SóProvas


ID
3874228
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Coronel Bicaco - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO representa parte integrante da estrutura social da “pólis espartana”.

Alternativas
Comentários
  • Esparciatas ou espartanos – principal grupo na hierarquia social, os espartanos eram descendentes dos dórios e formavam a aristocracia da cidade, ou seja, eram os grandes proprietários de terras. Exerciam as funções administrativas e militares na cidade-estado.

     Periecos – Trabalhadores livres, mas sem direitos políticos. Em geral, exerciam funções ligadas ao comércio e pagavam impostos.

     Hilotas – pessoas submetidas ao regime de servidão. Não possuíam direitos políticos e eram considerados propriedade do Estado. Os hilotas viviam em péssimas condições e, muitas vezes, eram vítimas de massacres por parte dos espartanos para evitar rebeliões.

     Hoplita (do grego ὁπλίτης, transl. hoplítes, pelo latim hoplites) era, na Era Clássica da Grécia antiga, um cidadão-soldado de infantaria pesada. Seu nome provém do grande escudo levado para as batalhas: o hóplon. O hoplita era o principal soldado grego da antiguidade.

  • A sociedade espartana apresentava estratificação própria:

    Esparciatas (ou espartanos): Maior degrau da hierarquia espartana, eram descendentes dos dórios e formavam a aristocracia local, sendo os grandes proprietários de terras. Exerciam funções administrativas e militares.

    Periecos: Trabalhadores livres, porém sem direitos políticos. Pagavam impostos e trabalhavam principalmente no comércio.

    Hilotas: Submetidos ao regime de servidão, não gozavam de direitos políticos e eram considerados propriedade do Estado. Viviam em péssimas condições.

    Hoplita: Na Era Clássica, era um cidadão-soldado de infantaria pesada.

    Resposta: A