SóProvas


ID
3876523
Banca
FAUEL
Órgão
IPRERINE - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os dispositivos legais que têm por finalidade sistematizar as noções básicas e centrais que regulam a vida social, política e jurídica de todo o cidadão brasileiro recebem o nome de

Alternativas
Comentários
  • Direitos e Garantias Fundamentais.

  • Gabarito: letra A

    Os Direitos Fundamentais da Constituição Federal referem-se a um conjunto de dispositivos contidos na Magna Carta destinados a estabelecer direitos, garantias e deveres aos cidadãos, normatizando as noções básicas e centrais que regulamentam a vida social, política e jurídica dos cidadãos que vivem no país.

    Tais normas, que consubstanciam os direitos fundamentais e individuais, possuem eficácia e aplicabilidade imediata, conforme exposto no artigo 5°, §1ºda Constituição Federal, in verbis: “Art. 5º, § 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.” (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988)

    fonte https://jus.com.br/artigos/72567/os-direitos-fundamentais-no-ordenamento-juridico-brasileiro...

  • A questão demanda conhecimento sobre a terminologia utilizada para sistematizar as noções básicas e centrais que regulam a vida social, política e jurídica de todo cidadão brasileiro.


    Passemos às alternativas.


    A alternativa "A" está correta, pois os Direitos e Garantias Fundamentais são justamente a premissa básica de regulação à respeito das características mínimas exigíveis para que haja uma vida digna. São os valores de referência de uma nação que são deduzidos no seu texto constitucional. Frise-se que os Direitos e Garantias Fundamentais vêm dispostos no Título II da Constituição Federal, entre os artigos 5º ao 17, abarcando os direitos e deveres individuais e coletivos, os direitos sociais, os direitos sociais dos trabalhadores, os direitos de nacionalidade e os direitos políticos.


    A alternativa "B" está errada, pois os Direitos Sindicais Nacionais são uma espécie dos Direitos e Garantias Fundamentais. Trata-se do exercício desse referido direto na esfera de proteção laboral.


    A alternativa "C" está errada, pois os Direitos Humanos são trazidos em diplomas universais, ou seja, são os direitos tidos como fundamentais e essenciais na esfera mundial, não apenas dentro de um território. Geralmente são arrolados nas Convenções Internacionais.


    A alternativa "D" está errada, pois, os Direitos Administrativos também são uma espécie dos Direitos e Garantias Fundamentais. Trata-se do exercício desse referido direto na esfera de atuação pública e politica.


    Gabarito: letra "A".

  • (A)

    (A)Direitos e Garantias: são liberdades públicas de direitos humanos ou individuais que visam, num primeiro momento, a inibir o poder estatal no sentido de proteger os interesses do indivíduo, exonerando-o de seus deveres nesses campos.

    (B)Direito sindical: de acordo com Amauri Mascaro Nascimento, “o ramo do direito do trabalho que tem por objetivo o estudo das relações coletivas de trabalho, e estas são as relações jurídicas que têm como sujeitos grupos de pessoas e como objeto interesses coletivos”.

    (C)Direitos Humanos: São normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos.

    (D)Direito Administrativo: é o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e que abrange entes, órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública na consecução do interesse público.

  • GABARITO - A

    Pode ser que apareça em provas futuras:

    Direitos Humanos :  são aqueles ligados a liberdade e a igualdade que estão positivados no plano internacional.

    Direitos Fundamentais:  são os direitos humanos positivados na Constituição Federal .