da inclusão social e um dos maiores sistemas de saúde do mundo (Pierantoni, 2008).

(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/160920_nt_28_disoc.pdf)

Assinale a alternativa que se aplica, de acordo com o texto: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → achei uma questão difícil, vou enumerar os fatos que me fizeram chegar à resposta:

    A) Sabe-se que nem todos têm acesso à saúde por falta de políticas públicas adequadas, de forma que uma maneira de que todos possam receber tratamento médico e hospitalar igualitário será implementar um tipo de atendimento de baixo custo, que deverá responder ao SUS. → mesmo com todas as medidas, dizer a palavra "todos" torna-se, praticamente, impossível.

    B) O direito à saúde no Brasil através do SUS, que é um dos maiores sistemas de saúde do mundo, está longe de atender adequadamente toda a população, e uma proposta seria diminuir os atendimentos mais custosos, passando-os à atenção regulada pela ANS. → passaria atendimentos de baixa complexidade aos serviços privados, que seriam de baixo custo.

    C) Para enfrentar as dificuldades financeiras do Sistema Único de Saúde (SUS), surge uma proposta de solução, que seria a redução da procura pelos serviços do sistema, através do incentivo à oferta de uma atenção de baixo custo pela iniciativa privada. → CORRETO, resume a medida que será efetuada.

    D) Com a redução de financiamento por pessoa na área da saúde, espera-se que as agências privadas tenham um espaço mais amplo na oferta de atenção que, hoje, é mais dispendiosa para o sistema, como cirurgias de alta complexidade e outras formas que não estão disponíveis no sistema integral de saúde. → a proposta seria de repassar serviços de baixa complexidade e não de alta complexidade.
    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺