SóProvas


ID
3879370
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.

     Língua  é  produto  do  meio  social  e,  uma  vez  constituída,  tem  um  papel  ativo  no  processo  de  conhecimento e comportamento do homem. A língua não é  uma  nomenclatura,  que  se  sobrepõe  a  uma  realidade   pré‐categorizada, ela é que classifica a  realidade. Tomemos  um exemplo: em português, chama‐se de posse a investidura,  por  exemplo,  na  presidência  da  República;  em  inglês,  inauguration; em  francês, investiture. A palavra portuguesa  dá  ideia  de  assenhorear‐se  de  alguma  coisa,  de  domínio;  a  inglesa  indica  apenas  começo;  a  francesa  diz  respeito  ao  recebimento de uma função. Esses termos têm, sem dúvida,  relação com a maneira como concebemos o poder do Estado. 

     A  língua  desenvolve‐se  historicamente  e,  uma  vez  constituída, impõe aos falantes uma maneira de organizar o  mundo.  Quando  Wilhelm  von  Stock  traduzia  Antero  de  Quental para o alemão, escreveu ao poeta português sobre a  dificuldade  de  verter  para  o  alemão  o  soneto  Mors‐Amor,  porque as duas figuras alegóricas – o Amor e a Morte – têm  gêneros  diferentes  nas  duas  línguas  (o amor/ die  Liebe –  a  morte/der  Tod).  Responde  Antero  que  “esse  é  um  caso  interessante de influência da língua sobre a imaginação”, pois  representam a morte como mulher os falantes de uma língua  em que a palavra para designá‐la é feminina e como homem aqueles que falam um idioma em que o termo é masculino.

José Luiz Fiorin. Língua, discurso e política. In: Alea: Estudos   Neolatinos, v. 11, n.º 1, p. 148‐165, 2009. 

Assinale a alternativa que apresenta proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente para o seguinte período do texto: “A língua desenvolve‐se historicamente e, uma vez constituída, impõe aos falantes uma maneira de organizar o mundo.”

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra A?

  • Letícia, na letra "a" parece haver quebra no sentido, já que no enunciado há menção a que a língua, em geral, desenvolve-se historicamente. Já na letra "a", apenas seriam determinantes as línguas que se desenvolvem historicamente, e não todas as outras línguas. O "que" da letra "a", sem vírgula, limita o sentido. Entendi assim. Não entendi o erro da alternativa "c". Questão difícil, bem difícil. Concurso para professor de português.

  • Eu entendi que a letra "A" esta incompleta, pois a língua so pode se desenvolver e determinar "Apos constituída !!!

    Se estiver errado me corrijam !!

    Força a todos!!!!

  • Qual problema da B?