SóProvas


ID
3874855
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Cabeceira Grande - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia um fragmento do conto “Um escritor nasce e morre”, de Carlos Drummond de Andrade.
“É verdade que Turmalinas me compreendia pouco, e eu a compreendia menos. Meus requintes espasmódicos eram um pouco estranhos a uma terra em que a hematita calçava as ruas, dando às almas uma rigidez triste.”

Embora o conto seja um gênero fictício, essa passagem corresponde a aspectos autobiográficos. Percebe-se que o excerto faz uma intratextualidade, ou seja, intertextualidade com a própria poesia do autor. Marque a alternativa CORRETA, cujos versos comprovam isso.

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: B

    ✓ “Alguns anos vivi em Itabira. / Principalmente nasci em Itabira. / Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. / Noventa por cento de ferro nas calçadas. / Oitenta por cento de ferro nas almas. / E esse alheamento de que na vida é porosidade e comunicação.” (“Confidência do itabirano”). 

    ➥ Temos uma parte que denota intertextualidade, a intertextualidade é um recurso argumentativo muito bom quando o intuito é a defesa de uma tese. No entanto, se mal usada, além de nada acrescentar, pode provocar incoerência.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A intertextualidade se deu entre os seguintes textos do mesmo autor: o conto do enunciado e a poesia da assertiva B:

    CONTO: “É verdade que Turmalinas me compreendia pouco, e eu a compreendia menos. Meus requintes espasmódicos eram um pouco estranhos a uma terra em que a hematita calçava as ruas, dando às almas uma rigidez triste.”

    POESIA: "Noventa por cento de ferro nas calçadas. / Oitenta por cento de ferro nas almas."

    ("Hematita, cuja fórmula é Fe₂O₃, é um óxido de ferro de ocorrência frequente em solos e rochas.")

  • 20 minutos pra entender que as alternativas eram versos de outros poemas do autor. Choremos.

  • que b*sta hein