SóProvas



Prova IESES - 2019 - Prefeitura de São José - SC - Médico Veterinário


ID
3873097
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a oração em que há erro de uso ou colocação do pronome da palavra entre aspas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → A encomenda? “Entregarei-a” sem demora, caso o clima permita.

    → temos um verbo no futuro, logo usamos a MESÓCLISE (MEIO DO VERBO) → entregá-la-ei (entregar, termina em -r, o "r" sai e o pronome vira -lo(s), -la(s), acento agudo (o verbo vira uma oxítona terminada em -a)).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • A posição do pronome oblíquo átono (me, te, se, lhe, vos, o[s], a[s], etc.) pode ser distintamente três: próclise (antes do verbo. p.ex. não se realiza trabalho voluntário), mesóclise (entre o radical e a desinência verbal, p.ex. realizar-se-á trabalho voluntário) e ênclise (após o verbo, p.ex. realiza-se trabalho voluntário). 

    a) Embora a atitude dos assistentes pudesse ter sido mais pacífica, quem poderia “recriminá-los”?

    Correto. A ênclise após infinitivo (recriminar + eles, ou seja, recriminá-los) é sempre bem acolhida;

    b) A encomenda? “Entregarei-a” sem demora, caso o clima permita.

    Incorreto. Há verbo no futuro do presente (entregarei), de modo que deve o pronome "a" interpor-se entre o radical e a desinência: "entregá-la-ei";

    c) Ao despedir deles, não “nos” demos conta de que as coisas não andavam bem.

    Correto. O advérbio "não" atrai para perto de si o pronome "nos";

    d) Não estavam preparados para deixar Roma. “Deixá-la” seria quase morrer!

    Correto. Os pronomes oblíquos átonos não podem encetar frases, portanto se pospõem ao verbo.

    Letra B


ID
3873604
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Criado em 1990, o SUS foi concebido para garantir acesso universal à população brasileira, mas, sofrendo de um crônico subfinanciamento associado a pouca eficiência no gasto público, ainda está abaixo da expectativa das quase 160 milhões de pessoas que dependem exclusivamente da rede pública para cuidar de sua saúde. Repetidas pesquisas de opinião apontam a saúde como principal problema a ser enfrentado pelos governantes. Apesar deste cenário, os números do SUS impressionam: são 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais realizados anualmente, 11,5 milhões de internações hospitalares e 530 milhões de consultas médicas, de acordo com informações oficiais de janeiro de 2018. O SUS possui ainda programas de excelência reconhecidos mundialmente nas áreas de imunização, tratamento de HIV/aids e transplantes.

(Adaptado de Coelho Neto, G. C.; Antunes, V. H.; Oliveira, A. (2019). A prática da Medicina de Família e Comunidade no Brasil: contexto e perspectivas . Cad. Saúde Pública, 35(1). 10 Jan 2019. https://doi.org./10. 1590/0102-311X00170917)

Leia as assertivas a seguir:

I. O SUS realiza anualmente 11,5 milhões de atendimentos ambulatoriais.
II. O SUS foi criado em 1990 e desde então já realizou cerca de 500 milhões de consultas médicas.
III. O SUS realiza por volta de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais por ano.
IV. Criado em 1990, o SUS realiza, todo ano, por volta de 500 milhões de consultas.

Assinale a alternativa correta, de acordo com as informações do texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    I. O SUS realiza anualmente 11,5 milhões de atendimentos ambulatoriais. → incorreto, visto que são 4,1 bilhões de atendimentos ambulatoriais.

    II. O SUS foi criado em 1990 e desde então já realizou cerca de 500 milhões de consultas médicas. → aqui expressa que já realizou QUASE 500 milhões (logo é menos), estando, assim, incorreto.

    III. O SUS realiza por volta de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais por ano. → correto, de acordo com o texto.

    IV. Criado em 1990, o SUS realiza, todo ano, por volta de 500 milhões de consultas. → correto, são por volta (mais ou menos), no caso são 530 milhões.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3873607
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pensando no conceito de homonímia, assinale a alternativa que preencha corretamente os espaços numerados.

I. Do lado de fora da casa eu podia ver uma (1) era, que foi plantada por meus avós.
II. Para começar a (2) concertar a mesa, o marceneiro trouxe suas ferramentas.
III. No momento da colheita, os cortadores (3) cegaram os talos já secos.
IV. Em sua pequena (4) cela, o prisioneiro não se sentia bem.

Pensando no conceito de homonímia, qual alternativa se aplica?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    I. Do lado de fora da casa eu podia ver uma (1) era, que foi plantada por meus avós. → temos uma planta, escrita com "h": hera, o verbo é: era.

    II. Para começar a (2) concertar a mesa, o marceneiro trouxe suas ferramentas. → concertar (vem de concerto, show, apresentação); o conSerto do Sapato, o correto seria: CONSERTAR a mesa (sendo reparada).

    III. No momento da colheita, os cortadores (3) cegaram os talos já secos. → cegaram (deixar cego), o correto seria: SEGARAM (separar em pedaço).

    IV. Em sua pequena (4) cela, o prisioneiro não se sentia bem. → correto, tem uma dica que me ajuda: foi posto a SELA no cavalo que estava preso no CELEIRO (PRISÃO → CELEIRO → CELA).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Facilita na memorização:

    Cela = Compartimento

    Conserto =Consertar o sapato

  • Descobrindo hoje que existe uma planta chamada de "Hera". Talvez se eu soubesse, não teria errado a questão rs

  • hera venenosa! com h não erro mais!
  • Concerto com "C" de canção!


ID
3873610
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Se, na atualidade, o SUS enfrenta dificuldades para garantir acesso universal e integral aos serviços de saúde por insuficiência do financiamento, maiores estrangulamentos são esperados em um cenário de menor disponibilidade de recursos per capita, o que contribuiria para uma dificuldade ainda maior que a atual para a efetivação do direito à saúde no país. Aqui é importante esclarecer que os termos universal e integral não se traduzem em “tudo para todos”. O direito à saúde no Brasil deve ser garantido por meio de políticas econômicas e sociais e a integralidade está relacionada aos cuidados nos três níveis de complexidade do SUS, incluindo ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde.
A solução proposta recentemente para diminuir a demanda no SUS, qual seja, de ofertar planos privados de saúde, baratos e de baixa cobertura assistencial, tampouco resolveria a questão do acesso integral a bens e serviços de saúde, uma vez que o SUS continuaria a ser demandado para serviços mais onerosos, ou seja, os de média e alta complexidade e o acesso a medicamentos, a exemplo do que já ocorre para a parcela da população que tem acesso a planos privados com cobertura regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Na hipótese de os planos ofertarem menor cobertura assistencial, esperar-se-ia aumento da demanda no SUS para esses serviços e medicamentos. No âmbito do sistema de proteção social brasileiro, o SUS é reconhecido como um grande propulsor da inclusão social e um dos maiores sistemas de saúde do mundo (Pierantoni, 2008).

(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/160920_nt_28_disoc.pdf)

Assinale a alternativa que se aplica, de acordo com o texto: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → achei uma questão difícil, vou enumerar os fatos que me fizeram chegar à resposta:

    A) Sabe-se que nem todos têm acesso à saúde por falta de políticas públicas adequadas, de forma que uma maneira de que todos possam receber tratamento médico e hospitalar igualitário será implementar um tipo de atendimento de baixo custo, que deverá responder ao SUS. → mesmo com todas as medidas, dizer a palavra "todos" torna-se, praticamente, impossível.

    B) O direito à saúde no Brasil através do SUS, que é um dos maiores sistemas de saúde do mundo, está longe de atender adequadamente toda a população, e uma proposta seria diminuir os atendimentos mais custosos, passando-os à atenção regulada pela ANS. → passaria atendimentos de baixa complexidade aos serviços privados, que seriam de baixo custo.

    C) Para enfrentar as dificuldades financeiras do Sistema Único de Saúde (SUS), surge uma proposta de solução, que seria a redução da procura pelos serviços do sistema, através do incentivo à oferta de uma atenção de baixo custo pela iniciativa privada. → CORRETO, resume a medida que será efetuada.

    D) Com a redução de financiamento por pessoa na área da saúde, espera-se que as agências privadas tenham um espaço mais amplo na oferta de atenção que, hoje, é mais dispendiosa para o sistema, como cirurgias de alta complexidade e outras formas que não estão disponíveis no sistema integral de saúde. → a proposta seria de repassar serviços de baixa complexidade e não de alta complexidade.
    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3873613
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a aprovação da emenda que limita os gastos públicos, decidiu-se que a saúde terá tratamento diferenciado, mas este ponto tem gerando embates entre governistas e oposição desde que foi lançado o projeto de emenda constitucional. Para 2017, a saúde terá 15% da Receita Corrente Líquida, que é o somatório arrecadado pelo governo federal, deduzido das transferências obrigatórias previstas na Constituição.
(Adaptado de https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/521413-PROMULGADA-EMENDA-CONSTITUCIONAL-DO-TETO-DOS-GASTOS-PUBLICOS.html. Acesso em 10 de julho de 2019.)


A partir de 2018, a área passará a seguir o critério da inflação (IPCA). O período acima poderia ser reescrito da seguinte maneira: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → TRECHO ORIGINAL: Após a aprovação da emenda que limita os gastos públicos, decidiu-se que a saúde terá tratamento diferenciado, mas este ponto tem gerando embates entre governistas e oposição desde que foi lançado o projeto de emenda constitucional. Para 2017, a saúde terá 15% da Receita Corrente Líquida, que é o somatório arrecadado pelo governo federal, deduzido das transferências obrigatórias previstas na Constituição. A partir de 2018, a área passará a seguir o critério da inflação (IPCA). → consecução de ideias: a emenda foi aprovada (fato), conjunção coordenativa adversativa "mas" (marca oposição, marca que está dentro divergências), a saúde terá 15% de receita em 2017 (FATO), queremos essa ideias:

    A) Apesar de aprovada a emenda que limita os gastos públicos, parlamentares ainda não entraram em acordo sobre a saúde. Entretanto, de acordo com o texto, o valor será de 15% do montante captado pela União, após abatimento das cessões que reza a Constituição. → correto, conjunção subordinativa concessiva (marca uma concessão, mesmo matiz semântica de oposição, marco o fato da aprovação e a divergência.

    B) Embora o texto da emenda ainda não tenha sido sancionado pelo governo federal, 5% da receita total do governo deverá ser destinada à saúde, sendo que este valor será corrigido pelo IPCA, a despeito da Constituição. → o texto FOI SANCIONADO.

    C) A área da saúde receberá 15% da receita líquida da União, menos o valor da contribuição provisória sobre movimentação financeira, apesar dos parlamentares ainda não terem entrado em acordo sobre o texto da emenda. → são transferências OBRIGATÓRIAS.

    D) Para que a saúde receba os 15% da receita da União, como rege a Constituição, o governo federal terá que entrar em acordo com os parlamentares para que eles aceitem e aprovem a emenda que limita os gastos públicos. → incorreto, não marca essa necessidade de acordo.
    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!


ID
3873616
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto à flexão verbal, assinale a alternativa que está correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Tendo intervido no momento do atendimento, ele sentiu-se recompensado pelo sorriso do pai. → o correto seria: INTERVINDO, marcando o particípio passado.

    B) Se nós nos atermos às instruções, tudo sairá bem. → o correto seria: ativermos.

    C) Quando você ver o diretor, diga-lhe que mandei lembranças. → o correto seria "vir": estando no futuro do subjuntivo: quando você VIR.

    D) As famílias reouveram todos os pertences que acreditavam terem sido levados pela enchente. → correto, marcado o pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo "reaver".
    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • VERBO "ATER". NA 2ª PESSOA DO SINGULAR DO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO - ONTEM TU "ATIVESTE". ATO CONTÍNUO, RETIRA-SE A TERMINAÇÃO EM "STE". LOGO, "ATIVE". EM SE TRATANDO DO FUTURO DO SUBJUNTIVO, ACRESCENTA-SE A DESINÊNCIA "R". ASSIM, TEMOS: "SE NÓS NOS ATIVERMOS..."

  • Os verbos derivados de “pôr”, “ter”, “vir” e “ver” (como “repor”, “manter”, “intervir” e “rever”) devem ser conjugados seguindo o mesmo padrão de seus verbos de origem.

    Exs:

    Repor: o colaborador pôs = o colaborador repôs/ Quando ele puser = quando ele repuser.

    Manter Ele teve = Ele manteve / Quando ele tiver = Quando ele mantiver.

    Intervir: O diretor veio ao meu encontro = O diretor interveio a meu favor/ Se ele viesse = se ele interviesse/ Quando ele vier = Quando ele intervier.

    Rever: O gerente viu os documentos = O gerente reviu os documentos/ Se ele visse = Se ele revisse.

    Portanto, atente-se à conjugação dos verbos derivados de “pôr”, “ter”, “vir” e “ver”, para evitar cometer erros gramaticais.

    vir - vier

    ver - vir

    pôr - puser

    ter - tiver


ID
3873619
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as assertivas abaixo:

I. O documento foi deferido pela magistrada, depois de verificarem que não diferia do original.
II. Depois de analisar o vultuoso rosto do paciente, o médico viu a vultosa quantia que ele levava no bolso.
III. Apesar da sede, os alunos não cederam ao cansaço.
IV. Após prescrever o medicamento, a médica viu que a portaria tinha como objetivo proscrevê-lo do programa.

Usando o conceito de paronímia, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → todas as alternativas estão corretas:

    I. O documento foi deferido pela magistrada, depois de verificarem que não diferia do original. → deferido (aceito, confirmado), diferido (diferente, controverso).

    II. Depois de analisar o vultuoso rosto do paciente, o médico viu a vultosa quantia que ele levava no bolso. → vultuoso (inchado, volumoso), vultoso (grande, enorme).

    III. Apesar da sede, os alunos não cederam ao cansaço. → sede (ato de ter sede, querer ingerir água, líquido), ceder/cessão (entregar, desistir).

    IV. Após prescrever o medicamento, a médica viu que a portaria tinha como objetivo proscrevê-lo do programa. → PROSCREVER (significa expulsar, banir).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!

  • Sobre os itens..

    I. deferido x diferido

    deferir (atender)

    diferir (distinguir-se, divergir)

    II. o vultuoso x vultosa

    Vultoso = volumosa

    Vultuoso = face e os lábios vermelhos e inchados

    III. cederam

    Cessão

    IV. prescrever x proscrever

    Prescrever = determinar, orientar, recomendar.

    Proscrever = não aceitar nem permitir; julgar negativamente

  • Questão errada, a alternativa III traz uma situação de homônimos homófonos.

  • Não conhecia a palavra proscrever.


ID
3873622
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do Ministério da Economia, a redução do financiamento do SUS afetará mais intensamente os grupos sociais mais vulneráveis. Em todas as sociedades as situações de risco, os comportamentos relacionados à saúde e a situação de saúde de cada indivíduo tendem a variar entre os grupos sociais. As desigualdades no estado de saúde estão muito associadas à organização social, tendendo a espelhar o grau de iniquidade em cada sociedade. No Brasil, pode-se esperar efeito negativo da redução do financiamento público sobre a população mais pobre, que tem menos recursos para requerer, ainda que judicialmente, o acesso a bens e serviços de saúde. Pode-se esperar, ainda, maiores dificuldades de acesso, principalmente nos estados mais pobres, que mais dependem das transferências federais para financiamento da saúde. Também não se pode deixar de mencionar a provável repercussão sobre os programas preventivos. A pressão da demanda dificulta o corte de despesas nos serviços de urgência e emergência e pronto atendimento. Em uma situação de restrição orçamentária importante, é provável que as ações e serviços de prevenção e promoção à saúde sejam mais afetados, o que não é uma boa escolha em saúde pública. É muito mais barato promover e prevenir do que tratar pacientes crônicos, cujos agravos poderiam ter sido evitados.

(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/160920_nt_28_disoc.pdf)

Leia as assertivas a seguir:

I. Os recursos da União, embora reduzidos pela atual crise financeira, serão suficientes para garantir a atenção de qualidade à população de menor renda, uma vez que se entenda o prejuízo que a redução poderia causar a longo prazo.
II. A melhor forma do governo garantir que se melhore a atenção na área da saúde é não reduzir o repasse de verbas, que afetaria principalmente os menos favorecidos, e incentivar ações preventivas para reduzir custos futuros nessa área.
III. Dentro da realidade de redução de recursos para o SUS, as soluções se limitam a esperar o repasse aos estados e municípios para que possam atender adequadamente aos milhões de pessoas que dependem desse sistema de atenção à saúde.
IV. O relatório do Ipea sugere que ações de prevenção são mais interessantes em termos econômicos do que restrições orçamentárias, uma vez que essas restrições poderão causar pioras no atendimento de doenças e condições, o que, no final, acabará acarretando mais problemas para o Sistema de Saúde.

De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. Os recursos da União, embora reduzidos pela atual crise financeira, serão suficientes para garantir a atenção de qualidade à população de menor renda, uma vez que se entenda o prejuízo que a redução poderia causar a longo prazo. → O texto deixa claro que haverá de imediato a redução da qualidade de atendimento e, principalmente, à população de menor renda.

    II. A melhor forma do governo garantir que se melhore a atenção na área da saúde é não reduzir o repasse de verbas, que afetaria principalmente os menos favorecidos, e incentivar ações preventivas para reduzir custos futuros nessa área. → correto, trabalhar com a prevenção primeiramente.

    III. Dentro da realidade de redução de recursos para o SUS, as soluções se limitam a esperar o repasse aos estados e municípios para que possam atender adequadamente aos milhões de pessoas que dependem desse sistema de atenção à saúde. → incorreto, tanto que o texto menciona o trabalho com a prevenção.

    IV. O relatório do Ipea sugere que ações de prevenção são mais interessantes em termos econômicos do que restrições orçamentárias, uma vez que essas restrições poderão causar pioras no atendimento de doenças e condições, o que, no final, acabará acarretando mais problemas para o Sistema de Saúde. → correto, o trabalho com prevenção é melhor do que correção.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3873625
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Outro efeito esperado da redução da parcela federal do financiamento do SUS é o de aumento da judicialização da saúde. Com o estrangulamento da oferta de bens e serviços no SUS, é muito provável que as pessoas tentem garantir o acesso por meio da justiça, o que contribuiria para um desequilíbrio ainda maior na distribuição da oferta de bens e serviços entre os grupos sociais, em desfavor da parcela mais vulnerável da população. Além disso, com a redução dos recursos, ficaria mais difícil ampliar a oferta de serviços em localidades desprovidas da infraestrutura adequada, na medida em que os recursos seriam destinados prioritariamente à manutenção dos serviços existentes. Assim, limitar-se-ia a possibilidade de redução das desigualdades na oferta de bens e serviços de saúde no SUS.

(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/160920_nt_28_disoc.pdf)

O texto acima afirma que: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → TRECHO ORIGINAL: Outro efeito esperado da redução da parcela federal do financiamento do SUS é o de aumento da judicialização da saúde. Com o estrangulamento da oferta de bens e serviços no SUSé muito provável que as pessoas tentem garantir o acesso por meio da justiça, o que contribuiria para um desequilíbrio ainda maior na distribuição da oferta de bens e serviços entre os grupos sociais, em desfavor da parcela mais vulnerável da população. 

    → RESPOSTA: Muitos usuários do SUS, inconformados com a dificuldade contingencial de obter assistência de saúdepoderão entrar com demandas legais para acessar bens e serviços do sistemao que poderia abrir ainda mais o abismo social, em detrimento da população mais carente.

    → os termos com as cores correlacionadas são elementos sinônimos, observa-se que, basicamente, foi isso que a questão fez: uma troca de ideias com o mesmo valor semântico.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Redução da parcela federal do financiamento do SUS (causa) - aumento da judicialização da saúde (efeito); dificulta escalabilidade, pois só favorece o panorama atual (efeito)

    Redução da oferta de bens no SUS (causa) - pessoas tentando acessar por meio da justiça (efeito)

    Pessoas tentando acessar por meio da justiça (causa) - aumenta desequilíbrio na oferta de bens entre os grupos sociais, prejudicando os mais vulneráveis (efeito)

    EFEITO FINAL: REDUÇÃO DE RECURSOS AUMENTA JUDICIALIZAÇÃO, O QUE LIMITA DIMINUIÇÃO DE DESIGUALDADES ENTRE OS MAIS POBRES.


ID
3873628
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a frase corretamente quanto à flexão verbal e o uso de tempos e modos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Se eu não tivesse pensado nessa proposta, talvez não sairemos daqui tão cedo. → o correto é "saíssemos" (pretérito imperfeito do subjuntivo, indicando uma possibilidade, uma hipótese).

    B) Se não tivessem conseguido esse horário na TV, não haveriam pessoas suficientes para o lançamento. → verbo "haver" com sentido de "ter", sendo um verbo impessoal, não devendo ser flexionado: haveria (seria o correto).

    C) Para poder melhorar o atendimento, eles proporam que os médicos fossem transferidos para postos mais carentes. → se eles TIVERAM, eles PROPUSERAM (pretérito mais-que-perfeito do indicativo).

    D) Ao perceber que o paciente estava bem, ele foi assistir o médico na maca ao lado. → CORRETO, um adento fora do comando da questão: verbo "assistir" com sentido de "auxiliar" sendo transitivo direto, regência está correta.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Quis argumentar, mas não tem contra o que argumentar. Kkkkkk.

  • Errei

    O Verbo Ajudar, no sentido de ajudar alguém, ou seja, prestar ajuda, auxiliar, é Transitivo Direto (sem preposição)

    https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/3814778


ID
3873631
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a flexão verbal INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → lembrando que queremos a INCORRETA:

    → Enquanto não houverem medicamentos suficientes, não será possível abrir o ambulatório.

    → verbo "haver" com sentido de "ter, existir, ocorrer" é impessoal, logo não deve ser flexionado, visto que não há sujeito para se fazer a concordância, ademais: o termo em negrito e em preto é objeto direto do verbo "haver", que é transitivo direto, o correto seria: houver medicamentos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!

  • Verbo haver é IMPESSOAL, não flexiona. Substitui-lo pelo vero EXISTIR permite fazer as devidas conjulgações.

  • Se alguém quiser discorrer sobre a A, vai se legal.

  • A letra "A" está correta porque o verbo fazer é impessoal, logo, está conjugado corretamente.


ID
3873634
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Aqui é importante recordar o que afirma a Organização Mundial da Saúde sobre a relação entre macroeconomia e saúde. Segundo esta instituição, a angústia da doença e da morte prematura faz com que o controle das doenças seja uma preocupação central de todas as sociedades, motivando a inclusão da saúde entre os direitos humanos fundamentais, consagrado em leis internacionais. Para os indivíduos e famílias, a saúde traz a capacidade para o desenvolvimento pessoal e a segurança econômica no futuro, sendo a base para a produtividade do trabalho, a capacidade de aprender na escola e de crescer intelectual, física e emocionalmente. Em termos econômicos, a saúde e a educação são os dois pilares do capital humano, sendo que a boa saúde da população é insumo fundamental para a redução da pobreza, o crescimento e o desenvolvimento econômico de longo prazo (World Health Organization, 2001).

(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/160920_nt_28_disoc.pdf)

Leia as assertivas abaixo:
I. De acordo com a OMS, a atenção à saúde das populações deve estar classificada como um direito humano, pois, ao lado da educação, é um dos suportes que ajuda a mitigar a pobreza e desenvolver um país.
II. A OMS afirma que, como o incremento da população mundial, a educação tornou-se o principal pilar de sustentação do desenvolvimento social e econômico de um país, seguido de perto pela assistência à saúde.
III. A falta de recursos para a educação e para a saúde acarretam dificuldades de crescimento e de estabilidade, pois interferem diretamente na capacidade produtiva, na capacidade cognitiva e de desenvolvimento da pessoa.

De acordo com o texto, a(s) única(s) assertiva(s) que está (estão) INCORRETA(S) é:

Alternativas

ID
3873640
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à regência nominal e/ou regência verbal:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D
    A) Se ao menos eu soubesse qual ideia você se refere! → regência do verbo "referir-se", refere-se a algo: a preposição fica antes do pronome relativo "qual": a+a= à qual ideia...

    B) Para corroborar com a decisão da diretoria, Marlene enviou o relatório. → regência verbo "corroborar": corrobora alguma coisa (sem preposição), correto: corroborar a decisão...

    C) Este ano estivemos atentos dos conselhos que nos deram. → regência do adjetivo "atentos": atentos a alguma coisa: atentos a+os+ aos conselhos.

    D) A maioria dos estudantes estava apta a fazer o exame. → termo partitivo e elemento especificado, concordância facultativa: a maioria estava apta OU dos estudantes estavam aptos.

    ORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Esta questão traz alguns detalhes que não podem ser desprezados inclusive uma das regências que mais apresenta índices de erros vejamos>>

    _________________________________________________________

    A) ❌ Se ao menos eu soubesse qual ideia você se refere!

    Quando vc vir a estrutura de um pronome relativo verifique se o verbo que vem posteriormente ( à direita) Solicita preposição...

    Quem se refere..se refere (a) algo.

    Se ao menos eu soubesse (A) qual ideia você se refere

    _____________________________________________________________

    B) Para decorar essa regência , vc vai lembrar -se de seu amigo que quer sem importante , mas fala errado...

    Corroborar é VTD.

    EU corroboro algo e não corroboro com algo..

    Eu corroboro com a ideia do chefe ( errado)

    Eu corroboro a ideia do chefe.

    Um abraço para galera do curso de PT , rs.

    ________________________________________________________

    C) Este ano estivemos atentos dos conselhos que nos deram.

    Atento

    Preposição - a; em

    Devemos ficar atentos a tudo que acontece na sociedade.

    Ela estava atenta no prato que sua mãe preparava.

    ____________________________________________________

    D) ✔A maioria dos estudantes estava apta a fazer o exame.

    Temos uma expressão partitiva ..dupla possibilidade de concordância.

    E uma regência válida..

    maioria dos estudantes estava

    maioria dos estudantes estavam

    Apto (Apto a, para)

  • Correta, D

    Questão interessante: O verbo CORROBORAR, quando se trata de regência, é um dos que mais causa confusão.

    Como muito bem apontado pelos colegas, o verbo CORROBORAR é VTD:

    Quem corrobora, corrobora alguma coisa - certo.

    Quem corrobora, corrobora COM alguma coisa - errado.

  • Quem corrobora, corrobora alguma coisa e não com alguma coisa.

  • a) Se ao menos eu soubesse a qual ideia você se refere!

    b) Para corroborar a decisão da diretoria, Marlene enviou o relatório.

    c) Este ano estivemos atentos aos conselhos que nos deram.

    d) A maioria dos estudantes estava apta a fazer o exame. (CORRETA)

  • regência verbal trata da transitividade de verbo, que pode ser intransitivo (dispensa complementos verbais), transitivo direto (requer complemento verbal direto), transitivo indireto (requer complemento verbal indireto) ou ainda bitransitivo (requer concomitantemente um complemento verbal direto e outro indireto). Nestas duas últimas, o verbo reclama preposição (a, de, em, por, sobre, etc.)

    Abaixo, algumas siglas a fim de atalhar a resolução:

    VTD: Verbo Transitivo Direto

    VTI: Verbo Transitivo Indireto

    VTDI: Verbo Transitivo Direto e Indireto

    VI: Verbo Intransitivo

    Por seu turno, a regência nominal difere da verbal, pois o teor é tratar da relação entre termos regentes (adjetivo, advérbio substantivo) e regidos (complementos), feita também por meio de preposições.

    a) Se ao menos eu soubesse qual ideia você se refere!

    Incorreto. O VTI "referir-se" rege preposição "a", esta que deve antepor-se ao pronome relativo (qual). Faz-se necessário marcar o fenômeno crásico, tendo em vista a fusão de "a", preposição, e "a", artigo: a + a qual = à qual. Correção: "Se ao menos eu soubesse à qual ideia você se refere!"

    b) Para corroborar com a decisão da diretoria, Marlene enviou o relatório.

    Incorreto. De acordo com Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Verbal, p.154, o verbo "corroborar", na acepção de "confirmar", pode ser VTD ou VTDI (caso em que regerá preposição "com"). No caso em tela, ele é VTD, de modo que se dispensa a preposição "com". Correção: "Para corroborar a decisão (...)".

    É oportuno o exemplo eduzido da obra que apresenta esse verbo comportando-se bitransitivamente:

    "O advogado corroborou seus argumentos com as citações de juristas eminentes."

    c) Este ano estivemos atentos dos conselhos que nos deram.

    Incorreto. De acordo com Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Nominal, o adjetivo "atento" rege três preposições: "a", "em" e "para". Um das possíveis redações é esta: "Este ano estivemos atentos nos conselhos (...)".

    d) A maioria dos estudantes estava apta a fazer o exame.

    Correto. Segundo Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Nominal, o adjetivo "apto" rege três preposições: "a", "em" e "para".

    Letra D

  • gab D

    ps. Corroborar não é colaborarrrrrrrrrrrrrr

  • Prezados, gabarito letra D: Vejamos definições sobre o verbo "corroborar".

    VTD - verbo transitivo direto

    Confirmar a existência ou a verdade de; dar provas de; comprovar: corroborar declarações alheias; dados que corroboram um estudo quantitativo.

    VTD - verbo transitivo direto e pronominal

    Obter força; tornar forte; fortalecer: este medicamento corrobora o sistema nervoso; corroborou-se com exercícios físicos.

    FONTE: https://www.dicio.com.br/corroborar/

    Bons estudos


ID
3873643
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o diálogo a seguir:

- Luiz, (1) _________ os enfermeiros chegaram tão molhados?
- (2) ________vieram (3)_____pé.
- Perderam o ônibus?
- Sim, e estavam (4) _______, sem guarda-chuvas.

Assinale a alternativa que preencha corretamente os espaços vazios, de acordo com as regras de ortografia e uso de crase vigentes:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Luiz, (1) POR QUE os enfermeiros chegaram tão molhados? → temos a preposição + pronome interrogativo, equivale a: POR QUAL MOTIVO, fazendo parte de uma pergunta direta, o "que" está longe da pontuação, logo não é acentuado.

    → (2) PORQUE vieram (3)A pé. → temos uma conjunção coordenativa explicativa (porque → pois), antes de termo masculino não há crase (com exceção se o "a moda" estiver subentendido), logo somente a preposição está presente: a pé.

    → Perderam o ônibus?

    → Sim, e estavam (4) DESPREVENIDOS, sem guarda-chuvas. → o correto é dessa forma, "desprevinidos" está incorreto.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Correta, D

    Resumo:

    Porque (junto) – usado para frases afirmativas (explicativas ou causais): "Eu gosto de comer comida saudável, porque faz bem à saúde".

    Por que (separado) – em frases interrogativas ou quando pode ser substituído por “pelo qual” e suas variações (por qual motivo, etc).

    Por quê (separado e com acento) – no final de frase interrogativa.

    Porquê (junto e com acento) – quando for uma palavra substantivada.

  • Analise comigo as assertivas..

    Luiz, (1) _________ os enfermeiros chegaram tão molhados?

    -POR QUAL MOTIVO -

    Usamos o por que quando conseguimos trocar por "por qual motivo ou por qual razão"

    No início de perguntas e também quando trocamos por "pelo (s) qual (ais)

    ______________________________________________________________________

    - (2) ________vieram

    Porque

    O PORQUE = é o da resposta ( Conjunção)

    ___________________________________________________________________

    (3)_____pé.

    Não há crase diante de palavra masculina ( O pé)

    _____________________________________________________________________

    - Perderam o ônibus? - Sim, e estavam (4) _______, sem guarda-chuvas.

    DESPREVENIDOS

  • Para otimizar tempo, o candidato poderia excluir alternativas pela forma que desprevenidos estava grafado, sobrando apenas a letra D.

  • A questão é sobre regras de ortografia e uso de crase e quer que assinalemos a alternativa que preencha corretamente os espaços vazios. Vejamos:

     

    - Luiz, (1) _________ os enfermeiros chegaram tão molhados? 

    (1) POR QUE = por qual motivo/razão

     .

    - (2) ________vieram (3)_____pé. 

    (2) PORQUE = pois, conjunção coordenativa explicativa.

    (3) A PÉ -> REGRA: não se usa crase diante de palavra masculina!

     .

    - Perderam o ônibus? 

     .

    - Sim, e estavam (4) _______, sem guarda-chuvas.

    (4) DESPREVENIDOS, e não disprevenidos, desprivenidos ou desprevinidos.

     .

    Uso dos porquês

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

    Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada.

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

    Gabarito: Letra D


ID
3873646
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as frases a seguir:

- (1) _______ 50 pessoas na sala de espera.
- Esta cidade fica (2) ______ 90 km do maior rio do estado.
- A palestra durou (3_______ uma hora.
- O palestrante falou (4) ________ necessidade de solidariedade.

Lembrando-se do conceito de homonímia, assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços numerados:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → - (1) HÁ CERCA DE 50 pessoas na sala de espera. → observamos uma ideia de existência de algo, nesse caso, o verbo "haver" foi usado com sentido de "ter/existir".

    → - Esta cidade fica (2) a cerca de 90 km do maior rio do estado. → "a cerca de" indica uma mensuração, uma ideia de aproximação, a distância foi dita aproximadamente.

    - A palestra durou (3) cerca de uma hora. → temos a mensuração de dados, porém não foi exigido a preposição "a" por nenhum termo.

    → - O palestrante falou (4) acerca de necessidade de solidariedade. → equivale a "assunto", a respeito de, sobre algo, o assunto falado foi algo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • A cerca de, escrito assim, separado, significa “perto de”, “aproximadamente”, “próximo de”:

    a) Brasília fica a cerca de 208 km de Goiânia.

    b) O rapaz foi encontrado a cerca de 10 metros do local.

    c) Vamos, ela está a cerca de dois passos daqui.

    Acerca de tem significado de “a respeito de” ou “sobre”:

    a) Estávamos conversando acerca da viagem.

    b) Ninguém disse nada acerca do que aconteceu com aquela família.

    c) Elas jogam conversas fora acerca de muitas coisas.

    Há cerca de por apresentar o verbo “haver” tem sentido de tempo decorrido, logo, significa “desde aproximadamente”, “faz aproximadamente”:

    a) O curso foi lançado há cerca de dois anos.

    b) Há cerca de duas semanas que não vejo Maria.

    c) Não faço ginástica há cerca de 5 anos.

  • Há cerca de - Tempo decorrido / Existir

    Acerca de - Sobre

    A cerca de - distância

    Cerca de - Perto de ou aproximadamente

    (1) _______ 50 pessoas na sala de espera. -

    Há cerca de

    ____________________________________________________

    Esta cidade fica (2) ______ 90 km do maior rio do estado.

    A cerca de - distância

    __________________________________________________

    - A palestra durou (3_______ uma hora.

    Cerca de - Perto de ou aproximadamente

    _______________________________________________________

    - O palestrante falou (4) ________ necessidade de solidariedade.

    Acerca de - Sobre

  • mata pela 2 boy


ID
3873649
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as sentenças a seguir:

I. Todos os alunos, cujos trabalhos foram muito mal escritos, foram punidos.
II. Todos os alunos cujos trabalhos foram muito mal escritos foram punidos.

Considerando a pontuação das sentenças acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. Todos os alunos, cujos trabalhos foram muito mal escritos, foram punidos. → oração subordinada adjetiva explicativa, explica algo acerca dos alunos, colocando todos no mesmo barco (todos os alunos fizeram um trabalho mal escrito).

    II. Todos os alunos cujos trabalhos foram muito mal escritos foram punidos. → oração subordinada adjetiva restritiva, restringe uma característica de uma parcela dos alunos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • COM virgula explicativa

    SEM virgula restritiva

  • Gente, mas na I a virgula nao explica que apenas os alunos cujos trab. foram mal escritos que foram punidos? Eu buguei


ID
3873652
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um automóvel percorre em 6 horas uma certa distância a velocidade média de 60km/h. Quanto tempo seria necessário para percorrer essa mesma distância se a velocidade média fosse aumentada em 20 km/h?

Alternativas
Comentários
  • SE A VELOCIDADE É 60KM A CADA 60MINUTOS, ENTÃO 60 * 6 = 360 KM 

    SE EU AUMENTAR A VELOCIDADE 20KM VAI SER 80KM A CADA 60MINUTOS = 6*80 = 480

    6----360

    X---480

    SE EU AUMENTO MINHA VELOCIDADE , EU DIMINUO MEU TEMPO

    X = 6 * 360 / 480

    X = 4,5

     

    GAB.C

  • ✅Gabarito(C)

    ➥ Trata-se da lógica de uma regra de três inversamente proporcional. Pois se eu aumento uma grandeza a outra tende a diminuir.

    ➥Monta-se a equação:

    6 horas = 360 minutos

    360m --> 60km/h --> 360km

    x---------> 80km/h --> 360km

    Como a Km é a mesma:

    360*60 = x*80

    21600 = x80

    x = 21600/80

    x = 270 minutos que equivalem a 4,5 horas

    ✓ 4,5horas


ID
3873655
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um capital de $ 1.500,00 aplicado por três meses no regime dos juros compostos a taxa de 2% ao mês, resultará no montante de:

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    M=1500(1+0,02^3)

    M=1500(1,02^3)

    M= 1500*1,061208

    M= 1591,812


ID
3873658
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Qual é a taxa de juros efetiva mensal correspondente a taxa de juros de 24% ao ano capitalizado mensalmente? Adote juros compostos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A questão diz que a taxa de 24% ao ano é capitalizada mensalmente, logo:

    24% / 12 = 2% ao mês capitalizada mensalmente.

    OBS: Como ela pediu a taxa efetiva mensal essa já é a resposta. Caso fosse outra taxa (trimestral, semestral, anual, etc.) após achar a taxa mensal precisaríamos jogar na fórmula de taxa equivalente de juros compostos: (1 + iequivalente)^nequivalente = (1 + inominal)^nnminal

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Não entendo. Se a questao pediu para adotar juros compostos, por que a resposta é de juros simples?!

  • Essa é a taxa nominal, não a efetiva.

    Só calcular 1,081^12 e ver que realmente dá os 24% a.a.

  • chutei, 1 ano tem 12 meses, 24%/12=2%


ID
3873661
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma escola possui 420 alunos matriculados. Se a razão entre meninos e meninas foi de 9/6, determine o número de meninos matriculados.

Alternativas
Comentários
  • 420 / 15 = 28

    MENINOS; 9*28 = 252

     

    GAB.C

  • falou em razão e proporção, tirem o K do ❤! Vamos a questão:

    9K+6K=420

    15K=420

    K=420/15

    K=28×9=252

  • H = 9p -> meninos

    M = 6p -> meninas

    H + M = 420

    9p + 6p = 420

    15p = 420

    p = 28

    H = 9p

    H = 9 * 28

    H = 252

    Letra C


ID
3873664
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos estilos de formatação no Word, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    É possível alterar a formatação (como o recuo de texto, cor e tamanho da fonte) apenas nos estilos aplicados a títulos e listas.(Errado, é possível em todos os estilos)

  • Gab ( C )

    c) ❌ É possível alterar a formatação (como o recuo de texto, cor e tamanho da fonte) apenas nos estilos aplicados a títulos e listas.

    As opções de cor , recuo , tamanho da fonte estão disponíveis em página inicial.

  • Assertiva C INCORRETA

    É possível alterar a formatação (como o recuo de texto, cor e tamanho da fonte) apenas nos estilos aplicados a títulos e listas.


ID
3873667
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

"Rede local de computadores, circunscrita aos limites internos de uma instituição, na qual são utilizados os mesmos programas e protocolos de comunicação empregados na Internet". A definição acima se refere a um tipo de rede chamada:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    local+rede+internet=intranet

  • Gab ( B )

    INTRANET:

    é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP. Porém, a Intranet é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.

    INTERNET

    A Internet é a rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na Pilha de Protocolos TCP/IP

    EXTRANET

     funciona como uma extensão da Intranet a computadores que estejam fora dos domínios físicos da Intranet.

    Não raro, é necessário que parceiros, clientes, fornecedores, e até mesmo funcionários da organização precisem acessar alguns serviços da Intranet, mesmo estando fora da organização. E, nesse contexto, a Extranet torna-se ferramenta essencial para a organização.

    Ex: Servidor da CÂM Que consegue marcar férias de sua residência.

  • Skynet é a responsável por tentar destruir o mundo. E é por isso que o EXTERMINADOR DO FUTURO sempre precisa viajar no tempo.

    só pra descontrair

    foco força e fé

  • Skynet foi de fudê, junin

  • Assertiva B

     A definição acima se refere a um tipo de rede chamada: Intranet.

  • Poucos sabem, mas Skynet é o nome da intranet do Cebraspe

  • GAB. B)

    Intranet.

  • INTRANET 

    - Um dos assuntos mais pedidos em provas é a intranet.

    Conceito simples, mas os examinadores sempre dão um jeito de complicar. 

    - É uma rede de computadores privada que se assenta sobre a suíte de protocolos da internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos, na qual são utilizados os mesmos programas e protocolos de comunicação empregados na internet, TCP/IP. 

    - A intranet é um dos principais veículos de comunicação em corporações. Por ela, o fluxo de dados (centralização de documentos, formulários, notícias da empresa etc.) é constante, pretendendo reduzir os custos e ganhar velocidade na divulgação e distribuição de informações.

    - Apesar do seu uso interno, acessando aos dados corporativos, a intranet permite que computadores localizados numa filial, se conectados à internet com uma senha, acessem conteúdos que estejam na sua matriz. 

    - Ela cria um canal de comunicação direto entre a empresa e os seus funcionários/colaboradores, tendo um ganho significativo em termos de segurança.


ID
3873670
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Microsoft traz em seu site as funções do Excel para Office 365, em português. Dentre estas funções estão:

I. Remove os espaços do texto.
II. Agrupa vários itens de texto em um único item de texto.
III. Arredonda um número para um número de dígitos especificado

Os nomes das funções listadas em I, II e III são, respectivamente e correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    ARRUMAR(), CONCATENAR(), ARRED()

  • Assertiva B

    ARRUMAR(), CONCATENAR(), ARRED()


ID
3873673
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dentre as utilidades dos serviços de cloud storage (armazenagem na nuvem), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Não dá para acessar a nuvem sem internet

  • Gab ( A )

    Armazenamento em nuvem é uma tecnologia recente que permite que o usuário de internet guarde todos os seus dados em um servidor online. ... Para acessar esses arquivos armazenados em nuvem, o usuário precisa apenas de uma conexão estável com a internet.

  • É o chamado '' Backup ONLINE''

  • Assertiva A

    a alternativa INCORRETA: Acessar arquivos quando estiver sem acesso à internet.

  • Realmente não dá para acessar sem internet.

    Mas vocês já viram que dá pra disponibilizar alguns documentos no modo off? Dropbox tem essa opção

  • Questão discutível porque o Dropbox e vários outros serviços de nuvem oferecem a possibilidade de acessar os arquivos sem internet.

  • Questão desatualizada.

    É possível ver e editar arquivos do Google off-line.

    Fonte: https://support.google.com/drive/answer/2375012?hl=pt-br


ID
3873676
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As cópias de segurança (backup) são imprescindíveis nas organizações. Elas podem ser armazenadas de diversas formas. O tipo de backup onde cópias são feitas apenas dos arquivos que foram modificados desde a última interação é denominado:

Alternativas
Comentários
  • LEtra D

    Backup Incremental - O tipo de backup em que cópias são feitas apenas dos arquivos que foram modificados desde a última interação.

  • Gab. "D"

    resumo sobre backups..

    Backup Completo (predefinido) todos os arquivos são copiados

    Backup Diferencial → (última modificação como referência) copia apenas os arquivos "novos" e aqueles que sofreram modificações

    Backup Incremental → (modificações que foram feitas após um intervalo determinado) cópia completa dos arquivos, após essa cópia, a cada novo backup o sistema verifica o que foi alterado e copia apenas o mais recente.

  • Backup Completo/Full/Total/Normal: Copia todos os arquivos da unidade ou pasta selecionada pelo usuário e remove seus atributos de arquivamento, marcando-os como tendo sofrido becape.

    Backup Incremental: Copia somente os arquivos novos ou modificados desde o becape normal ou incremental anterior ( arquivos que possuem atributos de arquivamento) e remove seus atributos de arquivamento, marcando-o como tendo sofrido becape.

    Backup Diferencial: Copia somente os arquivos novos ou modificados desde o becape normal ou incremental anterior e NÃO remove seus atributos de arquivamento.

    Backup Diário: Utiliza como critério para cópia a data.

    Backup Cópia: Copia todos os arquivos da unidade ou pasta selecionada pelo usuário e NÃO remove seus atributos de arquivamento, sendo utilizado para copias redundantes de becape.

    ALTERNATIVA CORRETA: D

  • Backup Full ou Completo

    O mais básico e completo tipo de backup é o full. Como o próprio nome diz, o backup full faz cópias de todos dados para outro conjunto de mídia, que pode ser fita, disco, um DVD ou CD. Se uma organização possui a política de realizar backup todos os dias, todos os dados serão copiados diariamente, independente de terem sido modificados ou não.

    Backup Incremental

    O backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup de qualquer tipo. O ultimo backup pode ser um backup full, diferencial ou incremental. Um backup full é realizado inicialmente e nos backups subsequentes são copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup.

    Backup Diferencial

    A operação de backup diferencial é semelhante a um incremental na primeira vez em que é realizada, na medida em que irá copiar todos os dados alterados desde o backup anterior. No entanto, cada vez que é executado após o primeiro backup, serão copiados todos os dados alterados desde o backup completo anterior e não com relação ao último backup.

  • Ele vai INcrementando!

  • INCREMENTAL: incrementa o que tem de diferente desde o último backup seja lá qual for.

    DIFERENCIAL: pega tudo que tem de diferente desde o último backup completo.

  • Backup InCREMENTAL: Copia somente os arquivos criados ou alterados desde o ultimo backup normal ou incremental, os arquivos que sofreram backup são marcados como tal ( Ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado )

    Em seu tempo mais sombrio, quando os demônios chegarem, me chame, irmão! E lutaremos juntos.

  • O INCREMENTAL COPIA SOMENTE OS ARQUIVOS CRIADOS OU ALTERADOS DESDE O ÚLTIMO BACKUP, SEJA ELE COMPLETO, DIFERENCIAL, DIÁRIO, DE CÓPIA, ON-LINE, OFF-LINE OU O PRÓPIO INCREMENTEL. AO PASSO QUE O DIFERENCIAL COPIA SOMENTE OS ARQUIVOS CRIADOS OU ALTERADOS DESDE O ÚLTIMO BACKUP COMPLETO OU INCREMENTAL!

  • O INCREMENTAL COPIA SOMENTE OS ARQUIVOS CRIADOS OU ALTERADOS DESDE O ÚLTIMO BACKUP, SEJA ELE COMPLETO, DIFERENCIAL, DIÁRIO, DE CÓPIA, ON-LINE, OFF-LINE OU O PRÓPIO INCREMENTEL. AO PASSO QUE O DIFERENCIAL COPIA SOMENTE OS ARQUIVOS CRIADOS OU ALTERADOS DESDE O ÚLTIMO BACKUP COMPLETO OU INCREMENTAL!

  • O INCREMENTAL COPIA SOMENTE OS ARQUIVOS CRIADOS OU ALTERADOS DESDE O ÚLTIMO BACKUP, SEJA ELE COMPLETO, DIFERENCIAL, DIÁRIO, DE CÓPIA, ON-LINE, OFF-LINE OU O PRÓPIO INCREMENTEL. AO PASSO QUE O DIFERENCIAL COPIA SOMENTE OS ARQUIVOS CRIADOS OU ALTERADOS DESDE O ÚLTIMO BACKUP COMPLETO OU INCREMENTAL!

  • Copiei da colega para deixar salvo e revisar posteriormente.

    INCREMENTAL: incrementa o que tem de diferente desde o último backup seja lá qual for.

    DIFERENCIAL: pega tudo que tem de diferente desde o último backup completo.


ID
3873679
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A corrupção está sendo considerada, hoje, um fenômeno transnacional, fruto da intensa globalização e que precisa ser combatida por todos os países. Nesse contexto, a Lei Anticorrupção atendeu a compromissos internacionais decorrentes de convenções ratificadas pelo Brasil que estabeleceram regras de repressão à corrupção internacional. Podemos mencionar três marcos internacionais:

I. Convenção Interamericana contra a Corrupção.
II. Convenção aprovada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
III. Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
IV. Convenção Esportiva e Cultural contra a Corrupção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

ID
3873682
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre o atual contexto social brasileiro podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Triste realidade quando falamos em problemas sociais no Brasil.


ID
3873685
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Constituem atos lesivos à administração pública, nacional ou estrangeira, para os fins da Lei Anticorrupção, todos aqueles praticados pelas pessoas jurídicas (sociedades empresárias e às sociedades simples, personificadas ou não, independentemente da forma de organização ou modelo societário adotado, bem como a quaisquer fundações, associações de entidades ou pessoas, ou sociedades estrangeiras, que tenham sede, filial ou representação no território brasileiro, constituídas de fato ou de direito, ainda que temporariamente), que atentem contra o patrimônio público nacional ou estrangeiro, contra princípios da administração pública ou contra os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, assim definidos:

I. Prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida a agente público, ou a terceira pessoa a ele relacionada.
II. Comprovadamente, financiar, custear, patrocinar ou de qualquer modo subvencionar a prática dos atos ilícitos previstos nesta Lei.
III. Comprovadamente, utilizar-se de interposta pessoa física ou jurídica para ocultar ou dissimular seus reais interesses ou a identidade dos beneficiários dos atos praticados.
IV. No tocante a licitações e contratos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

ID
3873688
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Atualmente, os principais problemas estão relacionados com as práticas agropecuárias predatórias, o extrativismo vegetal (atividade madeireira) e a má gestão dos resíduos urbanos. Os principais agravantes de ordem rural e urbana são:

I. Perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas.
II. Degradação e esgotamento dos solos por causa das técnicas de produção.
III. Escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas.
IV. Contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

ID
3873691
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Foi encerrada a votação em 1º turno, no dia 12 de julho de 2019, na Câmara dos Deputados:

Alternativas
Comentários
  • Item D, Reforma da previdência.


ID
3873694
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes EXCETO:

Alternativas

ID
3873697
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Lei Federal n° 8080 de 19/09/90 a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros:

I. Alimentação.

II. Moradia.

III. Saneamento básico.

IV. Educação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "D"

    Art. 3º Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.  


ID
3873700
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:

I. Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.
II. Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional.
III. Investimentos previstos no Plano Trienal do Ministério do Trabalho.
IV. Cobertura das ações e serviços de educação a serem implementados pelos Municípios, Estados e Governo Federal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

ID
3873703
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No que diz respeito à assistência, o Plano Diretor de Regionalização deverá ser elaborado na perspectiva de garantir o acesso aos cidadãos, o mais próximo possível de sua residência, a um conjunto de ações e serviços vinculados às seguintes responsabilidades mínimas:

I. Assistência pré-natal, parto e puerpério.
II. Atendimento de afecções agudas de maior incidência.
III. Acompanhamento de pessoas com doenças crônicas de alta prevalência.
IV. Suprimento / dispensação dos medicamentos da Farmácia Básica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

ID
3873706
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica 2017 é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
3873709
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As ações profiláticas podem ser estabelecidas de acordo com níveis de prevenção, que correspondem aos períodos da história natural da doença. Diante dessa afirmação, assinale abaixo a alternativa correta.

I. A prevenção terciária corresponde às medidas aplicadas as consequências da doença, com o objetivo de recuperação total ou parcial do indivíduo, reintegrando-o à sociedade.
II. A prevenção primária diz respeito ao insucesso do período pré-patogênico. Nesse tipo de prevenção as ações são dirigidas para as fontes de infecção, que incluem a sua identificação e intervenção o mais rápido possível e por meio do sacrifício ou isolamento e tratamento.
III. Na prevenção secundária, as ações são abrangentes e de caráter geral, incluindo medidas inespecíficas e específicas. As medidas específicas, conhecidas também como segundo nível de prevenção, se dirigem a determinada doença, por meio de vacinação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    .

    a) Prevenção primária é a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica. Inclui promoção da saúde e proteção específica (ex.: imunização, orientação de atividade física para diminuir chance de desenvolvimento de obesidade).

    b) Prevenção secundária é a ação realizada para detectar um problema de saúde em estágio inicial, muitas vezes em estágio subclínico, no indivíduo ou na população, facilitando o diagnostic definitivo, o tratamento e reduzindo ou prevenindo sua disseminação e os efeitos de longoprazo (ex.: rastreamento, diagnóstico precoce).

    c) Prevenção terciária é a ação implementada para reduzir em um indivíduo ou população os prejuízos funcionais consequentes de um problema agudo ou crônico, incluindo reabilitação (ex.: prevenir complicações do diabetes, reabilitar paciente pós-infarto – IAM ou acidente vascular cerebral).

    d) Prevenção quaternária, de acordo com o dicionário da WONCA3 é a detecção de indivíduos em risco de intervenções, diagnósticas e/ou terapêuticas, excessivas para protegê-los de novas intervenções médicas inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis.

    .

    Fonte: http://gmap.unisinos.br/

  • Só complementando:

    Prevenção Primária => é realizada no período pré-patogênico, as demais prevenções no período patogênico.

    Bons estudos!!


ID
3873712
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As etapas de profilaxia podem ser agrupadas em: medidas de prevenção, de controle e de erradicação. Assinale a alternativa que indica somente medidas de prevenção.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    .

    MEDIDAS DE PREVENÇÃO EM AZUL

    A) Destruição de cadáveres, Imunoprofilaxia, Vigilância Sanitária e Isolamento.

    B) Quarentena, Educação Sanitária, Imunoprofilaxia e Vigilância Sanitária.

    C) Isolamento, Saneamento do Ambiente, Notificação e Sacrifício.

    D) Interdição, Desinfecção, Quimioprofilaxia e Quarentena.

    _________________________________________________________________________________________________________________

    Medidas de prevenção: Saneamento; Quarentena; Imunoprofilaxia; Quimioprofilaxia; Diagnóstico precoce; Vigilância sanitária; Educação sanitária.

    Medidas de controle: Desinfecção; Isolamento; Interdição; Notificação; Destruição de cadáveres.

    Medidas de erradicação: Diagnóstico e sacrifício; Eliminação de vetores.

    .

    FONTE: Retirado da apresentação de slides intitulada "Higienização em ambientes de produção animal" do professor Fernando Bandeira, UFPEL.


ID
3873715
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De maneira geral, podemos considerar que as doenças ocorrem em três níveis quantitativos: endemia, epidemia e pandemia. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    .

    C) Quando a ocorrência de determinada doença numa região ultrapassa os limites normais esperados temos uma endemia ou enzootia. É o caso da mastite em bovinos, que é considerada endêmica para vacas leiteiras.

    A primeira descrição seria de uma epidemia.

    EPIDEMIA – É a ocorrência em uma comunidade ou região de casos de natureza semelhante, claramente excessiva em relação ao esperado. O conceito operativo usado na epidemiologia é: uma alteração, espacial e cronologicamente delimitada, do estado de saúde-doença de uma população, caracterizada por uma elevação inesperada e descontrolada dos coeficientes de incidência de determinada doença, ultrapassando valores do limiar epidêmico preestabelecido para aquela circunstância e doença. Devemos tomar cuidado com o uso do conceito de epidemia lato-sensu que seria a ocorrência de doença em grande número de pessoas ao mesmo tempo.

    .

    PANDEMIA - caracterizada por uma epidemia com larga distribuição geográfica, atingindo mais de um país ou de um continente. Um exemplo típico deste evento é a epidemia de AIDS que atinge todos os continentes.

    .

    ENDEMIA - É a ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamente populações em espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período, (temporalmente ilimitada), e que mantém uma de incidência relativamente constante, permitindo variações cíclicas e sazonais.

    .

    FONTE: Conceitos e Definições em Epidemiologia importantes para Vigilância Sanitária; Revisão Bibliográfica e Organização de Sheila Duarte Pereira.


ID
3873718
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação aos componentes da cadeia epidemiológica, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    A descrição se refere a modo de transmissão e não via de eliminação


ID
3873721
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As afirmativas a seguir se referem a medidas gerais de profilaxia.

I. O Isolamento é uma das medidas de prevenção mais eficazes que pode ser utilizada objetivando-se a não introdução de doenças no rebanho. É mais recomendado quando se pretende introduzir novos animais no país ou na propriedade. Consiste em manter os animais isolados em local apropriado para este fim, com observação dos mesmos por período mínimo de 14 dias. Neste período, pode-se colher material para exames laboratoriais.
II. A Imunoprofilaxia tem por objetivo obter-se artificialmente um elevado nível de imunidade em uma determinada população. Procura-se alcançar, o grau de proteção mais próximo a 100%, que é influenciado pela infecciosidade do agente, susceptibilidade dos animais e condições do meio ambiente.
III. Vigilância Sanitária são medidas efetuadas em fronteiras, feiras e exposições agropecuárias pelas autoridades sanitárias, que exigem atestados de sanidade ou de vacinação para determinadas doenças específicas, de acordo com a espécie animal.
IV. A Interdição é adotada com bons resultados em áreas contaminadas quando as autoridades sanitárias determinam não somente o isolamento dos animais doentes, bem como se proíbe a saída destes e ainda de seus subprodutos.

Com relação às afirmativas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    • Isolamento (animais doentes) é diferente de Quarentena (medida preventiva conforme o período de incubação de determinada doença)

    RESUMINHO:

    Medidas de prevenção: Saneamento do ambiente, Quarentena*, Imunoprofilaxia (vacinação=> objetiva evitar que o agente causal se expanda e atinja novos animais susceptíveis), Quimioprofilaxia (substâncias químicas), Diagnóstico precoce, Vigilância sanitária e a Educação sanitária.

    Medidas de controle: Isolamento, Desinfecção, Interdição, Notificação (IN 50/2013) e a Destruição de cadáveres (são fontes de infecção).

    Bons estudos!!


ID
3873724
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação aos termos utilizados em uma investigação epidemiológica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Por que não pode ser C)? Alguém sabe?

  • Fui por eliminação das alternativas:

    a) Surto trata-se de um ou mais animais doentes, numa área ou concentração pequena.(FALSA)

    Quanto se fala em SURTO, tem que colocar que é um aumento súbito/inesperado e com disseminação localizada num espaço específico.

    Essa definição da alternativa poderia em entendida como unidade epidemiológica.

    b) Vetor é qualquer elemento que transporte determinado agente infeccioso. O vetor pode ser mecânico ou biológico. Vetor biológico é organismo que pode se contaminar com formas infectantes do parasita, transportando-o mecanicamente para determinado hospedeiro. (FALSA)

    Vetores epidemiológicos =>São INVERTEBRADOS que veiculam o agente etiológico. São classificados em:

    • MECÂNICOS (apenas transportam as formas infectantes dos agentes infecciosos para os hospedeiros. Não ocorre nenhuma mudança no agente infeccioso no corpo do vetor) ex: Arboviroses ou
    • BIOLÓGICOS (parte do ciclo evolutivo do agente passa obrigatoriamente pelo vetor) ex: Barbeiro (doença de chagas)

    c) Susceptível, é a qualidade do hospedeiro em relação a infecção ou invasão de seu organismo pelo parasita.(FALSA)

    Susceptibilidade engloba as características/qualidade do hospedeiro que favorece a infecção ou invasão, ou seja, sendo a falta de defesa de um hospedeiro contra um agente etiológico ex: Estado fisiológico, densidade populacional

    Pensando na CADEIA EPIDEMIOLÓGICA => Hospedeiro susceptível => é aquele Indivíduo acessível ou capaz de ser infectado por um patógeno

    d) Enfermidade é a etapa da doença ou agravo em nível orgânico, que se caracteriza pela presença de sintomatologia.

    Não encontrei uma justificativa plausível para essa letra estar correta, por isso fui por eliminação. Se alguém encontrou, compartilha aqui!!! Porque para mim enfermidade e doença são sinônimos.

    Bons estudos!!

    Dica: UNESP (2014). Apostila epidemiologia geral -PDF


ID
3873727
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Leia atentamente as afirmativas abaixo.

I. Doentes são os animais que apresentam sintomas de alguma doença, atribuídos aos efeitos do agente etiológico que albergam em seu organismo. Eles podem ser doentes típicos ou atípicos. Os doentes atípicos apresentam sintomas patognomônicos, sendo assim facilmente reconhecidos.
II. Existem três tipos de animais portadores: os sadios, os em incubação e os convalescentes. Os portadores convalescentes são animais que já apresentaram sintomas, com cura clínica; entretanto, podem ainda eliminar ao agente etiológico. Isso ocorre na leptospirose e na salmonelose.
III. O agente etiológico pode ser eliminado por diferentes vias; entretanto, de acordo com a doença, uma delas poderá ser a mais importante. Como por exemplo, na tuberculose, raiva e febre aftosa, são as secreções oro-nasais; na brucelose, as descargas vaginais e a placenta; e leptospirose a urina; na anemia infecciosa equina, o sangue.
IV. A transmissão pode ocorrer sob forma horizontal sendo considerada ainda como congênita, e sob forma vertical, que ocorre de animal para animal, pelo contato direto ou indireto. Diz-se que a transmissão é direta quando ocorre o contato entre a fonte de infecção e o animal susceptível, sem a interferência de veículos. É direta ainda quando há a participação de vetores e fômites.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Ressaltando os erros dos itens I e IV:

    I- Caso TÍPICO que apresenta sinais PATOGNOMÔNICOS, ex: corpúsculo de Negri na Raiva

    IV- A transmissão pode ocorrer sob forma VERTICAL ( "mãe-feto" ) podendo ser congênita, e sob forma HORIZONTAL, que ocorre de animal para animal, pelo contato direto ou indireto

    Bons estudos!


ID
3873730
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A epidemiologia considera como sua unidade de interesse, portanto, o indivíduo, um grupo de indivíduos, seja de uma população constituída de pessoas ou de animais, incluindo-se os sadios, doentes e mortos. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Incorreta

    D) É importante considerar que a doença é determinada única e exclusivamente pela presença de um agente infeccioso.


ID
3873733
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O agente, o hospedeiro e o meio ambiente, são elementos fundamentais que constituem o processo epidêmico. É importante considerá-los em conjunto, para se estabelecer os níveis em que deverão ser adotadas as medidas objetivando-se o controle e erradicação de determinada doença que esteja ocorrendo em dada população animal. Neste contexto, assinale a alternativa que possui apenas características do agente biológico e em particular os de caráter infectocontagioso, que contribuem para que ele possa persistir em determinado sistema ecológico.

Alternativas

ID
3873736
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale o agente etiológico envolvido no relato de caso.

“No mês de maio de 2019, uma granja de matrizes de corte com 40 semanas de vida, apresentou elevado índice de mortalidade. O serviço veterinário estadual de SC foi notificado. Foi realizada necropsia e colheita de material (coração, Intestino, baço, tonsilas e ovários) para análise laboratorial, que apresentou diagnóstico positivo para o agente etiológico do tifo aviário. Para controle e erradicação foram tomadas medidas de caráter geral e específicas. Foi realizado o sacrifício sanitário de todas as aves do núcleo em matadouro frigorífico com SIF, destruição dos ovos existentes no incubatório e produzidos na granja até a saída de todas as aves para abate. Após a saída de todas as aves as instalações passaram por limpeza e desinfecção e vazio sanitário”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O ponto crucial da questão foi a citação do diagnóstico positivo para o agente etiológico do tifo aviário. O tifo aviário é causado pela S. Gallinarum. Já a S. Pullorum causa a pulorose.


ID
3873739
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Conselho Nacional de Saúde, de acordo com a Resolução 218 de 06 de março de 1997, reconhece o médico veterinário como um dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de atividades em saúde pública. Com relação as competências do médico veterinário listadas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3873742
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Até o dia 31 de maio de 2019, o estado de SC apresentou 27 focos de raiva em bovinos e equinos, num total de onze municípios acometidos pela doença. Com relação a raiva, assinale a resposta INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A raiva em morcegos não-hematófagos foi inicialmente relatada na Flórida (EUA), em 1953, quando um menino de 7 anos foi atacado por um morcego insetívoro. Após este fato, inúmeros casos de raiva humana vêm sendo descritos na América do Norte, tendo como fonte de infecção morcegos insetívoros, particularmente Lasionycteris noctivagans e Pipistrelus subflavus . Merece destaque o fato de a maioria dos casos humanos de raiva transmitida por morcegos insetívoros não ter histórico de exposição a estes animais. Casos de raiva humana nos quais foram identificadas variantes próprias de morcegos, sem evidências de mordeduras, também foram relatados em diversos 16 outros países da Europa e do continente americano.

    Na América do Sul, pesquisas realizadas no Chile, Argentina e Brasil relatam que os seguintes gêneros/espécies têm maior importância epidemiológica: Tadarida brasiliensis, Myotis sp, Lasiurus sp, Artibeus sp.

    À semelhança do que ocorre nos Estados Unidos, em São Paulo, nos últimos cinco anos, o número de casos de raiva em gatos, cuja tipificação antigênica e genética revela variantes de morcegos, é maior do que em cães. As duas variantes principais são Desmodus rotundus (Variante Antigênica 3 AgV3) e do Tadarida brasiliensis (AgV 4).

    .

    FRAGMENTOS RETIRADOS DO ARTIGO: Reservatórios silvestres do vírus da raiva: um desafio para a saúde pública


ID
3873745
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As leishmanioses referem-se a uma variedade de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania. São doenças infecciosas, transmitidas por mosquitos flebotomíneos, apresentando curso crônico com sinais cutâneos, mucocutâneos e sistêmicos. Com relação a leishmaniose, a assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • qual seria a resposta correta?

  • As letras (a) está correta.

    Deve ter sido anulada por causa da letra (c). Leishmania infantum e L. chagasi são sinonímias. Neves utiliza: L. infantum infantum para a LV do Velho Mundo e L. infantum chagasi para a LV neotropical.

    "Leishmaniose visceral é uma zoonose em crescente expansão no Brasil, causada pela Leishmania (Leishmania) infantum chagasi, tendo o cão como principal reservatório em ambiente urbano1 , mantendo o ciclo de transmissão nesses locais. Esta enfermidade é transmitida pelo flebotomíneo Lutzomyia longipalpis e L. cruzi."

    (Fonte: https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/SMFG3jGmSspqzXGXLGYpCMx/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Leishmaniose%20visceral%20%C3%A9%20uma%20zoonose%20em%20crescente%20expans%C3%A3o%20no%20Brasil,flebotom%C3%ADneo%20Lutzomyia%20longipalpis%20e%20L. )


ID
3873748
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação a brucelose, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B. RING TEST = TAL (TESTE DO ANEL EM LEITE). LOGO, TRIAGEM, TESTE DE REBANHO

  • Alguém sabe pq a alternativa D não está certa também?

  • Art. 29. O Teste do Anel em Leite (“TAL”) poderá ser utilizado pelo serviço veterinário oficial ou por médico veterinário habilitado, para monitoramento de estabelecimentos, ou para outros fins, segundo critérios estabelecidos pelo serviço veterinário oficial.

    Fonte: IN. 10, 03/03/2017


ID
3873751
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

“Quase três meses após a notificação dos primeiros casos de toxoplasmose em Santa Maria (RS), o surto da doença no município gaúcho continua preocupando médicos e autoridades sanitárias. De março até junho de 2018, 569 pessoas tiveram diagnóstico confirmado e 312 casos estão sob investigação. Segundo o Ministério Público Federal, os números já configuram o maior surto de toxoplasmose do mundo. O alerta maior é entre gestantes – pelo menos 50 receberam resultado positivo para a doença e 145 apresentaram sintomas e também estão sendo investigadas. O surto tem como causa provável a contaminação pela água, com possível contaminação de hortaliças como causa secundária”.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018- 05/municipio-do-rs-confirma-460-casos-detoxoplasmose

Com relação ao surto descrito acima, a provável forma evolutiva do parasita envolvida na infecção dos indivíduos foi:

Alternativas
Comentários
  • B) Oocisto


ID
3873754
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As leptospiroses são antropozoonoses, de elevada prevalência entre animais silvestres e domésticos, de distribuição mundial, ocorrendo endemicamente em todos os continentes. O homem é introduzido na cadeia epidemiológica de maneira acidental, por contato direto ou indireto com animais ou suas excreções, contraindo a doença. Com relação a leptospirose, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • suínos: hospedeiros do sorovar Pomona. cães: hospedeiros do sorovar canicola. ratos: hospedeiros do sorovar icterohaemorrhagiae, eliminado o agente na urina.

ID
3873757
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação a tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    => Mycobacterium avium

    Curiosidade: "M. avium é o agente da tuberculose em várias espécies de aves, e o complexo M. avium-intracellulare está associado aos quadros de linfadenites granulomatosas em suínos. As bactérias desse complexo não são patogênicas para os bovinos e bubalinos, com exceção de M. avium ssp. paratuberculosis, causador da doença de Johne (Biet et al. 2005), raramente encontrada no Brasil (Riet-Correa 1998, Driemeier et. al. 1999). Entretanto, provocam reações inespecíficas à tuberculinização, dificultando o diagnóstico da tuberculose nessas espécies. "

    Fonte: Almeida et al. (2006). Resposta imune específica de bovinos experimentalmente sensibilizados com inóculos inativados de Mycobacterium bovis e Mycobacterium avium. Pesquisa Veterinária Brasileira26(4), 195-200.

    Bons estudos!!

  • Somente o Mycobacterium bovis é uma zoonose.


ID
3873760
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando-se os fatores de risco para as pessoas que trabalham com atividades relacionadas a raiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    .

    São considerados casos satisfatórios títulos de anticorpos > 0,5 UI/ml. Em caso de título insatisfatório, isto é, < 0,5 UI/ml, aplicar uma dose de reforço e reavaliar novamente a partir do 14º dia após a aplicação.

    .

    Importante:

    -Profissionais que trabalham em situação de alto risco que exercem funções em laboratório de virologia e anatomopatologia para a raiva e captura de morcegos devem repetir a titulação a cada 6 meses.

    -Profissionais que se expõem permanentemente ao risco de infecção devem fazer o controle anual, administrando-se uma dose de reforço sempre que os títulos forem inferiores a 0,5 UI/ml.

    -Não está indicada a repetição de sorologia para profissionais que trabalham em situações de baixo risco, como funcionários de pet shops.

    .

    FONTE: Guia de Vigilância Epidemiológica/MS


ID
3873763
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

“Na década de 70, a suinocultura brasileira sofreu com o aparecimento da Peste Suína Africana (PSA). Neste momento, surge com grande repercussão a necessidade de abate de milhões de suínos na China em razão do reaparecimento da doença. Esta constatação terá grande influência no setor da suinocultura no mundo, uma vez que a China é conhecida por todos como o maior produtor, maior importador e maior consumidor de carne suína no mundo”.

Fonte:http://portalpubvet.com.br/index.php/2019/05/17/p este-suina-africana-na-china/. Com relação a PSA, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ____________________________________________________________________________________________________________

    A) No ciclo doméstico, usualmente, os carrapatos se infectam através da ingestão de sangue de um suíno infectado, levandoa infecção transovariana destes artrópodes, e consequente disseminação de carrapatos infectados. (ERRADA)

    A descrição corresponde ao Ciclo Selvático, que é a infecção subclínica de suínos selvagens e infecção do carrapato Ornithodorus moubata;

    Ciclo Doméstico: infecção do suíno por ingestão de carnes ou subprodutos contaminados ou picada do carrapato; contagio direto entre suínos.

    .

    B) Para sua transmissão, necessita de carrapatos do gênero Ornithodoros, os quais não existem no Brasil. (CERTA)

    A transmissão mediada por vetores se dá através da picada dos Ornithodoros spp., carrapatos moles. Em algumas regiões da África, acredita-se que VPSA faz o ciclo entre javalis jovens comuns (Phacochoerus africanus) e carrapatos moles do complexo Ornithodoros mouba, que vive em suas tocas.

    .

    C) ocorrência de surtos, em países onde a doença não existia anteriormente, está quase sempre relacionada a alimentação de suínos com restos de comida contaminados, oriundos de aviões e navios egressos de zonas onde a doença é enzoótica. (CERTA)

    CURIOSIDADE: No município de Paracambi, estado do Rio de Janeiro, essa doença instalou-se em uma propriedade à 70 km do aeroporto do estado, onde um criador que utilizou ração para alimentar cerca de mil suínos domésticos e como complemento à ração, também fez uso de alimentos não cozidos, provenientes dos restos do restaurante Mariott, que abastecia aviões da linha Portugal a Espanha, região que na época, caracterizava-se como endêmica para a doença (TOKARNIA, 2004 apud LIMA et al., 2017). 

    .

    D) Até o momento não há possibilidade de se recorrer ao uso de vacinas como forma de prevenção contra a PSA. (CERTA)

    Notícias de 2020 sobre a vacina:

    -O governo e pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram uma vacina que se mostrou 100% efetiva contra o vírus da peste suína africana, informou a agência Bloomberg, citando a avaliação da Sociedade Americana de Microbiologia (BEEFPOINT,2020).

    - O Instituto de Pesquisa Veterinária Harbin da China , principal órgão de pesquisa de doenças animais do país, disse que desenvolveu uma vacina contra a peste suína africana que os testes de laboratório mostraram ser seguros e eficazes (GESSULLI AGRIBUSINESS, 2020).


ID
3873766
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Algumas crianças de uma creche do município onde você mora apresentaram concomitantemente, febre, palidez, tosse, perda de peso e algumas apresentaram também quadro digestivo. Ao leucograma, várias crianças apresentaram eosinofilia. Esta creche mantém playground como caixa de areia para desenvolvimento de atividades recreativas. A provável enfermidade, seu agente etiológico e forma infectante são respectivamente:

Alternativas

ID
3873769
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação a contribuição do médico veterinário nas ações de vigilância epidemiológica e sanitária, para controle de zoonoses, analise as afirmativas a seguir.
I. Do ponto de vista administrativo, o médico veterinário pode administrar os programas de controle de zoonoses, compreendendo a realização de diagnósticos, avaliação de situações de risco, redirecionamento da atenção e análise da evolução e coordenar as atividades e articulação entre os setores veterinário e humano, na área da saúde.
II. Pode atuar no que diz respeito aos recursos humanos, como na capacitação e treinamento em serviços, dos técnicos e auxiliares no planejamento, execução e acompanhamento de medidas relacionadas ao controle das zoonoses, capacitação de pessoas ou grupos de alto risco, e a extensão desta capacitação ou alguma medida relativa, à população geral.
III. Quanto as ações de vigilância epidemiológica, o profissional pode detectar zoonoses emergentes ou reemergentes, bem como novos riscos.
IV. Quanto aos aspectos de investigação epidemiológica, o médico veterinário deve buscara a utilização de animais para o monitoramento de perigos ambientais, realizar amostragens representativas, periódicas e sistemáticas com a finalidade de monitorar a situação das zoonoses prevalentes, auxiliar no desenvolvimento de normas técnicas.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3873772
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A teníase e a cisticercose não podem ser consideradas como entidades nosológicas autônomas e sim como partes de um complexo denominado de Complexo teníase-Cisticercose. Trata-se de grave problema de saúde pública, de natureza parasitária, onde são de fundamental importância os componentes socioeconômicos e culturais. Com relação a Teníase e Cisticercose, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    .

    A) Os bovinos são os hospedeiros intermediários da forma larvária da Taenia solium.

    Os bovinos são os hospedeiros intermediários da forma larvária da Taenia saginata.

    .

    B) Os suínos são os hospedeiros intermediários da forma larvária da Taenia saginata.

    Os suínos são os hospedeiros intermediários da forma larvária da Taenia solium.

    .

    C) Na teníase, a principal via de transmissão para o homem é a carne crua ou mal cozida contendo proglotese/ou ovos de tênias.

    O homem adquire a tênia ao ingerir carne contaminada crua ou mal cozida contendo cisticercos.

    .

    D) O homem é o hospedeiro definitivo da Taenia solium. (CORRETA)

    Hospedeiro definitivo de ambas as tênias.


ID
3873775
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O mormo é uma importante zoonose, cuja letalidade dos casos clínicos humanos é alta. Em abril de 2015, no município de São Cristóvão do Sul em SC, um equino apresentou sintomatologia clínica compatível com mormo e o serviço veterinário oficial foi notificado. O foco foi confirmado laboratorialmente e desde então o estado vem tomando as medidas necessárias para controle e saneamento dos focos, evitando a sua disseminação. Até o dia 13 de maio de 2016 o órgão oficial estadual totalizava entre encerrados e em saneamento, 22 focos com 30 animais sacrificados, todos da espécie equina.

Fonte: http://www.cidasc.sc.gov.br/defesasanitariaanimal/files/ 2012/08/Nota-Técnica-Mormo-13-05-2016.

Com relação ao mormo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) A infecção humana ocorre por contato com secreções e úlceras cutâneas de animais doentes, bem como através de objetos contaminados. A via de penetração do agente no ser humano envolve a pele e mucosas nasal e ocular. (CORRETA)

    .

    B) É uma doença infectocontagiosa provocada pelo vírus Burkholderiamallei.

    O mormo é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei (antes denominada Pseudomonas mallei), acometendo principalmente os solípedes (eqüinos, muares e asininos).

    .

    C) O Mormo não está presente na Lista de Doenças de Notificação Obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial da Instrução Normativa/MAPA nº 50, de 24/09/2013.

    O mormo faz parte da lista das doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito.

    .

    D) Pode apresentar-se na forma aguda ou crônica, sendo que a primeira acomete mais os equinos e a forma crônica é mais comum em asininos e muares.

    Seria o inverso. Em equídeos o Mormo pode apresentar-se nas formas aguda ou crônica, onde a forma aguda é mais comum em asininos e muares e a forma crônica mais comum em equinos. 


ID
3873778
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

É uma doença infecciosa de alta contagiosidade, de caráter agudo, causada por diferentes tipos de vírus. Normalmente acomete boca, língua, úbere e espaços interdigitais. Os principais sintomas são perda de apetite, salivação, dificuldade de locomoção, cascos deformados, perda de peso e manqueira. Não há tratamento específico, sendo ele sintomático. A vacinação dos animais em áreas não livres da doença é a melhor medida profilática. Embora a enfermidade esteja praticamente sob controle no Brasil, as atividades de vigilância são relevantes. Qual a doença relatada?

Alternativas
Comentários
  • O ectima contagioso é causado por um parapoxvirus da família Poxviridae, altamente contagioso, de distribuição mundial, e que afeta ovinos e caprinos lactentes e pós-desmame. Animais adultos também são afetados, principalmente quando a infecção é introduzida pela primeira vez nos rebanhos (Barros 2007). Após a introdução da doença nos rebanhos a enfermidade se torna endêmica, pela persistência do vírus por longos períodos no ambiente ou pela presença de animais com infecções persistentes (Smith e Shermam 1994). Infecções incidentais também ocorrem em humanos, bovinos e cães (Barros 2007). Em humanos a doença tem caráter ocupacional, sendo os Médicos Veterinários uma classe mais propensa à infecção pelo contato próximo com animais contaminados (Georgiades et al. 2005, Nourani & Maleki 2006).

    os demais são bacterias sobrando só a febre aftosa.


ID
3873781
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Esta doença foi diagnosticada no Brasil a primeira vez em 1978, em ovinos de três anos, provavelmente importados da Inglaterra. Depois foi novamente diagnosticada em 1985 em animais importados que se encontravam em quarentena. Sua última notificação foi em 1995 no Rio Grande do Sul, em ovinos da raça Sulfolk. É uma enfermidade que acomete animais e humanos. Manifesta-se com perda neuronal progressiva, crônica, sem natureza inflamatória, causada por uma partícula proteica infectante. Afeta animais adultos e raramente acomete animais com menos de um ano de idade. O prurido é o sinal clínico dominante quando a doença clínica está evidente. Não há tratamento específico para ela. Qual a doença relatada?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A scrapie, enfermidade que acomete ovinos, faz parte do grupo de doenças priônicas denominadas como encefalopatias espongiformes transmissíveis (EETs), na qual estão incluídas a encefalopatia espongiforme bovina (EEB) e, em humanos, a kuru, doença de Gerstmann-Straussle-Scheinker (GSS), e doença de Cretzfeldt-Jakob (CJD). Estas enfermidades são fatais, caracterizadas por sintomas neurodegenerativos incluindo demência e mudança de comportamento, ataxia, incoordena ção muscular, prurido, entre outros. As doenças priônicas são causadas pelo acúmulo indiscriminado da proteína PrPC que por alteração em seu sítio de codificação, sofre modificações químicas, transformando sua estrutura inicialmente primária (PrPc), em estrutura terciária, denominada PrPSc, forma protease-resistente de difícil metabolização.

    FONTE: Sanches et al. (2013).

  • Só uma complementação: o Scrapie é uma EET não zoonótica (CartilhaEEB/MAPA, 2015)