SóProvas


ID
3873625
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Outro efeito esperado da redução da parcela federal do financiamento do SUS é o de aumento da judicialização da saúde. Com o estrangulamento da oferta de bens e serviços no SUS, é muito provável que as pessoas tentem garantir o acesso por meio da justiça, o que contribuiria para um desequilíbrio ainda maior na distribuição da oferta de bens e serviços entre os grupos sociais, em desfavor da parcela mais vulnerável da população. Além disso, com a redução dos recursos, ficaria mais difícil ampliar a oferta de serviços em localidades desprovidas da infraestrutura adequada, na medida em que os recursos seriam destinados prioritariamente à manutenção dos serviços existentes. Assim, limitar-se-ia a possibilidade de redução das desigualdades na oferta de bens e serviços de saúde no SUS.

(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/160920_nt_28_disoc.pdf)

O texto acima afirma que: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → TRECHO ORIGINAL: Outro efeito esperado da redução da parcela federal do financiamento do SUS é o de aumento da judicialização da saúde. Com o estrangulamento da oferta de bens e serviços no SUSé muito provável que as pessoas tentem garantir o acesso por meio da justiça, o que contribuiria para um desequilíbrio ainda maior na distribuição da oferta de bens e serviços entre os grupos sociais, em desfavor da parcela mais vulnerável da população. 

    → RESPOSTA: Muitos usuários do SUS, inconformados com a dificuldade contingencial de obter assistência de saúdepoderão entrar com demandas legais para acessar bens e serviços do sistemao que poderia abrir ainda mais o abismo social, em detrimento da população mais carente.

    → os termos com as cores correlacionadas são elementos sinônimos, observa-se que, basicamente, foi isso que a questão fez: uma troca de ideias com o mesmo valor semântico.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Redução da parcela federal do financiamento do SUS (causa) - aumento da judicialização da saúde (efeito); dificulta escalabilidade, pois só favorece o panorama atual (efeito)

    Redução da oferta de bens no SUS (causa) - pessoas tentando acessar por meio da justiça (efeito)

    Pessoas tentando acessar por meio da justiça (causa) - aumenta desequilíbrio na oferta de bens entre os grupos sociais, prejudicando os mais vulneráveis (efeito)

    EFEITO FINAL: REDUÇÃO DE RECURSOS AUMENTA JUDICIALIZAÇÃO, O QUE LIMITA DIMINUIÇÃO DE DESIGUALDADES ENTRE OS MAIS POBRES.