Surgida a partir de 1962 em função das finanças no mundo das organizações
e da adequação das estruturas convencionais a essas novas
circunstâncias, abordagem do desenvolvimento organizacional ou DO não teve apenas um autor, mas quem a iniciou foi
Leland Bradford e pode ser considerado um desdobramento da Teoria
comportamental em sentido à abordagem sistêmica.
Sua definição é de comportamentalismo característico que se refere à organização como um conjunto de atividades diferentes realizadas por pessoas diferentes que trabalham em prol da mesma. A tendência que se nota nas organizações bem sucedidas é de não mais administrar recursos humanos, nem pessoas, mas, sobretudo administrar com as pessoas, pois elas constituem um fator de competitividade para as organizações. E o RH, que envolve todos os processos de gestão de pessoas, deve estar totalmente comprometido em desenvolver e aplicar o seu capital intelectual como peça chave para na gestão estratégica do negócio.
Estudos sinalizam na teoria de diversos autores, interessados na pesquisa sobre o desenvolvimento do ser humano nas organizações, que o capital intelectual é algo imprescindível no desenvolvimento organizacional e que grande parte das vantagens das organizações deve-se ao grau de sucesso da administração das relações entre a organização e os colaboradores.
O Desenvolvimento organizacional é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa se adaptar melhor às novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão surgindo.
O Desenvolvimento Organizacional visa a clara percepção do que está ocorrendo nos ambientes interno e externo da organização, a análise e decisão do que precisa ser mudado e a intervenção necessária para provocar a mudança. Exige a participação ativa, aberta e não manipulada de todos os elementos que serão sujeitos ao seu processo e, mais do que tudo, um profundo respeito pela pessoa humana.
GABARITO: A
Definição de Silva (2008, p.365) para o conceito de Desenvolvi�mento Organizacional (DO): [...] processo sistemático, administrado e planejado de mudança de cultura, sistemas e com�portamentos de uma organização, a fim de melhorar a eficácia na solução dos problemas e no alcance dos objetivos organizacionais.
O desenvolvimento Organizacional lida muito com a questão da mudança. Existem vários treinamentos focados na mudança organizacional.
A professora Marina Becalli, sempre fala que quando o assunto é Desenvolvimento Organizacional, devemos ter em mente a palavra MUDANÇA.