SóProvas


ID
3874237
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Coronel Bicaco - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a cultura, os aspectos geográficos e o legado dos fenícios, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A está absoluta e intencionalmente incorreta. Mas acredito que exista um erro crasso de digitação na D que invalida o gabarito:

    "O alfabeto fonético simplificado é fruto da relação comercial dos EGÍPCIOS com vários povos, um legado deixado para a humanidade." ??? Provavelmente era para ser fenícios. Lamentável.

    Outra coisa, a B também poderia ser considerada incorreta, uma vez que dá a entender a localização completa dos fenícios se dá o território que hoje pertence à Síria. Entretanto, é no atual Líbano que os fenícios viveram principalmente, uma vez que suas principais cidades, como Tiro, Sidon e Biblos, encontram-se onde hoje é o Líbano, e não Síria.

  • A Civilização Fenícia (em : , Knaˁn; em : כנען; .: Kna'an; em : Φοινίκη; .: Phoiníkē; em : Phœnicia; em : فينيقيا) foi uma da cujo epicentro se localizava no norte da antiga , ao longo das regiões litorâneas dos atuais , e norte de . A civilização fenícia foi uma empreendedora que se espalhou por todo o durante o período que foi de 1 500 a.C. a 300 a.C.. Os fenícios realizavam através da , um veículo movido a e , e são creditados como os inventores dos .

    Não se conhece com exatidão a que ponto os fenícios viam a si próprios como uma única etnia; sua civilização estava organizada em , de forma semelhante à ; cada uma destas constituía uma unidade política independente, que frequentemente entravam em conflito e podiam dominar umas as outras, embora também colaborassem através de ligas e alianças. Embora as fronteiras destas culturas antigas fossem incertas e inconstantes, a cidade de parece ter marcado seu ponto mais meridional. (atual Sarafant), entre e Tiro, é a cidade mais extensivamente escavada pelos em território fenício.

    Os fenícios foram a primeira sociedade a fazer uso extenso, a nível estatal, do . O é tido como o ancestral de todos os alfabetos modernos, embora não representasse as (que foram adicionadas mais tarde pelos ). Os fenícios falavam o , que pertence ao da . Através do comércio marítimo, os fenícios espalharam o uso do alfabeto até o e , onde foi adotado pelos , que o passaram aos , que por sua vez o repassaram aos . Além de suas diversas inscrições, os fenícios deixaram diversos outros tipos de fontes escritas, porém poucas sobreviveram até os dias de hoje. A , de , faz citações extensas de e .

  • GAB.: A Os fenícios tinham como economia o comércio marítimo pelo Mar Mediterrâneo. Eles, inclusive, dominavam aquela região.
  • O único item incorreto, sendo, portanto, o nosso gabarito, é a alternativa A.

    Durante o apogeu da cidade de Tiro, os fenícios alcançaram o norte da África, onde fundaram Cartago, passando pelo sul de onde hoje é a Itália, a península ibérica, a França e as Ilhas Britânicas. Ou seja, os fenícios expandiram muito o seu domínio em busca de novas áreas de comércio.

    Ao ganhar grandes proporções, e a fim de fazer o intenso comércio ganhar agilidade e eficiência, buscou-se uma forma de escrita menos complexa que os hieróglifos. Assim, os fenícios inventaram o alfabeto com 22 letras que mais tarde foi incorporado pelos gregos e romanos. Ou seja, o alfabeto fonético simplificado é fruto da relação comercial dos fenícios com vários povos, um legado deixado para a humanidade.

    Resposta: A