-
<6%.
-
Muita gente, assim como eu, deve ter errado porque sabíamos que a hemoglobina glicada deve ser medida na primeira consulta pré-natal; depois mensalmente, até que valores <6,5% sejam alcançados, quando então poderá ser avaliada a cada 2 ou 3 meses.
Mas eu acho que erramos porque esse valor tem que ser no começo. Trimestre é de 3 meses, então no segundo trimestre já teria 6 meses e no terceiro trimestre já teria 9!
Se no começo os valores precisam alcançar um número < (menor que) 6,5 (ou seja: 6,4; 6,3; 6,2; 6,1; 6,0) então lá para o segundo ou terceiro eles precisariam estar menores do que isso....
Sei lá, foi o raciocínio do momento
-
Gestantes com diabetes apresentam risco aumentado de aborto espontâneo e de malformação congênita fetal. A magnitude destes riscos depende, principalmente, do grau de controle do diabetes no período pré-con- cepcional e no 1o trimestre da gestação. A mulher com diabetes que pretende engravidar deve ser encorajada a atingir o melhor controle metabólico possível antes e durante a gestação. Os níveis de A1C recomendados para minimizar tais riscos também são os menores possíveis, não devendo, idealmente, ultrapassar 6% (se método certificado NGSP) ou o limite de 1% acima do valor normal do método.
Fonte: www.diabetes.org.br
Posicionamento Oficial SBD, SBPC-ML, SBEM e FENAD 2017/2018
-
Recomenda-se HbA1c < 6,5% antes da concepção, visando a menor risco de anomalias congênitas.
A HbA1c deve ser medida pelo menos uma vez a cada trimestre. Em estudos observacionais no primeiro trimestre de gestação, HbA1c < 6,5% foi associada a menores taxas de desfechos adversos fetais.29,35-37 No segundo e terceiro trimestres, HbA1c < 6% foi relacionada com menor risco de bebês grandes para a idade gestacional.
Para mulheres que desenvolveram DM na gestação, recomenda-se a monitorização da glicemia capilar quatro vezes ao dia: em jejum e após as três principais refeições.
SBD - 2020
https://www.instagram.com/welmer.danilo/
Abraços!!!