SóProvas


ID
3878437
Banca
OBJETIVA
Órgão
FHSTE - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando-se a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Estudos demonstraram que pacientes abaixo do peso e com ingestão nutricional inadequada apresentam maior incidência de exacerbações da DPOC. A nutrição inadequada pode ser um fator modificável para risco de desfechos deletérios na DPOC. A intervenção nutricional melhora a sobrevida e a capacidade funcional.

( ) A DPOC caracteriza-se por um maior estado inflamatório, que resulta de inflamação aguda, podendo ser revertida com o tempo, das vias aéreas e mediadores de inflamação circulantes, que podem contribuir para a desnutrição.

( ) A combinação de suplementação nutricional e exercícios de baixa intensidade não apenas melhora o peso, o condicionamento físico e a qualidade de vida como também reduz significantemente os níveis de vários marcadores pró-inflamatórios.

Alternativas
Comentários
  •  

    (C) Estudos demonstraram que pacientes abaixo do peso e com ingestão nutricional inadequada apresentam maior incidência de exacerbações da DPOC. A nutrição inadequada pode ser um fator modificável para risco de desfechos deletérios na DPOC. A intervenção nutricional melhora a sobrevida e a capacidade funcional.

    (E) A DPOC caracteriza-se por um maior estado inflamatório, que resulta de inflamação aguda, podendo ser revertida com o tempo, das vias aéreas e mediadores de inflamação circulantes, que podem contribuir para a desnutrição.

    Na DPOC há um processo inflamatorio cronico.

    (C) A combinação de suplementação nutricional e exercícios de baixa intensidade não apenas melhora o peso, o condicionamento físico e a qualidade de vida como também reduz significantemente os níveis de vários marcadores pró-inflamatórios.

  • Complementando sobre a DPOC...

    A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracteriza-se por obstrução lenta e progressiva das vias respiratórias. A DPOC pode ser subdividida em duas categorias: enfisema (tipo I), que é caracterizado por alargamento e destruição anormal e permanente dos alvéolos; e bronquite crônica (tipo II), na qual há uma tosse produtiva com inflamação dos brônquios e outras alterações pulmonares.

  • A DPOC é caracterizada pela obstrução lenta e progressiva das vias aéreas, geralmente associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos.

    A DPOC em si não se caracteriza por um estado inflamatório como relatou o item II.

  • A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é causada por processo inflamatório crônico que limita o fluxo aéreo, sendo sua principal causa o tabagismo.