SóProvas


ID
3873826
Banca
AOCP
Órgão
COREN-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Texto de apoio para a questão.

O orçamento público é caracterizado por possuir uma multiplicidade de aspectos: político, jurídico, contábil, econômico, financeiro, administrativo, etc. Seu conceito tem sofrido significativas mudanças ao longo do tempo, em decorrência da evolução de suas funções, hoje marcadamente diversas daquelas que o distinguiam do passado. Dessa forma, a história da evolução conceitual do orçamento público é dividido em duas fases: O orçamento tradicional e o orçamento moderno.

Tratando-se do orçamento tradicional, qual era sua principal função?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Controle político

  • Orçamento Clássico/tradicional

    Tem como função principal o controle político sobre as finanças; Considera os orçamentos dos anos anteriores, é baseado em dados históricos; Ênfase em uma única dimensão: objeto de gastos. Não se preocupa com a eficiência e efetividade dos resultados.

  • Gab. C

    Esse orçamento [clássico/tradicional] refletia apenas os meios que o Estado dispunha para executar suas tarefas. Sua finalidade era ser um instrumento de controle político do Legislativo sobre o Executivo – sem preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com as necessidades da população.

    --------

    Fonte: PALUDO AUGUSTINHO, Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária

  • O orçamento tradicional foi o primeiro modelo de elaboração e execução do orçamento público visto no Brasil. Tinha como função principal estabelecer o controle político sobre as finanças públicas. A falta de planejamento da ação governamental é uma das principais características do orçamento tradicional, pois este constitui-se num mero instrumento contábil e baseia-se no orçamento do exercício anterior, ou seja, enfatiza atos passados.

  • Orçamento tradicional/clássico/inglês:

  • orcamento tradicional - controle politico